Intervenção Familiar Sistémica no Contexto Escolar : A Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a Intervenção | inscrições abertas


 

AÇÃO DE FORMAÇÃO

Intervenção Familiar Sistémica no Contexto Escolar : 

A Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a Intervenção

 

O paradigma sistémico permite compreender o funcionamento relacional dos sistemas humanos, tanto no que respeita ao indivíduo, como a sistemas de complexidade superior, tais como a família ou a escola. Esta forma de pensamento analisa os sistemas de acordo com uma perspectiva de complexidade, requerendo um olhar para além do indivíduo isoladamente, ou seja, atendendo também ao seu contexto e às dinâmicas relacionais estabelecidas. Para além desta dimensão explicativa, a perspectiva sistémica contempla modelos de intervenção eficazes, através de técnicas de activação das competências dos próprios sistemas.

Esta acção de formação pretende dar a conhecer e compreender os fundamentos da abordagem sistémica na análise e compreensão dos problemas identificados no contexto escolar, nomeadamente: a indisciplina, o insucesso escolar, as famílias multiproblemáticas e maus-tratos na infância.

Sendo estes problemas multifactoriais exigem uma intervenção especializada, integrada e sistémica, nos vários níveis de intervenção, centrada nas competências do aluno e da família. Apresenta-se assim o Modelo Sistémico, Colaborativo e de Intervenção em Rede, dotando os profissionais que trabalham com as famílias de estratégias e instrumentos específicos de avaliação e intervenção familiar no contexto escolar e comunitário.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo 1. INTRODUÇÃO

 

1.1 Problemáticas identificadas no contexto escolar: indisciplina e violência na escola, insucesso escolar, famílias multiproblemáticas e multiassistidas, recursos insuficientes.

1.2   O papel do Assistente Social nas Escolas – desafios atuais no contexto escolar.

 

Módulo 2. MODELO FAMILIAR SISTÉMICO

 

2.1.  A Abordagem Sistémica na compreensão da família e dos problemas identificados no contexto escolar.

2.2.  Intervenção Familiar Sistémica: Princípios e Estratégias de Intervenção

 

a)       Estratégias de Envolvimento familiar - Determinantes da eficácia da intervenção sociofamiliar:

Protagonismo das Famílias no seu processo de mudança:

·         Sistema Interventivo: construção da relação de confiança, comunicação e activação das competências;

·         Envolvimento, cooperação e co-responsabilização na resolução dos problemas.

Restaurar Famílias Competentes (acreditar na resiliência e autodeterminação familiar):

·         Reconhecer, valorizar e activar competências e recursos da família;

·         Disponibilidade de ajudas técnicas e práticas como incentivo/apoio para a mudança;

·         Capacitação das famílias: Consciencializar, envolver, responsabilizar e autonomizar para a resolução pacífica dos próprios problemas;

Promoção de uma Parentalidade Positiva - Educação Parental.

Prevenção de Maus-Tratos na Infância – identificar e intervir nos fatores de risco

 

 

 

 

b)       Equipa Multidisciplinar/Modelo Transdisciplinar

Trabalho em Equipa:

·         Princípios do trabalho em equipa;

·         Competências e credibilidade profissional;

·         Circularidade da Informação na relação intercomunicacional profissional/escola/família;

·         Atitude pró-activa para a mudança positiva.

 

c)       Trabalho colaborativo e em rede

·         Rede de Serviços de Apoio à Família;

·         Papel do Assistente Social como Mediador social na relação escola/família-aluno/comunidade.

 

Módulo 3: INTERVENÇÃO FAMILIAR SISTÉMICA – Análise e Discussão de Casos Práticos

 

3.1.  Elaboração do Diagnóstico Familiar Sistémico:

·         Análise sistémica da dinâmica familiar: Funcionamento, organização e recursos;

·         Factores de risco e factores protectores na família

·         Técnicas/ Instrumentos Específicos de Avaliação e Intervenção:

·         Entrevista Familiar Sistémica, questionamento circular

·         Genograma, Ecomapa e Mapa de rede

·         Ciclo de Vida Familiar de Duvall, Linha de Vida de Medaide

·         Outros instrumentos: MAIFI, Escalas, Questionários.

