Ferramentas de Intervenção na Demência: conceitos, estratégias e práticas | inscrições abertas


 

Ferramentas de Intervenção na Demência: conceitos, estratégias e práticas

Intervir na Demência implica conhecer os seus principais sintomas comportamentais e psicológicos bem como estratégias práticas para atuar/intervir perante a sua manifestação. Estratégias estas que visam a promoção do bem-estar e inclusão da pessoa com demência, com vista à abordagem centrada na pessoa. Parte-se do (re)conhecimento de algumas terapias não farmacológicas adequadas a esta população-alvo, bem como aos seus cuidadores informais. Apresentação de aspectos a considerar na preparação de candidaturas a projetos/programas de intervenção na área da demência.

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


1.    Revisão de conceitos: definição de demência e défice cognitivo ligeiro, sintomas comportamentais e psicológicos da demência, principais tipos de demência.

2.    Estratégias de comunicação com a pessoa com demência (atuação em situações de crise).

3.    Desmistificar a demência (apresentação de atividades de vida diária que poderão ou não ser realizadas por uma pessoa com diagnóstico de demência).

4.    Importância de intervir com as pessoas com demência: dicas e estratégias (contexto domiciliar e institucional).

5.    Intervir na demência (conhecimentos, experiências, dúvidas).

6.    Adaptação da intervenção no contexto de trabalho a diferentes tipologias de demência.

7.    Construção do PI do idoso – estratégias para promover o bem-estar e inclusão da pessoa com demência (diagnóstico, terapêutica farmacológica, avaliações).

8.    Abordagem centrada na pessoa com demência (análise SWOT)

9.    Intervir na demência (terapias não farmacológicas): exercício físico, dança, treino de atividades de vida diária, terapia assistida por animais, estimulação cognitiva, terapia de reminiscência, terapia de validação, terapia de orientação para a realidade, estimulação multissensorial (snoezlen, musicoterapia) e outras (horta, pintura, alterações ambientais).

10. Ferramentas e materiais: Humanamente, CogWeb, Actif, Hopening dementia, Paro robot terapeutic, avental ou cachecol sensorial, entre outras.

11. Aplicabilidade das intervenções nos contextos de atuação dos/as formandos/as

12. Cuidadores/as: impacto da tarefa de cuidar; importância do autocuidado; intervenções orientadas para o/a cuidador/a (abordagem psicossocial junto dos cuidadores informais/família da pessoa com demência)

13. Estudo de caso: Criação de programas de intervenção na demência (ex.: estruturação de um programa de intervenção - objetivo, duração, avaliação do efeito e da qualidade da intervenção, custo/eficácia, reprodutibilidade); Entidades financiadoras (LaCaixa, BPI Seniores, Portugal Inovação Social, Mais Ajuda); Preparação de candidaturas (datas, intervenientes, responsáveis,..)


 

OBJETIVO GERAL                                                       

Identificar e aplicar estratégias de intervenção com a pessoa com demência, partindo das ferramentas existentes.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Distinguir demência de défice cognitivo ligeiro e identificar sintomas psicológicos e comportamentais da demência;

- Identificar estratégias de intervenção na demência na promoção do bem-estar e inclusão no plano de cuidados individual;

- Identificar potenciais terapias não farmacológicas a implementar no contexto de trabalho;

- Conhecer principais consequências associadas à tarefa de cuidar e intervenções orientadas para o cuidador informal.

- Aprender a estruturar um programa de intervenção para a população com demência.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Métodos ativos: dinâmicas de grupo, interrogativos e expositivo a partir de role-play, brainstorming, jogo, estudos de casos. Avaliação diagnóstica, continua, formativa e sumativa.


DATAS

18, 23 e 26 de maio 2022

 

HORÁRIO

9.00h – 13.00h

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Flávia Machado

Licenciada em Gerontologia pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e

Mestre em Atividade Física para a Terceira Idade pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Estudante de doutoramento em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Desde 2016 que colabora na implementação do programa de exercício físico comunitário “Mais Ativos Mais Vividos” destinado à população adulta mais velha da área metropolitana do Porto. Em particular, desde 2017, colabora numa extensão desde projeto dedicada à população com diagnóstico de demência e seus cuidadores.

 

 

INSCRIÇÃO Associados/as EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

 

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as Superiores, Coordenadores/as de Equipas de projetos, protocolos, Diretores/as Técnicos/as e de Serviços e Dirigentes de Organizações Sociais e/ou Entidades Públicas e Privadas. Pessoas com formação superior e com interesse pela área das demências.

 

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Entidades do distrito de Vila Real| Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo

 

Após confirmação da sua inscrição (11 de maio), o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo identificado ou nota de encomenda / requisição) no prazo estipulado até 16 de maio (16h).

 

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 11 de maio para:

 

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Vila Real

Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B

5000-260 Vila Real

Telemóvel: 967084646| vilareal@eapn.pt

 

 

 

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