Três oficinas distintas - SAÚDE MENTAL nas pessoas adultas; crianças e jovens e pessoas idosas. Inscrições abertas


 

OFICINAS

Oficina 1 | Saúde Mental nas Pessoas Adultas | 14 maio | 10h – 12h30

Oficina 2 | Saúde Mental nas Crianças e Jovens | 26 maio | 10h – 12h30

Oficina 3 | Saúde Mental nas Pessoas Idosas | 14 junho | 14h30 – 17h00

OBJETIVOS

- Contribuir para aumentar o conhecimento, ao nível da prevenção e intervenção, sobre a saúde mental nas crianças, jovens, adultos e pessoas idosas.

- Divulgar experiências locais/regionais dos distritos da Região Centro e promover a partilha de experiências.

FORMATO/METODOLOGIA

Oficinas em formato on-line, através da Plataforma Zoom, com a duração de 2h30: 15 m para a apresentação dos projetos e 2h com a dinamização do convidado.

DESTINATÁRIOS

Profissionais da área social, educação e saúde que intervenham em organizações sociais e/ou projetos de intervenção.

TEMÁTICAS E CONTEÚDOS

Oficina de Prática e Conhecimento 1 - SAÚDE MENTAL NAS PESSOAS ADULTAS

1. Apresentação do Projeto MENTALLIVE, promovido pelo CAFAP - Entre Famílias (Fundão)

O MENTAL(ife) é uma resposta inovadora e inclusiva, orientada para a prevenção, acompanhamento e reabilitação de pessoas da comunidade com necessidades ao nível da saúde mental, tendo por base um modelo de intervenção comunitária e biopsicossocial. Este projeto pretende dar resposta a situações de exclusão e de vulnerabilidade social ao atuar na causa – ausência de intervenção em saúde mental de forma direta. Esta resposta é articulada entre beneficiários, equipas e agentes sociais, permitindo uma maior sensibilização e intervenção conjunta.

2. Apresentação do Projeto ConSentir o Som, promovido pela SAMP (Leiria)

Corria o ano de 1873 quando o Barão de Viamonte respondeu ao desejo de um grupo de trabalhadores da Quinta dos Andrinos – ter e levar música à vida das pessoas. Assim nasceu a SAMP. Nesta mesma Quinta funciona a Unidade de Internamento de Doentes de Evolução Prolongada de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Leiria (UIDEPP), e é lá que se desenvolve desde 2005 o programa 100 Limites ao Som. Em 2009 este projeto foi distinguido entre mais de 200 candidatos como um dos 42 projetos nacionais de boas práticas no setor público. Experimentar, criar e partilhar as Artes (através da música, dança, expressão plástica…) permite a expressão da individualidade, potencia capacidades, aumenta a qualidade das relações…abre canais de comunicação com o Mundo.

3. Dinamização de André Peixoto

Psicólogo Clínico na Associação de Apoio à Criança de Castelo Branco, tendo como funções: o acompanhamento psicológico com pessoas com doença mental; Avaliação psicológica e neuropsicológica; Terapia de Snoezelen; Realização de sessões de terapia de grupo com doentes do foro psiquiátrico; Intervenção em situações de crise, onde ocorreram problemas de saúde mental e comportamentais graves; Intervenção junto dos familiares dos clientes; Formação aos colaboradores da instituição no âmbito da saúde mental.

 

Oficina de Prática e Conhecimento 2 - SAÚDE MENTAL NAS CRIANÇAS E JOVENS

1. Apresentação do Projeto Inclusivamente, promovido pela entidade A Farpa (Santarém)

Financiado pelo  programa POISE – Parcerias para o Impacto, o projeto «InclusivaMente» é um projeto inovador que promove a reabilitação de pessoas com diagnóstico de doença mental grave, ao domicílio numa intervenção de cariz comunitário, numa tentativa de descentralizar os cuidados e de chegar a mais pessoas. A ausência de estruturas de reabilitação em saúde mental, fez crescer na Instituição a vontade de ultrapassar as «paredes» do Fórum Sócio-ocupacional e levar o trabalho da equipa técnica a mais pessoas. Este projeto, com financiamento de fundos comunitários e das 8 autarquias abrangidas, vai trabalhar as competências de forma individualizada, promovendo ainda uma articulação com outros serviços e cuidados. Podem usufruir deste projeto pessoas maiores de 18 anos, com diagnóstico de doença mental e residentes nos concelhos de Santarém, Rio Maior, Cartaxo, Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos.

