Agenda Europeia Nº 24_setembro a dezembro de 2021


 

Acompanhamento e divulgação das atividades e políticas europeias

Agenda Europeia Nº 24_setembro a dezembro de 2021[1]

 

Conferências

 

ü No seguimento do acompanhamento que a EAPN Portugal faz ao FEAD – Fundo Europeu de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas – que financia o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC) a EAPN participou no Seminário Temático FEAD Community - “Monitoring and outreach of FEAD-funded measures for the most deprived people que decorreu online nos dias 6 e 7 de setembro. Para a preparação deste encontro a EAPN Portugal fez uma auscultação aos seus associados de Aveiro e Setúbal que implementam o PO APMC. O encontro destacou de forma bastante positiva a integração do FEAD no FSE+ e de como isto será uma forma de reforçar as medidas de acompanhamento e a inclusão social das pessoas. A monitorização e o alcance/proximidade (outreach) das/às pessoas estiveram no centro das discussões, mas verificou-se um grande interesse em refletir em particular na questão do outreach e do papel dos voluntários. A EAPN destacou o papel relevante das organizações – acompanhamento de proximidade, o trabalho em rede e a ligação às autarquias como forma de chegar às pessoas, passar a informação sobre programas desta natureza e desenvolver outros projetos, assim como a importância das metodologias participativas como forma de envolver as pessoas.

O sumário executivo do Seminário e o Relatório estão disponíveis em Inglês no site da Comissão Europeia.

ü Em virtude da participação no Seminário Temático de setembro a EAPN Portugal foi convidada pela rede FEAD a participar com uma comunicação no Intercâmbio de Pares relativo ao ‘Designing and implementing accompanying measures and social inclusion programmes by actively involving stakeholders and end recipients (experts by experience)’ Este Intercâmbio decorreu online no dia 5 de outubro e a EAPN Portugal teve oportunidade de partilhar algumas das suas práticas de envolvimento e participação dos cidadãos mais vulneráveis. Foram ainda destacadas as principais dificuldades na realização destas práticas e foram apresentadas propostas a serem financiadas pelo FSE+ para promover a participação dos beneficiários dos atores e beneficiários das medidas de política. Em ambos os encontros participou Paula Cruz (Paula Cruz (Depart. de Investigação e Projetos da EAPN PT e membro do EUISG da EAPN Europa)

O relatório do encontro está disponível em inglês no site da Comissão Europeia.

ü No dia 6 de novembro a EAPN Portugal esteve presente, a convite das Obras Sociais de Viseu, no Fórum A Pobreza em Portugal: novos e velhos desafios pós-pandemia. A comunicação apresentada por Paula Cruz (dep. de Investigação e Projetos e membro do EUISG) e intitulada O Impacto da pandemia na luta contra a pobreza: em que situação nos encontramos? Que oportunidades podemos mobilizar? Teve como objetivo apresentar algumas das informações contidas no Poverty Watch Portugal 2021 que foi apresentado em setembro e algumas das principais mensagens e reflexões da EAPN sobre o PRR, o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e a Estratégia nacional de Combate à Pobreza.

ü A EAPN Portugal foi convidada pela EuroDefense-Jovem (EDJ) e Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (AEFDUP), para participar enquanto orador convidado na Tertúlia, enquadrada no Programa de Tertúlias EDJ, que as Associações organizaram conjuntamente, dedicado ao tema “O Pilar Europeu dos Direitos Sociais: A Segurança e a Defesa”. Esteve presente no dia 23 de novembro na FDUP Paula Cruz com uma comunicação intitulada O Pilar Europeu dos Direitos Sociais: uma nova oportunidade de reforço da Europa Social?

ü A EAPN Portugal promoveu, em parceria com a OIT Portugal, no dia 25 de novembro, online, o Seminário A responsabilidade social das Organizações durante e após a pandemia. Para além da reflexão alargada em torno da responsabilidade social e forma de a promover, este Seminário teve uma mesa-redonda totalmente dedicada a refletir sobre o enquadramento e o papel da RSO no contexto de três instrumentos de trabalho: A Agenda2030; O Pilar Europeu dos Direitos Sociais e o Plano de Recuperação e Resiliência.

 

Reuniões e Webinares

 

ü O Executivo (EXCO) da EAPN Europa teve reuniões nos dias 3 de setembro, 8 de outubro, 5 de novembro, 3 e 17 de dezembro via plataforma zoom. A representante da EAPN Portugal no EXCO é Sandra Araújo, Diretora Técnica da rede portuguesa. A EAPN Portugal integra também o Grupo Estratégico de Inclusão (EUISG) que reuniu nos dias 17 de setembro, 21 de outubro e 14 de dezembro. A representante é Paula Cruz do Departamento de Investigação e Projetos.

