A Interdependência no Apoio a Pessoas com Deficiência ou Doença Mental | inscrições até 8 junho


 

A Interdependência no Apoio a Pessoas com Deficiência ou Doença Mental

A Pedagogia da Interdependência fundada por John McGee, na década de 1980, assenta na criação de relações humanas baseadas no respeito mútuo, na dignidade humana e no amor incondicional, com o objetivo de criar interdependência, companheirismo e comunidades solidárias. O Planeamento Centrado na Pessoa, que começou a ganhar consistência nas décadas de 80 e 90, permitindo planear apoios centrados nas motivações e na visão do futuro desejado por cada pessoa. Ambas as metodologias assumem que:

- Todas as pessoas têm igual valor, ainda que tenham diferentes competências e fragilidades;

- A inclusão na comunidade é condição para a nossa realização enquanto seres humanos.

A interdependência como base para a criação de futuros com esperança quando apoiamos pessoas com deficiência ou doença mental é o mote desta formação que esperamos vá ao encontro das vossas necessidades e expetativas.

 


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


1.    O Planeamento Centrado na Pessoa

2.    Criar uma forma de pensar centrada na pessoa

3.    A Interdependência como objetivo

4.    Os pilares da interdependência

5.    A importância de termos consciência dos sentimentos que geramos nos outros

6.    Práticas do que podem para facilitar o desenvolvimento da interdependência

7.    O objetivo dos nossos cuidados

8.    Ferramentas que ajudam no planeamento centrado na pessoa.

9.    Planear Futuros com esperança – PATH

10.    A elaboração de Planos Individuais centrados na pessoa.

11.    Os impactos destas abordagens na gestão das organizações

12.    Dilemas morais quando cuidamos de pessoas


 

OBJETIVO GERAL

Compreender os fundamentos da pedagogia da interdependência e do planeamento centrado na pessoa de modo a utilizá-los no planeamento das suas intervenções com as pessoas que apoia.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar os grandes pilares da interdependência;

- Ter consciência do impacto das suas atitudes, gestos, palavras e olhares nos sentimentos do outro;

- Ter consciência de quanto o poder na relação com as pessoas apoiadas é desnivelado e da importância de criar relações equitativas;

- Planear atividades e apoios negociando com as pessoas e respeitando os seus desejos e motivações;

- Planear atividades e apoios em função do futuro desejado por cada pessoa.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Métodos ativos, interrogativos e expositivos com recursos ao diálogo e participação ativa, recursos audiovisuais e instrumentos de planeamento centrado na pessoa. Avaliação contínua e de observação.


DATAS

21, 22, 28 e 29 junho

5 e 6 julho 2021

 

HORÁRIO

9.00h – 13.00h

 

DURAÇÃO

24h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORES

Mário Carmo Pereira

Licenciado em Psicologia pelo ISPA. Diretor Executivo da ASSOL - Associação Solidariedade Social Lafões, desde 1989, assumindo a coordenação e desenvolvimento de projetos de apoio a pessoas com deficiência e doença mental. Desde 2009 é Presidente da direção da FORMEM e membro do Fórum para a Integração Profissional.

Coordenador de publicações e revistas da área e formador.

 

Ana Luísa Saraiva

Licenciada em Terapia da Fala pela UAveiro; aluna do “Máster Integración de Personas com Discapacidad-online” na Universidade de Salamanca. Competências de supervisão e monitorização de estágios, colaboradora em publicações e formadora em representação da ASSOL nas áreas de Planeamento Centrado na Pessoa, Gentle Teaching e Inclusão Escolar.

 

Anna Agatha Masteling

Opleiding - Akte NXX, Sudiecentrumm Steenwijkerwold, Países Baixos (1979). Curso superior de professores de trabalhos manuais, saúde e higiene e educação de crianças; bacharelato reconhecido pela Escola Superior Educação Castelo Branco para trabalho com grupos com diferentes problemas e/ou deficiências. Formadora e experiência de trabalho com diversas entidades (ASSO, ARCIL, FENACERCI, CECD Mira Sintra, Misericórdia Lisboa). Responsável de atividades criativas em 2 centros ASSOL (desde 2016). Participou em publicações e investigações.

 

INSCRIÇÃO Associados/as EAPN Portugal: 60€ | Não associados/as: 100€

 

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, Coordenadores/as de Equipas, Diretores/as Técnicos/as e Dirigentes de Organizações Sociais e/ou entidades públicas e privadas no domínio da intervenção social e saúde.

 

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Entidades do distrito de Vila Real| Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo

 

Após confirmação da sua inscrição (9 junho), o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo) no prazo estipulado.

 

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 8 de junho para:

 

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Vila Real

Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B

5000-260 Vila Real

Telemóvel: 967084646| vilareal@eapn.pt


 

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