A Interdependência no Apoio a Pessoas
com Deficiência ou Doença Mental
A Pedagogia da Interdependência fundada
por John McGee, na década de 1980, assenta na criação de relações humanas
baseadas no respeito mútuo, na dignidade humana e no amor incondicional, com o
objetivo de criar interdependência, companheirismo e comunidades solidárias. O
Planeamento Centrado na Pessoa, que começou a ganhar consistência nas décadas
de 80 e 90, permitindo planear apoios centrados nas motivações e na visão do futuro
desejado por cada pessoa. Ambas as metodologias assumem que:
- Todas as pessoas têm igual valor,
ainda que tenham diferentes competências e fragilidades;
- A inclusão na comunidade é condição
para a nossa realização enquanto seres humanos.
A interdependência como base para a
criação de futuros com esperança quando apoiamos pessoas com deficiência ou
doença mental é o mote desta formação que esperamos vá ao encontro das vossas
necessidades e expetativas.
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CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS |
1.
O
Planeamento Centrado na Pessoa
2.
Criar uma forma de pensar centrada na
pessoa
3.
A Interdependência como objetivo
4.
Os pilares da interdependência
5.
A importância de termos consciência dos
sentimentos que geramos nos outros
6.
Práticas do que podem para facilitar o
desenvolvimento da interdependência
7.
O objetivo dos nossos cuidados
8.
Ferramentas que ajudam no planeamento
centrado na pessoa.
9.
Planear Futuros com esperança – PATH
10.
A elaboração de Planos Individuais
centrados na pessoa.
11.
Os impactos destas abordagens na
gestão das organizações
12.
Dilemas morais quando cuidamos de
pessoas
|
OBJETIVO GERAL
Compreender os fundamentos
da pedagogia da interdependência e do planeamento centrado na pessoa de modo a utilizá-los
no planeamento das suas intervenções com as pessoas que apoia.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os grandes pilares da interdependência;
- Ter consciência do impacto das suas atitudes, gestos,
palavras e olhares nos sentimentos do outro;
-
Ter consciência de quanto o poder na relação com as pessoas apoiadas é
desnivelado e da importância de criar relações equitativas;
- Planear atividades e apoios negociando com as pessoas e
respeitando os seus desejos e motivações;
- Planear atividades e apoios em função do futuro desejado
por cada pessoa.
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METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
E AVALIAÇÃO
Métodos
ativos, interrogativos e expositivos com recursos ao diálogo e participação
ativa, recursos audiovisuais e instrumentos de planeamento centrado na pessoa.
Avaliação contínua e de observação. |
DATAS 21, 22, 28 e 29 junho 5 e 6 julho 2021 HORÁRIO 9.00h – 13.00h DURAÇÃO 24h LOCAL Plataforma Zoom FORMADORES Mário
Carmo Pereira Licenciado em Psicologia pelo ISPA. Diretor
Executivo da ASSOL - Associação Solidariedade Social Lafões, desde 1989, assumindo
a coordenação e desenvolvimento de projetos de apoio a pessoas com
deficiência e doença mental. Desde 2009 é Presidente da direção da FORMEM e
membro do Fórum para a Integração Profissional. Coordenador de publicações e revistas
da área e formador. Ana
Luísa Saraiva Licenciada em Terapia da Fala pela
UAveiro; aluna do “Máster Integración de Personas com Discapacidad-online” na
Universidade de Salamanca. Competências de supervisão e monitorização de
estágios, colaboradora em publicações e formadora em representação da ASSOL
nas áreas de Planeamento Centrado na Pessoa, Gentle Teaching e Inclusão Escolar.
Anna Agatha Masteling Opleiding - Akte
NXX, Sudiecentrumm Steenwijkerwold, Países Baixos (1979). Curso
superior de professores de trabalhos manuais, saúde e higiene e educação de
crianças; bacharelato reconhecido pela Escola Superior Educação Castelo
Branco para trabalho com grupos com diferentes problemas e/ou deficiências.
Formadora e experiência de trabalho com diversas entidades (ASSO, ARCIL,
FENACERCI, CECD Mira Sintra, Misericórdia Lisboa). Responsável de atividades criativas
em 2 centros ASSOL (desde 2016). Participou em publicações e investigações. |
INSCRIÇÃO Associados/as EAPN Portugal: 60€ | Não associados/as: 100€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, Coordenadores/as de Equipas, Diretores/as Técnicos/as e Dirigentes
de Organizações Sociais e/ou entidades públicas e privadas no domínio
da intervenção social e saúde. ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Entidades do distrito
de Vila Real| Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES
E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo Após confirmação da sua inscrição (9
junho), o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante
envio do respetivo comprovativo) no prazo estipulado. As inscrições são limitadas a 25
participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 8 de junho
para: EAPN
Portugal / Núcleo Distrital de Vila Real Rua Dr.
Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B 5000-260
Vila Real Telemóvel: 967084646| vilareal@eapn.pt |
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