Educação Parental no Contexto Escolar – Intervenção Familiar na Parentalidade Promoção da Parentalidade Positiva
Educação Parental no
Contexto Escolar – Intervenção Familiar na Parentalidade Promoção da Parentalidade
Positiva
O tema da parentalidade
tem assumido uma importância crescente nas áreas da educação e saúde. De forma
geral, intervenções na parentalidade correspondem a formatos que têm como foco
central a parentalidade, oferecendo um conjunto estruturado de ferramentas e
reflexões, com o propósito de influenciar os comportamentos dos pais no
exercício da sua parentalidade. O objetivo principal é sempre a promoção de um
desenvolvimento positivo junto da criança, capacitando os pais para uma
prestação de cuidados sensível e responsiva, capaz de potenciar o
desenvolvimento infantil ótimo (National Center for Parent, Family and
Community Engagement, 2015).
Muitos estudos têm
demonstrado a eficácia de intervenções na área da parentalidade, com evidência
relativa à alteração das práticas parentais, com um au¬mento do sentido de
competência parental e uma diminuição do stress experienciado, mas também com
evidência relativa ao funcionamento socioemocional das crianças, com a
diminuição de problemas de comportamento e o aumento de comportamentos
pró-sociais. É ainda evidente que a intervenção na parentalidade emerge como
medida preventiva para os problemas de saúde física e mental com benefícios
financeiros comparativamente com outro tipo de intervenções mais tardias. No
contexto escolar, a intervenção familiar no âmbito da Parentalidade tem
emergido como uma necessidade crescente face, por exemplo, a dificuldades
parentais identificadas no exercício do seu papel parental, na promoção de uma
disciplina positiva na sala de aula, face a problemas de comportamento e
relacionamento interpessoal, bem
como perante défice nas competências socioemocionais das
crianças e jovens com impacto significativo no seu percurso escolar e sucesso
educativo.
Pretende-se assim que esta ação de formação forneça conhecimentos básicos sobre a Parentalidade Positiva como estratégia de intervenção familiar, de preferência a nível preventivo, a implementar nas escolas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1. INTRODUÇÃO
PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PARENTAL EM PORTUGAL
Módulo 3. ESTILOS PARENTAIS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS POSITIVAS ·
Estilos Parentais (conceito e tipologias) ·
Estilos parentais e efeitos no comportamento das crianças ·
Competências e Estratégias do Educador e Benefícios para a Criança ·
Estratégias educativas promotoras de uma Parentalidade Positiva -
Relação Pais-Filhos (Vinculação) -
Comunicação Positiva (CNV) -
Regras e limites -
Elogios e Consequências -
Autonomia vs. Responsabilidade -
Mudança e monitorização de comportamentos -
Competências socioemocionais Módulo 4. INTERVENÇÃO FAMILIAR NA PARENTALIDADE – Da Teoria à Prática -
Análise e reflexão de casos práticos no contexto escolar -
Definição de um Plano Individual de Intervenção Familiar no âmbito
da Parentalidade -
Elaboração de um programa/ sessões tipo de
educação parental |
OBJETIVOS GERAIS
·
Reconhecer a Educação Parental como medida de
promoção da parentalidade positiva; ·
Conhecer os diferentes programas/modalidades de
intervenção em Educação Parental; ·
Distinguir estilos parentais e implementar
estratégias educativas promotoras da Parentalidade Positiva |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Conhecer a importância da Educação Parental; ·
Distinguir Parentalidade Positiva de Parentalidade
Consciente e os seus princípios base; ·
Identificar os diferentes estilos parentais e práticas
educativas. ·
Conhecer os principais programas de educação
parental baseados em evidência e outros implementados em Portugal; ·
Saber quais os objetivos e temáticas fulcrais na
intervenção familiar no âmbito da Parentalidade Positiva; ·
Ser capaz de elaborar um Programa de Educação
Parental no contexto escolar ou um Plano Individual de Intervenção Familiar
no âmbito da Parentalidade. |
METODOLOGIAS DE
FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Os conteúdos da formação serão transmitidos
utilizando o método expositivo (apresentação do programa e conteúdos em
PowerPoint), método interrogativo (questionário de diagnóstico inicial) e ativo
(realização de trabalhos de grupo: discussão, debate, análise e reflexão de
casos práticos).
Critérios de Avaliação: Pontualidade, assiduidade,
participação ativa, reflexão crítica construtiva, realização de trabalhos
individuais e em grupo.
DATAS 03, 10, 17, 24
Setembro 01, 08 Outubro 2022 (sábados) HORÁRIO 10h – 13h DURAÇÃO 18h LOCAL Plataforma Zoom FORMADORA Ilda Reis Licenciada em
Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Doutoranda em
Psicologia Clínica – Psicologia da Família e Intervenção Familiar, Programa
Interuniversitário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da
Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Mestre em
Mediação e Interculturalidade, com o tema de dissertação “Intervenção Social
com Famílias Multiproblemáticas - Diálogos entre a Sistémica e Mediação” pela
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do
Porto. Terapeuta
Familiar e Interventora Sistémica, sócia efetiva da Sociedade Portuguesa de
Terapia Familiar, Delegação do Norte – Porto. Mediadora de
Conflitos (curso reconhecido pelo Ministério da Justiça) pela Faculdade de
Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto,
mediadora associada da FMC (associada n.º 99). Pós-Graduada em
Aconselhamento e Intervenção Psicossocial, pelo Instituto Superior Miguel
Torga de Coimbra. Pós-Graduada em
Saúde e Intervenção Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de
Lisboa. Técnica de Apoio
à Vítima, profissional certificada pela UMAR; Formadora
Certificada pelo Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua de
Professores nas áreas: Relações entre Educação e Sociedade (D105), Mediação
de Conflitos e Mediação Escolar (A19) Desenvolve a sua
atividade profissional, especificamente no âmbito da intervenção sistémica
com famílias, contando com mais de 19 anos de experiência profissional na
área da intervenção social e nos diversos contextos: saúde, ação social,
instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco, CPCJ e
educação/contexto escolar. Faz parte da
equipa de Terapeutas Familiares da Unidade de Intervenção Sistémica da Escola
Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC),
intervindo em casos de terapia familiar, terapia de casal e terapia
individual. Em 2020, cria o
Projeto “Educar Hoje – Um Desafio Constante”, no âmbito da Educação Parental,
Serviço Social Clínico e Terapia Familiar. |
Associados/as da EAPN Portugal: 45€ | Não associados/as: 75€ PÚBLICO-ALVO Esta ação de formação
destina-se a Assistentes Sociais, Educadores Sociais, Professores e
Educadores de Infância, Psicólogos, e outros profissionais que desenvolvam a
sua intervenção junto de famílias. Estudantes das referidas áreas. ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social
e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de actualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
à distância CRITÉRIOS DE
SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem
de recepção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da acção e aproveitamento
no final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição online As inscrições são limitadas a 20
formandas/os e devem ser realizadas até 15 Agosto 2022. Formulário de inscrição:
Nota: Copie e cole o link directamente no browser caso tenha dificuldade de
aceder ao formulário Após a confirmação da sua
inscrição e da efectiva realização da acção de formação, o pagamento deve ser
efectuado, por
transferência bancária, e o
comprovativo de pagamento enviado até 15 Agosto 2022 para: |
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