Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas com Crianças
e Jovens
Os conflitos, quer seja em contexto institucional-
de acolhimento, na escola ou outro merecem ser olhados de uma forma educada e
educadora, com vista não apenas à sua gestão e resolução, mas também à sua
utilização como meio de aprendizagem de competências de resolução de problemas
e de exercício de uma cidadania reflexiva e responsável. Consequentemente,
a introdução de práticas restaurativas para lidar com comportamentos
disruptivos, infrações disciplinares e até infrações mais graves, que ocorrem
dentro do contexto institucional ou escolar ou com os seus membros, torna-se na
sociedade de hoje uma necessidade cada vez mais premente. Se quisermos pensar
numa instituição ou escola inclusiva, tolerante com as diferenças, responsável
pela resolução dos seus problemas, promotora de uma cidadania ativa, é urgente
introduzir no seu seio meios de gestão e resolução de problemas que humanizem
as pessoas e as cuidem, sem deixar de promover a defesa dos valores da
comunidade e da reparação efetiva dos danos. Neste contexto, juntamos à
proposta de mediação entre pares, a introdução dos métodos de conversas em círculo
e práticas restaurativas.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1.
Compreender o
conflito: O conflito é normal, a violência é um problema. Da tolerância zero aos métodos participativos de
resolução de conflitos.
2.
Perspetiva narrativa.
3.
Perspetiva restaurativa e práticas restaurativas.
4.
Continuum de
resolução de conflitos em contexto institucional, de acolhimento, escolar ou
outro: Conversas restaurativas; Mediação; Mediação entre
pares; Conversas
em círculo; Conferências
restaurativas.
5.
Práticas
restaurativas e Bullying.
6.
Introdução da
Mediação e das práticas restaurativas em contexto escolar e institucional.
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OBJETIVOS
- Conhecer a mediação de conflitos e as práticas
restaurativas como estratégias/processos de gestão e resolução de conflitos com
crianças e jovens;
- Identificar
quando cada uma das metodologias é a forma de intervenção adequada;
- Aplicar
cada uma das metodologias/processos e suas técnicas em casos concretos.
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos ativos;
interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de
exercícios / estudos de caso. |
DATAS 4,
5, 10 e 12 de maio de 2022 HORÁRIO 10h00
– 13h00 DURAÇÃO 12h LOCAL
Plataforma
Zoom FORMADORA Isabel
Oliveira Licenciada em Direito pela
Universidade de Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de
Mediação Escolar (2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral
(2007); Mediação Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL
– Programação Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação
Neurolinguística (2010); Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012
e 2015) e em
Círculos Restaurativos (com Brian Steels). |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não associados/as:
50€ PÚBLICO-ALVO Técnicos e
dirigentes de organizações públicas e privadas que
trabalhem (ou pretendam trabalhar) na promoção dos direitos das crianças e
jovens, e
todos/as os/as interessados no tema. ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade
às Entidades do
distrito de Bragança | Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E
INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição
em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada Após
confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência
bancária (mediante envio do respetivo comprovativo). As inscrições são
limitadas a 20
participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 27 de abril para: EAPN Portugal / Núcleo
Distrital de Bragança Rotunda de Vale D’
Álvaro, n.º 2, r/c Dtº. | 5300 – 274 Bragança Telefone: 967084273| braganca@eapn.pt |
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