Intervenção Familiar Sistémica no Contexto Escolar : A Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a Intervenção | inscrições abertas
Intervenção Familiar Sistémica no Contexto Escolar :
A
Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a Intervenção
O paradigma sistémico
permite compreender o funcionamento relacional dos sistemas humanos, tanto no
que respeita ao indivíduo, como a sistemas de complexidade superior, tais
como a família ou a escola. Esta forma de pensamento analisa os sistemas de
acordo com uma perspectiva de complexidade, requerendo um olhar para além do
indivíduo isoladamente, ou seja, atendendo também ao seu contexto e às
dinâmicas relacionais estabelecidas. Para além desta dimensão explicativa, a
perspectiva sistémica contempla modelos de intervenção eficazes, através de
técnicas de activação das competências dos próprios sistemas. Esta acção de formação
pretende dar a conhecer e compreender os fundamentos da abordagem sistémica
na análise e compreensão dos problemas identificados no contexto escolar,
nomeadamente: a indisciplina, o insucesso escolar, as famílias
multiproblemáticas e maus-tratos na infância. Sendo estes problemas
multifactoriais exigem uma intervenção especializada, integrada e sistémica,
nos vários níveis de intervenção, centrada nas competências do aluno e da
família. Apresenta-se assim o Modelo Sistémico, Colaborativo e de Intervenção
em Rede, dotando os profissionais que trabalham com as famílias de
estratégias e instrumentos específicos de avaliação e intervenção familiar no
contexto escolar e comunitário. |
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
Módulo
1. INTRODUÇÃO 1.1 Problemáticas identificadas no contexto escolar:
indisciplina e violência na escola, insucesso escolar, famílias
multiproblemáticas e multiassistidas, recursos insuficientes. 1.2 O papel
do Assistente Social nas Escolas – desafios atuais no
contexto escolar. Módulo 2. MODELO FAMILIAR SISTÉMICO 2.1. A
Abordagem Sistémica na compreensão da família e dos problemas identificados
no contexto escolar. 2.2.
Intervenção Familiar
Sistémica: Princípios e Estratégias de Intervenção a)
Estratégias
de Envolvimento familiar - Determinantes da eficácia da intervenção
sociofamiliar: Protagonismo das Famílias no seu processo de
mudança: ·
Sistema Interventivo: construção da relação de
confiança, comunicação e activação das competências; ·
Envolvimento, cooperação e co-responsabilização na
resolução dos problemas. Restaurar Famílias Competentes
(acreditar na resiliência e autodeterminação familiar): ·
Reconhecer, valorizar e activar competências e
recursos da família; ·
Disponibilidade de ajudas técnicas e práticas como
incentivo/apoio para a mudança; ·
Capacitação das famílias: Consciencializar,
envolver, responsabilizar e autonomizar para a resolução pacífica dos
próprios problemas; Promoção de uma Parentalidade Positiva - Educação
Parental. Prevenção de Maus-Tratos na Infância – identificar e
intervir nos fatores de risco b)
Equipa
Multidisciplinar/Modelo Transdisciplinar Trabalho
em Equipa: ·
Princípios do trabalho em equipa; ·
Competências e credibilidade profissional; ·
Circularidade da Informação na relação
intercomunicacional profissional/escola/família; ·
Atitude pró-activa para a mudança positiva. c)
Trabalho
colaborativo e em rede ·
Rede de Serviços de Apoio à Família; ·
Papel do Assistente Social como Mediador social na
relação escola/família-aluno/comunidade. Módulo 3: INTERVENÇÃO FAMILIAR SISTÉMICA – Análise e
Discussão de Casos Práticos 3.1. Elaboração do Diagnóstico Familiar Sistémico: ·
Análise sistémica da dinâmica familiar:
Funcionamento, organização e recursos; ·
Factores de risco e factores protectores na família ·
Técnicas/ Instrumentos Específicos de Avaliação e
Intervenção: ·
Entrevista Familiar Sistémica, questionamento
circular ·
Genograma, Ecomapa e Mapa de rede ·
Ciclo de Vida Familiar de Duvall, Linha de Vida de Medaide ·
Outros instrumentos: MAIFI, Escalas, Questionários. 3.2. Definição
do Plano Individual de Intervenção com o Aluno e sua Família no Contexto
Escolar ·
Objectivos de intervenção e áreas de intervenção
prioritárias; ·
Etapas na Intervenção 3.3.
Avaliação da
Intervenção ·
Flexibilidade e tempo no processo de intervenção. |
OBJETIVO GERAL
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
METODOLOGIAS DE
FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Os conteúdos da
formação serão transmitidos utilizando o método expositivo (apresentação do
programa e conteúdos em powerpoint),
método interrogativo (questionário de diagnóstico inicial) e activo (realização
de trabalhos de grupo: discussão, debate e análise e discussão de casos
práticos).
Critérios de
Avaliação: Pontualidade, assiduidade, participação activa, reflexão crítica
construtiva, realização de trabalhos individuais e em grupo.
DATAS 26 de fevereiro 5,12 e 19 de
março 2022 (sábado) HORÁRIO 10h – 13h DURAÇÃO 12h LOCAL Plataforma Zoom FORMADORA Ilda Reis Licenciada em
Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Doutoranda em
Psicologia Clinica – Psicologia da Familia e Intervenção Familiar, Programa
Interuniversitário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da
Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Mestre em
Mediação e Interculturalidade, com o tema de dissertação “Intervenção Social
com Famílias Multiproblemáticas - Diálogos entre a Sistémica e Mediação” pela
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do
Porto. Terapeuta
Familiar e Interventora Sistémica, sócia efetiva da Sociedade Portuguesa de
Terapia Familiar, Delegação do Norte – Porto. Mediadora de
Conflitos (curso reconhecido pelo Ministério da Justiça) pela Faculdade de
Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto. Pós-Graduada em
Aconselhamento e Intervenção Psicossocial, pelo Instituto Superior Miguel
Torga de Coimbra. Pós-Graduada em
Saúde e Intervenção Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de
Lisboa. Desenvolve a sua
atividade profissional, especificamente no âmbito da intervenção sistémica
com famílias, contando com mais de 16 anos de experiência profissional na
área da intervenção social e nos diversos contextos: saúde, ação social,
instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco, CPCJ e
educação/contexto escolar. Em 2020, cria o
Projeto “Educar Hoje – Um Desafio Constante”, no âmbito da Educação Parental,
Serviço Social Clínico e Terapia Familiar |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€ PÚBLICO-ALVO Assistentes Socais, Psicólogos, Professores e
Educadores ou outros profissionais no contexto escolar. ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de actualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados
da EAPN Portugal // Número de ordem de recepção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da acção e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Distritos de Castelo Branco e Santarém: https://forms.gle/25DrEWarF33nAKwAA Após confirmação da sua inscrição, será
disponibilizada a informação para acesso à plataforma Zoom. As inscrições são limitadas a 30 participantes e
devem ser realizadas até ao próximo dia 24 de fevereiro para: EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Castelo Branco Telefone: 967084270| castelobranco@eapn.pt EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Santarém |
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