Participação e Empowerment das Pessoas com Doença Mental e seus familiares

 


Participação e Empowerment das Pessoas com Doença Mental e seus familiares

 No combate à pobreza e exclusão social é necessário uma implicação ativa de todos/as os/as cidadãos/ãs, pessoas em situação de pobreza e/ou exclusão social, técnicos/as e decisores políticos. Todos os/as que estão no terreno deverão trabalhar como parceiros/as, como verdadeiros/as atores de mudança da sociedade, com a participação das pessoas que vivem em situação de pobreza e exclusão social.

Ao promover a participação estamos igualmente a promover a sua autonomia, a sua capacitação e a sua emancipação enquanto pessoas e cidadãos/ãs. Este princípio é essencial para obter medidas e políticas sociais que vão de encontro às reais necessidades existentes e que tenham um impacto efetivo na luta contra a pobreza e a exclusão social. Neste sentido, a participação dos/as cidadãos/ãs em situação de vulnerabilidade social deve ser incorporada nas organizações sociais, pois esta assume-se como uma mais-valia nas suas práticas de intervenção.

 

OFICINA

 

16 setembro |Oficina online |“Participação e Empowerment das Pessoas com Doença Mental e seus familiares”

OBJETIVOS

- Promover formação para modelos de intervenção baseados em participação, colaboração, empoderamento e advocacy;

- Contribuir para a capacitação de organizações sociais e/ou projetos de intervenção da área social, educação e saúde;

- Proporcionar o contato direto com pessoas com experiência de doença mental para sensibilizar para a diversidade humana.

 

FORMATO/METODOLOGIA

Oficinas em formato on-line, através da Plataforma Zoom, com a duração de 3horas, tendo por base a apresentação/reflexão de casos práticos.

DESTINATÁRIOS

Profissionais da área social, educação e saúde que intervenham em organizações sociais e/ou projetos de intervenção.

TEMÁTICAS E CONTEÚDOS

 

Conteúdos abordar:

- Processos participativos e colaborativos entre profissionais e pessoas com experiência de doença mental e as suas famílias;

- Processos promotores de empoderamento nas práticas de intervenção: promoção da reflexão crítica, da tomada de decisão, do poder de escolha, da participação na vida pessoal, organizacional, social e política;

- O papel de advocacy para os profissionais: processo de apoio e capacitação para que as pessoas com experiência de doença mental possam ter acesso a informação útil para a resolução dos seus problemas, defender e promover os seus direitos e deveres;

- Partilha de narrativas e testemunhos de pessoas com experiência de doença mental

- Perguntas e respostas

 

Dinamização:

Beatrice Sacchetto tem Doutoramento em Psicologia (especialização Psicologia Comunitária) realizado no ISPA-Instituto Universitário. É psicóloga (membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses) e investigadora na unidade de investigação APPsyCI do ISPA-IU. As suas áreas de investigação e intervenção são as respostas de saúde mental para a promoção de capacidades e empoderamento, os processos colaborativos, as iniciativas de autorrepresentação e advocacy na saúde mental. Atualmente é coordenadora do centro comunitário da AEIPS, uma IPSS que tem por o objetivo promover o recovery e a integração comunitária das pessoas com problemas de saúde mental. Recentemente colaborou na coordenação de um projeto financiado pelo EEA Grants para promover as capacidades de liderança e empoderamento das pessoas com experiência de doença mental.

 

INSCRIÇÕES

Inscrição gratuita mas obrigatória até dia 13 setembro  aqui:

https://forms.gle/DsD1YTsFfmufHbVA8

Após a data limite de inscrição será enviado e-mail de confirmação.

Os participantes da Oficina irão receber um Certificado de Participação via e-mail.

ORGANIZAÇÃO

Esta atividade é promovida pelo Núcleo do Porto da EAPN Portugal.

porto@eapn.pt

Rua Pereira Reis 91, R/C

4200-447 Porto

Tele.: 967 084 611/932 828 465

www.eapn.pt


Comentários