A Gestão de Casos na Intervenção Social com Pessoas/ Famílias em Situação de Vulnerabilidade: Da Teoria à Prática


 

A Gestão de Casos na Intervenção Social com Pessoas/ Famílias em Situação de Vulnerabilidade: Da Teoria à Prática

No âmbito da intervenção social e comunitária, a gestão de casos tem sido definida como um processo colaborativo de prestação de serviços que incorpora uma dupla vertente: (i) suporte direto ao/à cliente, assente no desenvolvimento de um plano individualizado de suporte e (ii) coordenação e optimização dos recursos in/formais disponíveis de modo a garantir uma resposta ajustada às necessidades particulares dos/as clientes. Esta abordagem tem sido apontada como eficaz na intervenção social junto de populações em situação de elevada vulnerabilidade (com múltiplas necessidades e envolvidas em rotas de pobreza e exclusão social), dado que necessitam de uma ampla gama de apoio proveniente de diferentes profissionais e serviços. No entanto, a implementação da gestão de caso afigura-se como um desafio para todos os/as envolvidos/as no sistema de intervenção social atual: serviços, profissionais e pessoas/famílias.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

A formação desenvolve-se ao longo de 5 sessões online (3h) e integra uma componente teórica (assente nos princípios e atuação das abordagens colaborativas e centradas nas competências e soluções) e de reflexão prática (estratégias e boas práticas).

Temas a abordar:

1.    Compreender as pessoas/famílias em situação de elevada vulnerabilidade 

2.    O atual momento entre paradigmas na intervenção social: das abordagens centradas nos problemas às abordagens colaborativas

3.    Gestão de caso: origem, definição, princípios, objetivos, critérios para implementação e boas práticas

4.    O processo de gestão de caso: fases/elementos-chave (Admissão/triagem; avaliação/diagnóstico; planeamento; suporte direto; coordenação/parcerias; monitorização/revisão; encerramento do caso e acompanhamento; avaliação)

5.    A figura do gestor de caso: competências e ações para fortalecer uma prática colaborativa

6.    A centralidade da relação: estratégias para envolver os clientes na intervenção

7.    Constrangimentos e desafios que se colocam aos profissionais

 

OBJETIVO GERAL/ OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Esta ação de formação pretende fornecer um espaço de discussão e reflexão sobre boas práticas, estratégias eficazes, constrangimentos e desafios que se colocam à operacionalização da gestão de caso no atual contexto da intervenção social e comunitária. Procura-se fortalecer os/as profissionais que se encontram na prática directa para intervir (pensar e atuar) mais eficazmente junto das pessoas em situação de vulnerabilidade em cada uma das fases do processo de gestão de caso. Será dado especial enfoque sobre os elementos centrais que compõem uma relação de ajuda, incluindo a construção de confiança, o estabelecimento e negociação de objetivos, envolvimento e motivação das pessoas durante o processo de ajuda.

 

 

 


 

DATAS

6, 7, 14, 21 e 28 de Maio de 2021

 

HORÁRIO

09h30 – 12h30

 

DURAÇÃO

15h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Sofia Rodrigues

Psicóloga; Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Desenvolve diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis e metodologia PhotoVoice com públicos de todas as faixas etárias. Tem participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social. Acresce a participação e condução em diversas Conferências e Seminários em Portugal e no estrangeiro. É coautora do livro “Famílias pobres: desafios à intervenção social” e de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais e revistas internacionais na área da psicologia, intervenção comunitária, pobreza e exclusão social e cidadania.

 

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Privilegia-se o uso de metodologias dinâmicas, participativas e criativas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal: análise de casos e treino de competências práticas. Avaliação contínua de pergunta e resposta entre formador/a e formandos/as; realização de exercícios práticos durante a sessão.

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 40€ | Não associados/as: 60€

 

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as superiores, Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais/ entidades públicas e privadas

 

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

 

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade às Entidades do distrito de Braga | Número de ordem de receção da inscrição

 

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

 

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

 

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 28 de Abril para:

 

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Braga

Rua Ana Teixeira da Silva, N.º 34, 1º esq.- 4700-251 Braga

Tel: 967 084 271 |E-mail: braga@eapn.pt

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