Educação Parental no Contexto Escolar – Intervenção Familiar na Parentalidade Promoção da Parentalidade Positiva

 

Educação Parental no Contexto Escolar – Intervenção Familiar na Parentalidade Promoção da Parentalidade Positiva
 

O tema da parentalidade tem assumido uma importância crescente nas áreas da educação e saúde. De forma geral, intervenções na parentalidade correspondem a formatos que têm como foco central a parentalidade, oferecendo um conjunto estruturado de ferramentas e reflexões, com o propósito de influenciar os comportamentos dos pais no exercício da sua parentalidade. O objetivo principal é sempre a promoção de um desenvolvimento positivo junto da criança, capacitando os pais para uma prestação de cuidados sensível e responsiva, capaz de potenciar o desenvolvimento infantil ótimo (National Center for Parent, Family and Community Engagement, 2015).

Muitos estudos têm demonstrado a eficácia de intervenções na área da parentalidade, com evidência relativa à alteração das práticas parentais, com um au¬mento do sentido de competência parental e uma diminuição do stress experienciado, mas também com evidência relativa ao funcionamento socioemocional das crianças, com a diminuição de problemas de comportamento e o aumento de comportamentos pró-sociais. É ainda evidente que a intervenção na parentalidade emerge como medida preventiva para os problemas de saúde física e mental com benefícios financeiros comparativamente com outro tipo de intervenções mais tardias. No contexto escolar, a intervenção familiar no âmbito da Parentalidade tem emergido como uma necessidade crescente face, por exemplo, a dificuldades parentais identificadas no exercício do seu papel parental, na promoção de uma disciplina positiva na sala de aula, face a problemas de comportamento e relacionamento interpessoal, bem

como perante  défice nas competências socioemocionais das crianças e jovens com impacto significativo no seu percurso escolar e sucesso educativo.

Pretende-se assim que esta ação de formação forneça  conhecimentos básicos sobre a Parentalidade Positiva como estratégia de intervenção familiar, de preferência a nível preventivo,  a implementar nas escolas.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo 1.

INTRODUÇÃO

  • Família e Parentalidade
  • Parentalidade Positiva – conceito e princípios básicos.
  • Parentalidade Positiva vs Parentalidade Consciente
  • Educação Parental – Conceitos, Enquadramento Jurídico em Portugal

 

Módulo 2.

PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PARENTAL EM PORTUGAL

  • Principais Programas de Educação Parental baseados em evidência
  • Outros Programas Parentais implementados em Portugal
  • Instrumentos de avaliação de competências parentais

 

Módulo 3.

ESTILOS PARENTAIS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS POSITIVAS

·         Estilos Parentais (conceito e tipologias)

·         Estilos parentais e efeitos no comportamento das crianças

·         Competências e Estratégias do Educador e Benefícios para a Criança

·         Estratégias educativas promotoras de uma Parentalidade Positiva

-       Relação Pais-Filhos (Vinculação)

-       Comunicação Positiva (CNV)

-       Regras e limites

-       Elogios e Consequências

-       Autonomia vs. Responsabilidade

-       Mudança e monitorização de comportamentos

-       Competências socioemocionais

 

Módulo 4.

INTERVENÇÃO FAMILIAR NA PARENTALIDADE – Da Teoria à Prática

-       Análise e reflexão de casos práticos no contexto escolar

-       Definição de um Plano Individual de Intervenção Familiar no âmbito da Parentalidade

-       Elaboração de um programa/ sessões tipo de educação parental

 

OBJETIVOS GERAIS

·         Reconhecer a Educação Parental como medida de promoção da parentalidade positiva;

·         Conhecer os diferentes programas/modalidades de intervenção em Educação Parental;

·         Distinguir estilos parentais e implementar estratégias educativas promotoras da Parentalidade Positiva

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Conhecer a importância da Educação Parental;

·         Distinguir Parentalidade Positiva de Parentalidade Consciente e os seus princípios base;

·         Identificar os diferentes estilos parentais e práticas educativas.