 

2. Apresentação do Projeto Maisaúde Mental | Monitorização e Avaliação dos Indicadores de Saúde Mental das Crianças e Adolescentes: da Investigação à Prática (Viseu)

Este Projeto foi promovido pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu e financiado no âmbito do Portugal 2020, Programa Centro 2020 e Fundação para a Ciência e Tecnologia. O seu objetivo foi contribuir para a promoção da saúde mental em meio escolar e melhoria dos determinantes em saúde dos profissionais que contactam e participam na formação dos futuros cidadãos, ou seja, professores/educadores, assistentes operacionais, profissionais de saúde, agentes de autoridade/segurança. No âmbito do projeto foi realizado um conjunto alargado de atividades, sendo um dos produtos finais o “Manual EducaMente” de promoção da saúde mental e qualidade de vida.

3. Dinamização de Fátima Gameiro

Licenciada em Psicologia Clínica, Mestre em Sexologia Clínica e Doutora em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca. Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidades avançadas em Neuropsicologia Clínica e Sexologia Clínica- Certificado Europeu de Psicologia – Modelo de Competências pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Docente da Licenciatura em Serviço Social e dos Mestrados de Riscos e Violência nas Sociedades Atuais: Análise e Intervenção Social (Diretora) e de Serviço Social: Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar do Instituto de Serviço Social e do Mestrado em Neuropsicologia Clínica na Escola de Psicologia da ULHT. Reviewer da Social Sciences Journal (ISSN 2076-0760). Prática de intervenção com crianças e jovens em risco e em perigo em Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo e em Casas de Acolhimento Residencial. Orientação de trabalhos de investigação e supervisão de estágios académicos e profissionais/OPP. Tem como principais linhas de investigação os Riscos e Violências, Crianças e Jovens em Risco e em Perigo, Acolhimento Familiar e Residencial. Experiência em projetos de intervenção comunitária, nomeadamente no combate à pobreza e exclusão social e elaboração e execução de candidaturas ao Programa Portugal Inovação Social.

 

Oficina de Prática e Conhecimento 3 - SAÚDE MENTAL NAS PESSOAS IDOSAS

1. Apresentação do Projeto CuidaIdosaMente, promovido pela Universidade de Coimbra (Coimbra)

Face à crise social e sanitária que vivemos devido ao  COVID-19, o projeto de investigação "COVID-19: Efeitos do isolamento social na saúde mental dos adultos e pessoas idosas", foi desenvolvido com o objetivo de analisar, numa perspetiva multidimensional, os efeitos do isolamento social provocado pelo confinamento da população portuguesa, na saúde mental dos adultos e das pessoas idosas. Reunindo o interesse científico e experiência em avaliação neuropsicológica e envelhecimento, um grupo de experientes neuropsicólogos avaliaram 250 adultos e pessoas idosas da comunidade de Portugal Continental e Açores, para aferir os efeitos emocionais, funcionais e cognitivos da pandemia provocada pela COVID-19. Simultaneamente foi criado um Website denominado de CuidaIdosaMente, com o objetivo de dar a conhecer de forma mais imediata os resultados deste projeto de investigação à população em geral, para promover a literacia em saúde mental e as suas estratégias de prevenção. Foi concebido para ser interativo, atrativo e de fácil acesso, sendo atualizado semanalmente. Este projeto foi financiado pelo RESEARCH 4 COVID-19, 1ª edição, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e foi acolhido pelo Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitiva e Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra.

 

2. Apresentação do Projeto “Estima-te”, promovido pela Fundação João Bento Raimundo (Guarda)

Com o projeto "Estima-te" pretendem-se remodelar três espaços na Residência Sénior, com recurso a materiais inovadores, para sessões de estimulação cognitiva, classes de movimento e acompanhamento psicológico. Possibilitando, assim, uma maior aproximação dos nossos Idosos com os seus familiares e amigos, através de contactos virtuais, troca de atividades e um seguimento "in loco" do trabalho que desenvolvem na Residência Sénior.

3. Dinamização de Carmina Rei

Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. Especialização em Reabilitação Psicossocial na Doença Mental Grave. Responsável pela criação e coordenação da Plataforma SOSDEMÊNCIAS. Docente da Pós-Graduação de Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais no INSPSIC. Psicóloga em vários contextos clínicos (IPSS’s e Privado). Psicóloga do Projeto Cuidar de Quem Cuida (Primeiro Título de Impacto Social na área da Saúde).

 

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas, mas deverão ser concretizadas através do formulário eletrónico até aos dias 12 de maio (Oficina 1), 24 de maio (Oficina 2) e 12 de junho (Oficina 3).

Após a inscrição será enviado um e-mail de confirmação.

Os participantes das Oficinas irão receber um Certificado de Participação via e-mail.

 

ORGANIZAÇÃO

Atividade promovida pelos Núcleos Distritais de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu da EAPN Portugal.


+ info:

Tiago Caio

Técnico do Núcleo Distrital de Viseu

EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza

viseu@eapn.pt

Rua Dr. César Anjo, Lote 2 R/ch F

3510-009 Viseu

Tel: 967 084 614

www.eapn.pt


Comentários