Livros de contos foram apresentados em Leiria, no MIMO, com transmissão online







No passado dia 23, no MIMO, em Leiria, o escritor Paulo Kellerman apresentou  os livros de contos “Todos somos um!” e “Sem dor, somos livres de sentir e de pensar” inseridos na coleção “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”, seguindo-se um debate, muito participado, moderado pela técnica do núcleo distrital de Leiria, Patrícia Grilo.

Os livros reúnem um conjunto de contos alusivos à diversidade cultural e violência física e psicológica, com o objetivo de se desconstruir preconceitos e estereótipos relativos a estas temáticas, tendo sido escritos por diversos autores e também pelos membros dos Conselhos Locais de Cidadãos da Região Centro. 

O evento surge numa organização conjunta do Núcleo Regional do Centro da EAPN Portugal, constituído pelos núcleos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu, no  âmbito do IX Encontro Regional do Centro dos Conselhos Locais de Cidadãos (CLC) da EAPN Portugal, que decorreu simultaneamente em formato presencial e online, através da plataforma Zoom. 

O Encontro contou ainda com a presença das pessoas que constituem os respetivos Conselhos Locais de Cidadãos (CLC), dos autores que participaram nas publicações bem como a presença de Francisco Neves, Diretor do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade Alto Comissariado para as Migrações, que se referiu «à importância da participação das pessoas e envolvimento dos cidadãos e da riqueza destes contos infantis que muito irão valorizar a disciplina da cidadania nas escolas».

De acordo , do Núcleo Distrital de Castelo Branco, «em Castelo Branco contou-se com a presença da autora Marta Duarte, licenciada e Mestre em Psicologia Clínica e de Saúde pela UBI que contribuiu com um conto intitulado " O Parlamento dos Jovens da Estrela". Também a  "A tabuada dos Super herois" foi um conto escrito a sete mãos pelas pessoas do  CLC de Castelo Branco, bem como a criação do conto - A Menina Trança -  contou com a colaboração de 12 pessoas  do CLC de Castelo Branco, Santanrém e Viseu.  

Por sua vez o conto " Diferentes na cultura mas iguais na vida" é, também, de autoria conjunta de 10 pessoas do CLC de Coimbra, Leiria e Guarda.






Comentários