Da
Elaboração de Candidaturas a Financiamento à Avaliação
Com
a alteração de paradigma no modelo de financiamento das Organizações do Terceiro
Setor, passou-se de uma lógica de financiamento estrutural para um modelo de financiamento
por projeto, o que colocou às organizações desafios técnicos que muitas
desconheciam até então. Como se desenha corretamente um projeto? Que
metodologias existem? Onde encontrar oportunidades de financiamento? E como
fazer uma candidatura de sucesso? Estas questões surgem regularmente nas
organizações e a qualidade das respostas influencia de sobremaneira o sucesso,
desenvolvimento e sustentabilidade das instituições e das respostas sociais que
prestam. Esta formação visa proporcionar aos/às formandos/as um espaço de
aprendizagem conjunto, experimentação e questionamento que os/as ajudará a
desenhar projetos mais estruturados e a ter mais sucesso no difícil processo de
apresentação de candidaturas a financiamentos.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1.
Caraterização de um Projeto
2.
Ciclo do Projeto
3.
Desenho de Projeto: Método do Quadro Lógico
4.
Linhas de Financiamento: Definição e Caraterísticas
5.
Prospeção de Linhas de Financiamento: Princípios e
Ferramentas
6.
Análise de Regulamentos: Segredos e Ferramentas
7.
Processo de Elaboração de uma Candidatura
8.
Avaliação
9. Orçamento do Projeto
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OBJETIVO GERAL
Dotar
as/os participantes de conhecimento sobre desenho de projetos e elaboração de
candidaturas a financiamentos.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Identificar e compreender as fases do planeamento e de gestão do ciclo de
projeto.
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Identificar e aplicar técnicas de diagnóstico de problemas/necessidades.
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Desenhar projetos consistentes: definir objetivos, resultados esperados e
indicadores de monitorização e avaliação.
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Identificar técnicas de prospeção de oportunidades de financiamentos para a organização.
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Analisar um regulamento (guidelines)
de uma linha de financiamento.
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Preparar a redação e apresentação de uma candidatura e fazer o respetivo
orçamento para um projeto.
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias
de Educação Não-Formal que facilitem a apropriação de conteúdos e
experimentação/confrontação com potenciais dificuldades no futuro. Complemento
entre a dimensão expositiva dos conteúdos e a implementação de exercícios
práticos, facilitando a aprendizagem entre pares e a cooperação/trabalho em
equipa.
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