ü No dia 12 de Outubro o Núcleo Distrital de Setúbal da EAPN Portugal organizou um webinar de reflexão e partilha de informação sobre Descentralização de Competências e PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Este webinar foi dirigido aos membros da Mesa do Conselho geral de Setúbal e associados. Foi moderado por Fátima Veiga e Paula Cruz do Dep. de Investigação e Projetos da EAPN Portugal.

ü A EAPN Portugal (Sandra Araújo e Paula Cruz) participou no dia 28 de outubro no Webinar for national representatives of civil society organisations:The EU economy post-Covid: recovery, resilience and governance. Este webinar promovido pela Comissão Europeia teve como objetivo apresentar o Fundo de Recuperação e Resiliência, fazendo o ponto da situação dos PRR entretanto apresentados e aprovados, assim como apresentar algumas das novas orientações para o Semestre Europeu.

ü O 19º Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza decorreu nos dias 24 e 25 de novembro em formato online ao nível europeu e em formato presencial ao nível nacional. Estiveram presentes na sede da EAPN Portugal no Porto todos os elementos da Delegação Portuguesa a este encontro e que foi composta por elementos dos Conselhos Locais de Cidadãos: Cidália Barriga (Évora); José Belchior (Santarém); Carmem Pamplona (Porto); Beatriz Passão (Leiria); Higino Costa (Lisboa); Virgínia Neves (Viana do Castelo). O encontro deste ano incidiu sobre quatro tópicos (acesso à habitação, acesso a serviços de qualidade; rendimento mínimo e digitalização) escolhidos pelos cidadãos que experienciam estas realidades. 150 cidadãos europeus debateram em conjunto e com os decisores políticos europeus formas de reforçar a Europa Social.

 



 Mensagens principais podem ser encontradas na página oficial do Encontro Europeu.

ü A 2 de dezembro decorreu a Assembleia Geral Extraordinária da EAPN Europa. Participaram Sandra Araújo enquanto membro do Executivo da EAPN Europa e Paula Cruz enquanto membro do EUISG. Para além da apresentação do Programa e orçamento para 2022, esta Assembleia teve como objetivo eleger o próximo Executivo da EAPN Europa. Posteriormente decorreram as eleições para o novo Presidente e Bureau. Carlos Susias, Presidente da EAPN Espanha voltou a ser eleito Presidente da EAPN Europa.

ü A 6 de dezembro decorreu via online a sessão de capacitação para os membros da EAPN Europa sobre o Acordo Verde. A sessão A Socially Just and Poverty-Proof Green Deal: Challenges and Opportunities for EAPN Members teve como objetivos: apresentar os principais desafios e oportunidades de concretizar o Acordo Verde Europeu e a “Onda de Renovação” para o combate à pobreza energética na Europa; refletir sobre os benefícios socioeconômicos e ambientais do acesso a energia limpa e acessível e habitação digna para todos; estimular a sinergia entre ONGs e Entidades ambientais e fomentar a reflexão sobre a melhor forma de integrar estas preocupações no trabalho de lobby das redes nacionais.

ü A EAPN Portugal foi convidada pela Representação em Portugal da Comissão Europeia – Gabinete do Semestre Europeu para participar numa reunião técnica (13 de dezembro) com representantes da Task Force Recuperação e DG ECFIN com o objetivo de ouvir a opinião e propostas da EAPN Portugal relativamente ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Semestre Europeu, nomeadamente no que se refere às questões sociais. O encontro contou ainda com a participação de outras entidades da sociedade civil – CARITAS Portugal, DECO e Transparência Internacional Portugal – e incidiu também em outros tópicos como a justiça, a transparência e o consumo. Participaram na reunião Sandra Araújo (Diretora Executiva da EAPN Portugal e membro do EXCO da EAPN Europa) e Paula Cruz (D. de Investigação e Projetos da EAPN PT e membro do EUISG da EAPN Europa).

A EAPN Portugal alertou entre outras coisas para a necessidade de reforçar a dimensão social do semestre, atender aos impactos das transições verde e digital nas pessoas mais vulneráveis. Deixou ainda um conjunto de propostas de reforço da participação das organizações da sociedade civil.

 

Documentos estratégicos

 

ü Em setembro a EAPN Portugal apresentou o Poverty Watch Portugal 2021. Este documento pretende dar conta da realidade social em Portugal e dos impactos da pandemia em três grandes dimensões que não são novas, mas continuam a ser prementes ao nível nacional: o acesso à saúde, o acesso à habitação, e ao rendimento mínimo. É ainda feita uma reflexão sobre uma quarta dimensão, mais transversal, e que se prende com a digitalização e em particular a digitalização dos serviços.

