Intervenção Familiar Sistémica no Contexto Escolar: A Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a Intervenção
Intervenção Familiar
Sistémica no Contexto Escolar: A Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a
Intervenção
O paradigma sistémico permite compreender o funcionamento
relacional dos sistemas humanos, tanto no que respeita ao indivíduo, como a
sistemas de complexidade superior, tais como a família ou a escola. Esta forma
de pensamento analisa os sistemas de acordo com uma perspetiva de complexidade,
requerendo um olhar para além do indivíduo isoladamente, ou seja, atendendo
também ao seu contexto e às dinâmicas relacionais estabelecidas. Para além
desta dimensão explicativa, a perspetiva sistémica contempla modelos de
intervenção eficazes, através de técnicas de ativação das competências dos
próprios sistemas. Esta ação de formação pretende dar a conhecer e compreender
os fundamentos da abordagem sistémica na análise e compreensão dos problemas
identificados no contexto escolar, nomeadamente: a indisciplina, o insucesso
escolar, as famílias multiproblemáticas e maus-tratos na infância. Sendo estes
problemas multifatoriais exigem uma intervenção especializada, integrada e
sistémica, nos vários níveis de intervenção, centrada nas competências do aluno
e da família. Apresenta-se assim o Modelo Sistémico, Colaborativo e de
Intervenção em Rede, dotando os profissionais que trabalham com as famílias de
estratégias e instrumentos específicos de avaliação e intervenção familiar no
contexto escolar e comunitário.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo
1. INTRODUÇÃO
1.1. Problemáticas identificadas no contexto
escolar: indisciplina e violência na escola, insucesso
escolar, famílias multiproblemáticas e multiassistidas, recursos insuficientes.
1.2. O papel do Assistente Social nas Escolas –
desafios atuais no contexto escolar.
Módulo 2. MODELO FAMILIAR SISTÉMICO
2.1. A
Abordagem Sistémica na compreensão da família e dos problemas identificados no
contexto escolar.
2.2. Intervenção
Familiar Sistémica: Princípios e Estratégias de Intervenção
a)
Estratégias
de Envolvimento familiar - Determinantes da eficácia da intervenção
sociofamiliar:
Protagonismo
das Famílias no seu processo de mudança:
·
Sistema Interventivo: construção da relação de
confiança, comunicação e ativação das competências;
·
Envolvimento, cooperação e corresponsabilização
na resolução dos problemas.
Restaurar
Famílias Competentes (acreditar na resiliência e autodeterminação
familiar):
·
Reconhecer, valorizar e ativar competências e
recursos da família;
·
Disponibilidade de ajudas técnicas e práticas
como incentivo/apoio para a mudança;
·
Capacitação das famílias: Consciencializar,
envolver, responsabilizar e autonomizar para a resolução pacífica dos próprios
problemas;
Promoção de uma Parentalidade
Positiva - Educação Parental.
Prevenção de Maus-Tratos na
Infância – identificar e intervir nos fatores de risco.
b)
Equipa
Multidisciplinar/Modelo Transdisciplinar
Trabalho
em Equipa:
·
Princípios do trabalho em equipa;
·
Competências e credibilidade profissional;
·
Circularidade da Informação na relação
intercomunicacional profissional/escola/família;
·
Atitude proactiva para a mudança positiva.
c)
Trabalho
colaborativo e em rede
·
Rede de Serviços de Apoio à Família;
·
Papel do Assistente Social como Mediador social
na relação escola/família-aluno/comunidade.
Módulo 3: INTERVENÇÃO FAMILIAR SISTÉMICA –
Análise e Discussão de Casos Práticos
3.1. Elaboração do Diagnóstico Familiar Sistémico:
·
Análise sistémica da dinâmica familiar: Funcionamento,
organização e recursos;
·
Fatores de risco e fatores protetores na família
·
Técnicas/ Instrumentos Específicos de Avaliação e
Intervenção:
·
Entrevista Familiar Sistémica, questionamento
circular
·
Genograma, Ecomapa e Mapa de rede
·
Ciclo de Vida Familiar de Duvall, Linha de Vida de Medaide
·
Outros instrumentos: MAIFI, Escalas,
Questionários.
