Comunicação com os media: para uma articulação eficaz em situações sociais mediáticas
O jornalismo tem um papel importante na construção da realidade e
é, simultaneamente, uma das portas de acesso ao mundo. Os media
tradicionais sofreram a inevitável reconversão com o aparecimento e crescimento
da internet e, atualmente, verifica-se uma significativa mudança no perfil de
consumo de informação, sobretudo entre a população mais jovem, nativos digitais
e principais utilizadores das redes sociais. Entre outras consequências deste tsunami
informativo, as fake news são uma das faces mais expressivas dos
novos tempos. Neste contexto, cada vez mais as instituições necessitam de
conhecer as rotinas produtivas dos media, nomeadamente, do jornalismo e
as implicações do imediatismo, da “tirania do tempo” e do recurso a fontes
(credíveis) de informação, por forma a conseguirem, adequadamente, colocar as
suas temáticas na agenda dos meios de comunicação social. Por outro lado, as
instituições que lidam com públicos mais vulneráveis devem expandir a sua
literacia mediática, por forma a poderem refletir sobre a forma como educamos
aqueles que compõem a sociedade, em particular os mais jovens, acerca do papel
dos media numa perspetiva global impulsionada pelas redes sociais e pela
Internet.
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CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS |
1.
O modelo base de comunicação e a
importância do feedback
2.
Como convencer os media? Os
valores-notícia e os critérios de noticiabilidade
3.
O acontecimento, a atualidade “programada”
e as notícias de agenda (como os media constroem a agenda do público)
4.
Desinformação, fake news e a
relação jornalista/fontes de informação
5.
Educação para os media e literacia
mediática
6.
O direito de informação e da liberdade de expressão,
garantindo o direito à imagem e o direito de resposta
7.
A opinião pública e a Espiral do
silêncio.
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OBJETIVO
GERAL
Conhecer o funcionamento dos media e
refletir sobre o seu papel/influência na sociedade contemporânea.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer a rotinas produtiva dos media
tradicionais (imprensa, rádio e televisão), explorando os ganchos
mediáticos através da análise à importância dos critérios de noticiabilidade.
- Apreender estratégias de convencimento
dos media, que podem ir além das hard news e do impacto pela
negativa.
- Reconhecer ferramentas e estratégias
para o combate à desinformação e às fake news.
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METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos
ativos; interrogativos e expositivos. Avaliação contínua através da realização
de exercícios. Critérios de avaliação:
assiduidade/pontualidade, motivação, iniciativa, participação, espírito
crítico, domínio de aprendizagens.
DATA 2
e 6 de junho HORÁRIO 10.00
– 13.00h DURAÇÃO 6h LOCAL
Plataforma Zoom FORMADOR Miguel Midões Jornalista
na TSF e docente na Escola Superior de Educação de Viseu e na Faculdade de
Letras da Universidade de Coimbra. Formador de jornalismo e literacia
mediática. |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 15€ | Não associados/as:
25€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as,
Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de
Organizações Sociais e/ou Entidades Públicas e Privadas e Sociedade Civil em
geral ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade
a associados da
EAPN Portugal | Entidades e Instituições do Distrito de Coimbra e Guarda|
Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em www.eapn.pt Após confirmação da sua
inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária
(mediante envio do respetivo comprovativo). Posteriormente, será enviado o
link de acesso à formação. As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas
até ao próximo dia 30
de maio para: EAPN Portugal / Núcleo
Distrital de Coimbra EAPN Portugal / Núcleo
Distrital da Guarda Telefone: 96708567| guarda@eapn.pt |
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