 

 

 

 

 

 

 

 

ü Em outubro a EAPN Portugal, em parceria com a ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais e o Instituto de Segurança Social, apresentou a publicação O compromisso democrático com a participação cívica em tempos de emergência e reconstrução do novo normal. Este documento reúne um conjunto de contributos científicos e operativos para aprofundar a reflexão em torno da participação e das possibilidades de ampliação da cidadania. Um dos artigos está centrado na experiência da EAPN Portugal de promoção da participação das pessoas mais vulneráveis, quer ao nível nacional, quer ao nível europeu.

 

 

ü A EAPN Portugal respondeu à consulta pública sobre a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 que esteve em consulta pública até ao final de outubro. Para além de se congratular com a apresentação deste diploma legislativo a EAPN Portugal apresentou um conjunto de recomendações para a melhoria do mesmo. Destacamos o facto desta Estratégia contemplar a meta de redução de pobreza que irá contribuir para a concretização da meta estabelecida no Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais que pretende reduzir em 15 milhões (5 milhões de crianças) o número de pessoas em pobreza na Europa até 2030. A proposta da Estratégia nacional em consulta apresenta uma meta de 360 mil pessoas (120 mil crianças) que consideramos pouco ambiciosa.

A 29 de dezembro a Presidência do Conselho de Ministros apresentou a Resolução do Conselho de Ministros nº 184/2021 que aprova a Estratégia Nacional. O Coordenador da Estratégia terá de apresentar no prazo de 180 dias o Plano de Ação 2022-2025. É importante referir que a meta de redução da pobreza aprovada foi superior à apresentada na consulta, estando agora em 660 mil pessoas (170 mil crianças).

 

ü A Coligação Right to Energy, da qual a EAPN Europa faz parte, apresentou em novembro uma Carta Aberta à Comissão Europeia na qual exortam a Comissão a cumprir o compromisso de aliviar a pobreza energética e fornecer reformas profundas a mais de 35 milhões de famílias, conforme delineado na estratégia Renovation Wave. A EAPN Portugal foi uma das redes nacionais a apresentar o seu testemunho e a assinar a Carta.

 

ü A EAPN Portugal respondeu em dezembro à consulta pública da Estratégia Regional de Inclusão Social e Combate à Pobreza 2021-2027 da Região Autónoma da Madeira. É importante referir que esta Estratégia integra o Plano de Recuperação e Resiliência que se encontra a ser implementado.

 

ü A Civil Society Europe juntamente com o European Center for Not-for-Profit Law apresentaram em dezembro um novo estudo de análise da participação das entidades da sociedade civil na preparação dos Planos de Recuperação e Resiliência. Este novo estudo – Civil Society & the National Recovery and Resilience Plans: a reality check - incide sobre 11 Estados Membros sendo um deles Portugal. A EAPN Portugal foi uma das entidades entrevistadas pelos autores deste estudo – Fintan Farrell e Valentina Caimi. Este documento destaca uma vez mais as dificuldades que as entidades da sociedade civil têm em participar nestes processos, mas elenca também algumas lições e recomendações a este nível.

 

 


 

Projetos Europeus

 

ü Projeto Opportunities: O Projeto Opportunities – crises as opportunities: towards a level telling field on migration and a new narrative of successful integration

Nos dias 14 e 15 de setembro a EAPN Portugal participou na reunião do Projeto Opportunities. A reunião tinha como objetivo fazer o ponto da situação das ações contempladas no projeto. Relativamente à ação em que a EAPN Portugal está diretamente envolvida – realização da metodologia das cross-talks – foi promovido um momento de troca de experiências em metodologias/ferramentas participativas.

O projeto ao nível nacional segue com a constituição do grupo de migrantes que participarão nas cross-talks e a constituição de parcerias com algumas entidades chave que serão envolvidas também na operacionalização da metodologia.

Acompanhe o projeto na página do Facebook: https://www.facebook.com/projetopportunities

Instagram do Projeto: https://www.instagram.com/projetopportunities/

Página Oficial do Projeto: https://www.opportunitiesproject.eu/

 

ü A EAPN Portugal viu aprovado em final de 2021 a sua candidatura à Iniciativa Roma Civil Monitor 2021-2025. Ao nível nacional a EAPN Portugal conta com a parceria formal da Ribalta Ambição. O projeto Roma Civil Monitor tem como objetivo monitorizar e apresentar relatórios de avaliação sobre as Estratégias Nacionais para a Integração das Comunidades Ciganas nos Estados-Membros (ENICC), mas também sobre outras políticas relativas à inclusão de pessoas ciganas.

 

 

 

*******************



[1] Em virtude da Pandemia da COVID-19 as ações da EAPN Europa que implicam deslocações mantiveram-se ao longo do ano 2021 em versão online. A presente agenda pretende dar conta de alguns dos documentos e publicações lançados este ano em áreas centrais da agenda de trabalho europeia e nacional.

Comentários