Inteligências
Múltiplas na Intervenção Social
A teoria das múltiplas
inteligências foi desenvolvida, em 1983, pelo Psicólogo Howard Gardner,
professor na Universidade de Harvard. Gardner sugere que a noção tradicional de
inteligência, baseada no teste de QI, é limitada e propõe-se identificar que
tipo de inteligência cada pessoa tem, entre 9 possibilidades:
lógico-matemática, linguística, espacial, musical, cinestésica-corporal,
existencial, naturalista, inter e intrapessoal. Esta teoria torna mais fácil
a compreensão das nossas potencialidades e limitações, sendo uma ferramenta
pertinente para a intervenção com diferentes públicos, pois é potenciadora de
gerar mudança em nós e nos outros.
Objetivo Geral: Promover o autoconhecimento através da
teoria das Inteligências Múltiplas e adaptação das mesmas à intervenção social.
Conteúdos Programáticos:
·
Inteligência
Vs Inteligências;
·
Introdução à
Teoria das Inteligências Múltiplas;
·
Os 9 tipos
de inteligência;
·
Como desenvolver
as Inteligências Múltiplas?
·
Casos
práticos.
Metodologia:
A
metodologia de ensino-aprendizagem recorre aos métodos expositivo, ativo e
interrogativo privilegiando a participação. O método demonstrativo será usado a
partir da análise crítica de exemplos práticos, gerando autoaprendizagem com
base na reflexividade e análise de possíveis alternativas na intervenção.
Dinamizadora: Maíra Freire Diniz
Psicóloga, Coach, Risoterapeuta e Formadora, dedicada ao trabalho de
desenvolvimento e crescimento pessoal.
Destinatárias/os: Profissionais de intervenção
social e comunitária
Local: Online (Plataforma Zoom).
Data e horário: 9 de dezembro de 2021 (9h30 – 12h30) – Duração
de 3h.
Inscrições: Gratuitas. Deverão ser formalizadas até ao
próximo dia 6 de dezembro, através do preenchimento do formulário de inscrição.
Critérios de seleção: Ordem de receção das inscrições e prioridade
aos inscritos provenientes do distrito de Viseu (limite máximo de 25
participantes).
Organização:
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