Trabalho
em equipa: o sucesso da coesão pela comunicação
A necessidade de um bom
trabalho de equipa, com um bom ambiente e uma harmonia funcional é a base de um
trabalho bem concretizado e saudável. As diferenças entre trabalhadores, as
diferenças hierárquicas e os desafios de cada profissão aumentam o stress dos
trabalhadores que facilmente se envolvem em situações de tensão e conflito.
Deste modo, a resolução eficiente destes conflitos através da comunicação
positiva e assertiva, com um caráter empático e de respeito, é a base para o
diálogo e interação dentro do contexto de trabalho.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Apresentação e Diálogo com o grupo: Compreensão das
necessidades e dificuldades.
2. Estruturas hierárquicas institucionais.
3. Diferentes funções e objetivos.
4. Vulnerabilidades e situações de tensão.
5. Estratégias de comunicação e resolução de conflitos.
6. O papel da liderança na resolução dos conflitos.
7. Estratégias de expressão emocional.
8. Role-play e estudos de caso.
9. Implementação de dinâmicas de grupo de gestão de
conflitos.
10.
Aplicação dos conteúdos acerca da
comunicação e expressão emocional.
11. Reflexão das aprendizagens e sua
praticabilidade.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver competências
do foro da inteligência emocional, ao nível da capacidade de comunicar, de
expressar emoções, de regular comportamentos, de desenvolver capacidade
empática e de auto-motivação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver capacidade
comunicativa e empática na relação com os colegas de trabalho.
Gestão efetiva e positiva de
situações de tensão e conflito dentro do contexto de trabalho.
Diferentes posições
hierárquicas, as necessidades de cada um e a relação com as necessidades.
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Método Demostrativo; Ativo e Demostrativo e Componente
Prática.
Datas: 11, 13, 18 e 20 de
janeiro
Horário: 17h30-20h30
Duração: 12h
Local: Plataforma ZOOM
Formadora: Carla Dias da Costa é licenciada em
psicologia clínica e mestre em motivação humana pela Faculdade de
Psicologia da Universidade de Lisboa, doutorada em terapia familiar pela
Faculdade de Psicologia e Ciências Educação da Universidade de Coimbra e
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos
Portugueses. Fez ainda pós-graduações em neuropsicologia e acolhimento
terapêutico, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e em
psicopatologia da criança e do adolescente. Já trabalhou no serviço de neuropsicologia
do Hospital Júlio de Matos e no Hospital Egas Moniz e no serviço de terapia
familiar do Hospital Sant Pau, em Barcelona. |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€
PÚBLICO-ALVO Diretoras técnicos, colaboradoras
e equipas multidisciplinares de entidades públicas e privadas.
ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua
de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância
(ZOOM)
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal
| Entidades dos distritos de Castelo Branco e Santarém | N.º de ordem
de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Distrito de Castelo
Branco:
https://forms.gle/nGphWxNia54c3fbk6
Distrito de Santarém:
https://forms.gle/GV674ncbWf4actCr5
Após
confirmação da sua inscrição, será envia para acesso à formação. As inscrições são limitadas a 30 participantes e devem ser realizadas até ao próximo
dia 07de janeiro para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Castelo Branco| Edifício do
IPDJ – Rua Dr. Francisco José Palmeiro
| 6000 - 230 Castelo
Branco| Telefone: 272330330| castelobranco@eapn.pt
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Santarém|
Rua Prior do Crato,
nº2 | 2005-364 Santarém Telefone: 967084621|
Comentários
Enviar um comentário