ESTRATÉGIAS MUSICAIS NA INTERVENÇÃO SOCIAL

 

ESTRATÉGIAS MUSICAIS NA INTERVENÇÃO SOCIAL

Os profissionais das organizações sociais deparam-se quotidianamente com o desafio da inovação que exige uma superação constante, principalmente quando trabalham diariamente com o mesmo grupo de utentes. Motivar, ativar ou acalmar, estimular, capacitar, animar ou mobilizar pessoas e grupos requer um número sempre crescente de ferramentas e técnicas de intervenção, e por vezes até a criatividade mais robusta parece precisar de inspiração. A música é por natureza uma fonte de inspiração e é em si uma ferramenta muito poderosa para ajudar a alcançar muitos desses objetivos, ativando a mente e o corpo, desencadeando memórias e promovendo o movimento, a saúde mental e o bem-estar. Esta oficina de prática e conhecimento visa reflectir sobre o papel da música na participação social, na estimulação cognitiva e multi-sensorial, na promoção da criatividade e animação sociocultural no contexto das diferentes organizações sociais ou educativas.

 

Objetivos

Esta oficina aborda o uso de estratégias musicais na intervenção social e na procura de respostas/soluções criativas para as necessidades e/ou problemas com que as pessoas e comunidades se deparam.

Em particular, pretende-se reconhecer diferentes níveis de participação musical, utilizar a música ao serviço dos objetivos da organização, desenvolver a criatividade e facilitar a expressão pela música, utilizar ferramentas e técnicas musicais e conhecer o Método Ronnie Gardiner de estimulação através da música e do ritmo.

Convidam-se todos os profissionais, quer os que se encontram na prática direta, quer os profissionais que têm a seu cargo o desenho e gestão de programas de intervenção a participar nesta Oficina e a refletir de forma descontraída, mas séria, sobre criatividade na intervenção social.

 

Programa

1.Metodologias participativas de animação de grupos

2.Os diferentes papéis desempenhados pela música

3.Expressão pela música

4.Dinamização de atividades musicais

5.Estimulação multi sensorial através da música

 

Metodologias

Métodos ativos, com exercícios práticos individuais e em grupo, por forma a promover a participação e o envolvimento dos participantes.

Destinatários

Profissionais da área social, educação e saúde que intervenham em organizações sociais e/ou projetos de intervenção.

Dinamizadora

Sara Figueiredo | saraafigueiredo@gmail.com Licenciada em Ciências da Educação pela FPCE-UC (2005), estudou no Conservatório de Música de Coimbra, teve aulas de Canto Jazz e de Harmonia. Na área da música frequentou o curso de Animadores Musicais da Casa da Música, o Curso de Pedagogia Musical de Jos Wuytack e é, desde 2017, terapeuta certificada no Método Ronnie Gardiner de neuro-estimulação através da música. Desenvolve programas de expressão musical em escolas e Jardins de Infância desde 2007, tendo integrado projetos de música para bebés e pais/famílias com o Gira Sol Azul, a Casa da Música, Nuvem e Frenesim. Coordenou o projeto TEMPO XL de 2011 a 2017, dinamizando concertos intergeracionais e sessões regulares em Residências Geriátricas/Unidades de apoio a idosos. É mestranda de musicoterapia e dirige atualmente o coro As Vozes d’Afasia no Instituto Português de Afasia. Dá voz ao projeto musical "Tocar o Chão” com Carlos Peninha.

 

Data

 14 de setembro de 2022

 

Duração

Duas oficinas de 3h cada

 

Horário

10h00 - 13h00

14h00 - 17h00

 

Local

EMERGENTE – Centro Cultural (Sala Polivalente) Alameda Dr. Miranda da Rocha, 4630-200 Marco de Canaveses

Condições de Participação

Preço: Gratuito

Inscrições: Preenchimento da Ficha de Inscrição:  https://forms.gle/FAhhLiqTAcec7cG59

Limite Participantes: 25

Data limite de inscrição: 2 de setembro de 2022

 

+ inf.:

Núcleo Distrital do Porto da EAPN Portugal

porto@eapn.pt

Tele.: 932 828 465



Comentários