3.2. Definição
do Plano Individual de Intervenção com o Aluno e sua Família no Contexto
Escolar
·
Objetivos de intervenção e áreas de intervenção
prioritárias;
·
Etapas na Intervenção
3.3.
Avaliação da Intervenção
·
Flexibilidade e tempo no processo de intervenção.
|
OBJETIVOS GERAIS
-
Refletir sobre o papel do Assistente Social nas escolas;
-
Conhecer o Modelo Sistémico, Colaborativo e em Rede na intervenção familiar em contexto
escolar;
-
Adquirir ferramentas para a prática de avaliação e intervenção familiar
sistémica.
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Reconhecer a importância do Assistente
Social nas Escolas e suas áreas de intervenção.
- Promover uma ótica sistémica no enfoque dos
alunos e suas famílias;
- Saber elaborar eficazmente um diagnóstico
familiar sistémico;
- Definir um plano de intervenção
personalizado e adequado ao aluno e sua família;
- Dotar de estratégias de intervenção
sistémica: colaborativas e de capacitação familiar, centradas nas competências
e recursos das famílias;
- Desenvolver um trabalho em rede,
rentabilizando e potenciando os recursos existentes;
- Reconhecer o Assistente Social como
Mediador Social num modelo de intervenção sistémica no contexto escolar e
comunitário.
|
METODOLOGIAS DE
FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Os conteúdos da formação serão transmitidos utilizando o método
expositivo (apresentação do programa e conteúdos em PowerPoint), método
interrogativo (questionário de diagnóstico inicial) e ativo (realização de
trabalhos de grupo: discussão, debate e análise e discussão de casos
práticos). Critérios de Avaliação: Pontualidade, assiduidade, participação ativa,
reflexão crítica construtiva, realização de trabalhos individuais e em grupo. |
DATAS 11, 14 e 19 de
Abril de 2022 HORÁRIO 14h –
18h DURAÇÃO 12h LOCAL Plataforma
Zoom FORMADOR Ilda
Reis Licenciada
em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto.
Doutoranda em Psicologia Clínica – Psicologia da Família e Intervenção
Familiar, Programa Interuniversitário da Faculdade de Psicologia e Ciências
da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia da Universidade
de Lisboa. Mestre em Mediação e Interculturalidade, com o tema de dissertação
“Intervenção Social com Famílias Multiproblemáticas - Diálogos entre a
Sistémica e Mediação” pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da
Universidade Fernando Pessoa do Porto. Terapeuta Familiar e Interventora
Sistémica, sócia efetiva da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar,
Delegação do Norte – Porto. Mediadora de Conflitos (curso reconhecido pelo
Ministério da Justiça) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade
Fernando Pessoa do Porto. Pós-Graduada em Aconselhamento e Intervenção
Psicossocial, pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra. Pós-Graduada
em Saúde e Intervenção Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de
Lisboa. Formadora Certificada pelo Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação
Contínua de Professores nas áreas: Relações entre Educação e Sociedade
(D105), Mediação de Conflitos e Mediação Escolar (A19). Desenvolve a sua
atividade profissional, especificamente no âmbito da intervenção sistémica
com famílias, contando com mais de 18 anos de experiência profissional na
área da intervenção social e nos diversos contextos: saúde, ação social,
instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco, CPCJ e
educação/contexto escolar. Faz parte da equipa de Terapeutas Familiares da
Unidade de Intervenção Sistémica da Escola Superior de Saúde do Instituto
Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), intervindo em casos de terapia
familiar, terapia de casal e terapia individual. Em 2020, cria o Projeto
“Educar Hoje – Um Desafio Constante”, no âmbito da Educação Parental, Serviço
Social Clínico e Terapia Familiar. |
INSCRIÇÃO Associados/as EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€ PÚBLICO-ALVO Assistentes Socais, Psicólogos, Professores
e Educadores ou outros profissionais no contexto escolar, ou de organismos e
instituições com intervenção nesse contexto. ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
à distância. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a entidades do distrito de Viseu |
Número de ordem de receção da inscrição. CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E
INSCRIÇÕES Formulário
de inscrição eletrónico Após confirmação da sua inscrição, será disponibilizada
a informação para acesso à plataforma Zoom. As
inscrições são limitadas a 25 participantes e
devem ser realizadas até ao próximo dia 6 de abril de 2022, através do formulário de inscrição
eletrónico.
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