·         Conhecer os principais programas de educação parental baseados em evidência e outros implementados em Portugal;

·         Saber quais os objetivos e temáticas fulcrais na intervenção familiar no âmbito da Parentalidade Positiva;

·         Ser capaz de elaborar um Programa de Educação Parental no contexto escolar ou um Plano Individual de Intervenção Familiar no âmbito da Parentalidade.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Os conteúdos da formação serão transmitidos utilizando o método expositivo (apresentação do programa e conteúdos em PowerPoint), método interrogativo (questionário de diagnóstico inicial) e ativo (realização de trabalhos de grupo: discussão, debate, análise e reflexão de casos práticos).

Critérios de Avaliação: Pontualidade, assiduidade, participação ativa, reflexão crítica construtiva, realização de trabalhos individuais e em grupo.

          

 

DATAS

03, 10, 17, 24 Setembro

01, 08 Outubro 2022

(sábados)

HORÁRIO

10h – 13h

 

DURAÇÃO

18h

LOCAL

Plataforma Zoom

FORMADORA

Ilda Reis

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

Doutoranda em Psicologia Clínica – Psicologia da Família e Intervenção Familiar, Programa Interuniversitário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Mestre em Mediação e Interculturalidade, com o tema de dissertação “Intervenção Social com Famílias Multiproblemáticas - Diálogos entre a Sistémica e Mediação” pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto.

Terapeuta Familiar e Interventora Sistémica, sócia efetiva da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Delegação do Norte – Porto.

Mediadora de Conflitos (curso reconhecido pelo Ministério da Justiça) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto, mediadora associada da FMC (associada n.º 99).

Pós-Graduada em Aconselhamento e Intervenção Psicossocial, pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra.

Pós-Graduada em Saúde e Intervenção Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.

Técnica de Apoio à Vítima, profissional certificada pela UMAR;

Formadora Certificada pelo Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua de Professores nas áreas: Relações entre Educação e Sociedade (D105), Mediação de Conflitos e Mediação Escolar (A19)

Desenvolve a sua atividade profissional, especificamente no âmbito da intervenção sistémica com famílias, contando com mais de 19 anos de experiência profissional na área da intervenção social e nos diversos contextos: saúde, ação social, instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco, CPCJ e educação/contexto escolar.

Faz parte da equipa de Terapeutas Familiares da Unidade de Intervenção Sistémica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), intervindo em casos de terapia familiar, terapia de casal e terapia individual.

Em 2020, cria o Projeto “Educar Hoje – Um Desafio Constante”, no âmbito da Educação Parental, Serviço Social Clínico e Terapia Familiar.

INSCRIÇÃO

Associados/as da EAPN Portugal: 45€ | Não associados/as: 75€


PÚBLICO-ALVO

Esta ação de formação destina-se a Assistentes Sociais, Educadores Sociais, Professores e Educadores de Infância, Psicólogos, e outros profissionais que desenvolvam a sua intervenção junto de famílias. Estudantes das referidas áreas.


ÁREA DE FORMAÇÃO

762 – Trabalho Social e Orientação


MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Formação contínua de actualização


FORMA DE ORGANIZAÇÃO

Formação à distância


CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de recepção da inscrição


CERTIFICADO DE FORMAÇÃO

Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da acção e aproveitamento no final da formação


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Ficha de Inscrição online

As inscrições são limitadas a 20 formandas/os e devem ser realizadas até 15 Agosto 2022.

 

Formulário de inscrição:

          https://docs.google.com/forms/d/1I61ysj10y18Lstogj_9JNhK-3xMpalIFO7sXJH1NTk0/edit

 

 


Nota: Copie e cole o link directamente no browser caso tenha dificuldade de aceder ao formulário

 

Após a confirmação da sua inscrição e da efectiva realização da acção de formação, o pagamento deve ser efectuado, por transferência bancária, e o comprovativo de pagamento enviado até 15 Agosto 2022 para:

vianadocastelo@eapn.pt

 

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