O Trabalho em Rede: vantagens, oportunidades e constrangimentos







O Trabalho em Rede: vantagens, oportunidades e constrangimentos

 

OBJECTIVOS

Sensibilizar e capacitar os profissionais de intervenção social para as oportunidades e as vantagens do trabalho em rede, bem como refletir sobre os eventuais constrangimentos à sua operacionalização.

DESTINATÁROS

Profissionais da área social.

DINAMIZADORA Prof. José Manuel Henriques (ISCTE-IUL), Dra. Teresa Ramos (Rede Social de Cascais), Dra. Silvia Silva e Dra. Inês Vaz (Rede Social de Torres Vedras).

Prof. José Manuel Henriques (ISCTE-IUL)

Professor do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Departamento de Economia Política (aposentado). É investigador do centro de investigação Dinâmia-CET (ISCTE-IUL). Desenvolveu pesquisa em planeamento para o desenvolvimento, inovação social e resiliência territorial, e em novas formas de governança e avaliação realista, no quadro de programas europeus de natureza experimental (Pobreza III, Emprego & Adapt, Equal, etc.), programas nacionais (Iniciativa Bairros Críticos, Programa Rede Social, etc.), e organizações internacionais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) (Programa STEP, Projeto CIARIS, projeto BRIDGES) e a OCDE (Projeto IESED). Recentemente, tem vindo a desenvolver o programa de investigação Planning for Territorial Resilience and Social Innovation in Places (Programa innPlaces). Nesse contexto, desenvolve ação experimental na capacitação de organizações e de técnicos para a ‘animação territorial’ a partir da criação inicial da Academia para a Coesão nos Açores (ACA) pela Agência para a Coesão Territorial nos Açores (AGECTA) em que participou como cofundador.

Dra. Teresa Ramos (Rede Social de Cascais)

Teresa Ramos coordena a Divisão de Planeamento e Rede Social da Câmara Municipal de Cascais, com atuação ao nível do planeamento e gestão da Rede Social de Cascais. Na sua experiência de intervenção na autarquia de Cascais destaca a coordenação do Programa Especial de Realojamento, a implementação do Diagnóstico Social do concelho e a conceção e implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Social. É docente na Universidade Católica Portuguesa onde leciona cadeiras de desenvolvimento local, intervenção comunitária, planeamento e avaliação. Tem desenvolvido avaliação de programas de política pública de âmbito territorial, nomeadamente dos programas Iniciativa Bairros Críticos, Contratos Locais de Desenvolvimento Social, Bairros Intervenção Prioritária/ZIPP e Iniciativa EQUAL.É Assistente Social e mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento, pelo ISCTE-IUL.

Dra. Sílvia Silva (Rede Social Torres Vedras)

Atualmente coordena a Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras. Nesta divisão incluem-se as áreas da Governança, Saúde e Intervenção Social, Área Sénior, Área da Juventude e Área da Habitação. Exerceu funções como Técnica Superior no Município de Torres Vedras, desde 2007, onde tem vindo a desenvolver um percurso profissional no âmbito da - Gestão estratégica, planeamento, operacionalização, gestão de programas e projetos; -  Gestão de Impacto Social; - Coordenação e realização de Estudos; - Planeamento e Execução de Avaliações de Resultados e de Impacto; - Consultoria metodológica e operacional na elaboração de estudos e planos no âmbito das temáticas da Divisão de Desenvolvimento Social, de outras Divisões, e, em parceria com entidades externas; - Elaboração de candidaturas; - Organização, gestão e implementação de eventos; - Gestão e dinamização de parcerias locais, nacionais e internacionais. É licenciada em Sociologia e Planeamento, Mestre em Sociologia e Planeamento, Pós -Graduada em Análise de Dados em Ciências Sociais, e, Doutorada em Sociologia pelo Instituto superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE -IUL. Tem concretizado algumas especializações no âmbito da gestão de projetos, avaliação e gestão de impacto, promoção do desenvolvimento social, promoção da saúde, entre outras. Realizou várias publicações e comunicações científicas, no âmbito do seu percurso académico, a par do trabalho que tem vindo a desenvolver no município.

Dra. Inês Vaz (Rede Social Torres Vedras)

Psicóloga. Responsável pela Área de Governança, Saúde e Intervenção Social da Divisão de Desenvolvimento Social do Município e coordenadora técnica da Rede Social de Torres Vedras. Entre 2007 e 2019 exerceu funções na área de habitação da Câmara Municipal, gerindo a implementação de programas e atividades integradas nas Políticas Sociais de Habitação definidas pela autarquia, nas quais se inclui a gestão do parque habitacional municipal e o respetivo acompanhamento psicossocial dos moradores em habitação social, a construção e implementação do Programa de Apoio ao Arrendamento e a construção do Regulamento do 1.º Concurso Municipal para atribuição de habitações sociais. A partir de maio de 2019 passou a coordenar a Área de Governança, Saúde e Intervenção Social, destacando-se: a elaboração, implementação e avaliação de diversos documentos estratégicos, como o Plano Municipal para a Igualdade, sendo Conselheira Local para a Igualdade, o Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde do concelho, o Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas; o acompanhamento técnico da equipa no desenvolvimento de serviços e respostas nas áreas da deficiência, promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, voluntariado, apoio à inclusão da população migrante e com estatuto de refugiado; a colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil, quando solicitado apoio na prestação dos primeiros socorros psicológicos ou outra, em situações de necessária intervenção em crise.

DIAS 22 de junho

HORÁRIO 10:00-13:00

LOCAL Auditório do ISS, Rua Laura Alves nº 7, 1050-138 Lisboa,  e através da Plataforma Zoom.

INSCRIÇÕES GRATUITAS até 17 de junho e com indicação do formato (online ou presencial) para:

João Gomes / Técnico do Núcleo distrital de Lisboa da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza

lisboa@eapn.pt


 


Comentários