3.2.  Definição do Plano Individual de Intervenção com o Aluno e sua Família no Contexto Escolar

·         Objectivos de intervenção e áreas de intervenção prioritárias;

·         Etapas na Intervenção

3.3.  Avaliação da Intervenção

·         Flexibilidade e tempo no processo de intervenção.

 

OBJETIVO GERAL

  • Reflectir sobre o papel do Assistente Social nas escolas;
  • Conhecer o Modelo Sistémico, Colaborativo e em Rede na intervenção familiar em contexto escolar.
  • Adquirir ferramentas para a prática de avaliação e intervenção familiar sistémica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reconhecer a importância do Assistente Social nas Escolas e suas áreas de intervenção.
  • Promover uma óptica sistémica no enfoque dos alunos e suas famílias;
  • Saber elaborar eficazmente um diagnóstico familiar sistémico;
  • Definir um plano de intervenção personalizado e adequado ao aluno e sua família;
  • Dotar de estratégias de intervenção sistémica: colaborativas e de capacitação familiar, centradas nas competências e recursos das famílias;
  • Desenvolver um trabalho em rede, rentabilizando e potenciando os recursos existentes;
  • Reconhecer o Assistente Social como Mediador Social num modelo de intervenção sistémica no contexto escolar e comunitário.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Os conteúdos da formação serão transmitidos utilizando o método expositivo (apresentação do programa e conteúdos em powerpoint), método interrogativo (questionário de diagnóstico inicial) e activo (realização de trabalhos de grupo: discussão, debate e análise e discussão de casos práticos).

Critérios de Avaliação: Pontualidade, assiduidade, participação activa, reflexão crítica construtiva, realização de trabalhos individuais e em grupo.


 

DATAS

26 de fevereiro

5,12 e 19 de março

2022 (sábado)

HORÁRIO

10h – 13h

 

DURAÇÃO

12h

LOCAL

Plataforma Zoom

FORMADORA

Ilda Reis

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

Doutoranda em Psicologia Clinica – Psicologia da Familia e Intervenção Familiar, Programa Interuniversitário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Mestre em Mediação e Interculturalidade, com o tema de dissertação “Intervenção Social com Famílias Multiproblemáticas - Diálogos entre a Sistémica e Mediação” pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto.

Terapeuta Familiar e Interventora Sistémica, sócia efetiva da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Delegação do Norte – Porto.

Mediadora de Conflitos (curso reconhecido pelo Ministério da Justiça) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto.

Pós-Graduada em Aconselhamento e Intervenção Psicossocial, pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra.

Pós-Graduada em Saúde e Intervenção Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.

Desenvolve a sua atividade profissional, especificamente no âmbito da intervenção sistémica com famílias, contando com mais de 16 anos de experiência profissional na área da intervenção social e nos diversos contextos: saúde, ação social, instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco, CPCJ e educação/contexto escolar.

Em 2020, cria o Projeto “Educar Hoje – Um Desafio Constante”, no âmbito da Educação Parental, Serviço Social Clínico e Terapia Familiar

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Assistentes Socais, Psicólogos, Professores e Educadores ou outros profissionais no contexto escolar.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de actualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de recepção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da acção e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Distritos de Castelo Branco e Santarém: https://forms.gle/25DrEWarF33nAKwAA

 

Após confirmação da sua inscrição, será disponibilizada a informação para acesso à plataforma Zoom.

 

As inscrições são limitadas a 30 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 24 de fevereiro para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Castelo Branco

Telefone: 967084270| castelobranco@eapn.pt

 

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Santarém

Telefone: 967084621| santarem@eapn.pt

 

 

 

Comentários