Ciclo de debates | Pobreza alimentar e direitos humanos | Madeira | 27 de maio | inscrições abertas



 livestream na página facebook da ACTUAR https://www.facebook.com/actuaracd

CICLO DE DEBATES

Por uma alimentação saudável, justa e sustentável na Europa e no Mundo – a visão d@s jovens e da sociedade civil portuguesa a partir do local

6 distritos, 6 debates sobre o entendimento das organizações locais e d@s jovens acerca dos atuais desafios e das visões de futuro para a construção de uma alimentação saudável, justa e sustentável em Portugal no contexto das discussões em curso acerca da sustentabilidade alimentar da Europa.

Os debates irão abordar temas como a pobreza alimentar, o direito humano à alimentação adequada, a saúde e nutrição, os sistemas alimentares sustentáveis e a participação social nos processos de policy e espaços de governança.

Os resultados da reflexão alcançada serão integrados no caderno de recomendações d@s jovens e organizações a entregar à Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, procurando influenciar as discussões em curso sobre a estratégia “Do campo ao prato”.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do projeto "Por uma alimentação saudável, justa e sustentável na Europa e no Mundo" promovido pela ACTUAR – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento, em parceria com a FIAN Portugal e a Rede Europeia Anti-Pobreza de Portugal (EAPN Portugal), implementado no âmbito do Mecanismo de Subgranting do Projeto Presidência - Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo, financiado pela União Europeia e pela Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento.

Os debates locais são realizados em parceria com os núcleos distritais da Rede Europeia Anti-Pobreza de Portugal dos distritos de Aveiro, Beja e Évora, Faro, Madeira, Porto e Setúbal.

Destinatários:
-
Organizações da sociedade civil
- Jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos

 

Inscrições


O debate irá decorrer on-line, através da plataforma zoom. A participação nos debates é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/MvVqoSSE1qDX95Mc7

Certificado de participação

Será atribuído um certificado de participação aos participantes que o solicitem, mediante envio de e-mail para o endereço geral@actuar-acd.org

 

# Madeira | 27 de maio

Pobreza alimentar e direitos humanos

A alimentação tem um papel central nas nossas vidas. Porém, este direito não está garantido para um número crescente número de pessoas em todas as regiões do mundo e a alimentação é hoje parte dos maiores desafios que enfrentamos enquanto sociedade. Cada vez mais pessoas não estão protegidas de passar fome ou outras formas de insegurança alimentar, o que significa que muitos de nós não tem acesso a uma alimentação adequada, independentemente do género, idade, nacionalidade, credos e outras pertenças culturais. Por outro lado, cada vez mais, as doenças crónicas associadas à alimentação inadequada aumentam, pressionando os sistemas de saúde e sociais e de saúde. Mesmo quando podemos escolher o que comemos, nem sempre conseguimos saber se os alimentos que adquirimos são seguros, saudáveis, com um valor justo para quem os produziu e se estão a promover, ou a comprometer, a sustentabilidade das gerações futuras. Apesar da importância deste tema, a ligação intrincada entre os vários problemas e desafios que se colocam à garantia deste direito e à sua implementação concreta em medidas e políticas de segurança alimentar e nutricional carece ainda de um entendimento coletivo, esclarecido e partilhado, incluindo, entre decisores políticos. Assim, este evento pretende debater o tema da pobreza alimentar numa ótica de direitos humanos no contexto da realidade da região autónoma da Madeira, procurando conhecer os principais desafios do território e a perceção d@s jovens e organizações da sociedade civil sobre as possibilidades para uma maior sustentabilidade alimentar.

Programa

Hora

Intervenção

Convidado/ entidade

15h30

Boas-vindas

Licínia Freitas - Núcleo da Madeira da Rede Europeia Anti-Pobreza

15h40

Alimentação saudável, justa e sustentável e o direito humano à alimentação adequada

Sara Rocha - ACTUAR

15h55

A segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada

Bruno Sousa

16h15

O combate à fome e o direito humano à alimentação adequada

Fátima Aveiro

16h35

Debate

Moderadora: Nélia Neves (FIAN PT)

17h10

Encerramento – notas finais

Licínia Freitas e Sara Rocha

 

 


 

Comentários