Trabalho em equipa: o sucesso da coesão pela comunicação


 


Trabalho em equipa: o sucesso da coesão pela comunicação


A necessidade de um bom trabalho de equipa, com um bom ambiente e uma harmonia funcional é a base de um trabalho bem concretizado e saudável. As diferenças entre trabalhadores, as diferenças hierárquicas e os desafios de cada profissão aumentam o stress dos trabalhadores que facilmente se envolvem em situações de tensão e conflito. Deste modo, a resolução eficiente destes conflitos através da comunicação positiva e assertiva, com um caráter empático e de respeito, é a base para o diálogo e interação dentro do contexto de trabalho.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.     Apresentação e Diálogo com o grupo: Compreensão das necessidades e dificuldades.

2.     Estruturas hierárquicas institucionais.

3.     Diferentes funções e objetivos.

4.     Vulnerabilidades e situações de tensão.

5.     Estratégias de comunicação e resolução de conflitos.

6.     O papel da liderança na resolução dos conflitos.

7.     Estratégias de expressão emocional.

8.     Role-play e estudos de caso.

9.     Implementação de dinâmicas de grupo de gestão de conflitos.

10. Aplicação dos conteúdos acerca da comunicação e expressão emocional.

          11. Reflexão das aprendizagens e sua praticabilidade.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver competências do foro da inteligência emocional, ao nível da capacidade de comunicar, de expressar emoções, de regular comportamentos, de desenvolver capacidade empática e de auto-motivação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver capacidade comunicativa e empática na relação com os colegas de trabalho.

Gestão efetiva e positiva de situações de tensão e conflito dentro do contexto de trabalho.

Diferentes posições hierárquicas, as necessidades de cada um e a relação com as necessidades.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Método Demostrativo; Ativo e Demostrativo e Componente Prática.

 

Datas:

11, 13, 18 e 20 de janeiro

 

Horário:

17h30-20h30

 

Duração:

12h

 

Local:

Plataforma ZOOM

 

Formadora:

Carla Dias da Costa

é licenciada em psicologia clínica e mestre em motivação humana pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, doutorada em terapia familiar pela Faculdade de Psicologia e Ciências Educação da Universidade de Coimbra e Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Fez ainda pós-graduações em neuropsicologia e acolhimento terapêutico, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e em psicopatologia da criança e do adolescente. Já trabalhou no serviço de neuropsicologia do Hospital Júlio de Matos e no Hospital Egas Moniz e no serviço de terapia familiar do Hospital Sant Pau, em Barcelona.

 


                                                               INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

 

PÚBLICO-ALVO Diretoras técnicos, colaboradoras e equipas multidisciplinares de entidades públicas e privadas.

 

ÁREA DE FORMAÇÃO 090 Desenvolvimento Pessoal

 

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância (ZOOM)

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Entidades dos distritos de Castelo Branco e Santarém | N.º de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Distrito de Castelo Branco:

 https://forms.gle/nGphWxNia54c3fbk6

Distrito de Santarém:

 

https://forms.gle/GV674ncbWf4actCr5         

Após confirmação da sua inscrição, será envia para acesso à formação. As inscrições são limitadas a 30 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 07de janeiro para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Castelo Branco| Edifício do IPDJ – Rua Dr. Francisco José Palmeiro | 6000 - 230 Castelo Branco| Telefone: 272330330| castelobranco@eapn.pt

 

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Santarém|

Rua Prior do Crato, nº2 | 2005-364 Santarém Telefone: 967084621|

santarem@eapn.pt


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