A Gestão de Casos na Intervenção Social com Pessoas/ Famílias em Situação de Vulnerabilidade: Da Teoria à Prática
A Gestão de Casos na Intervenção
Social com Pessoas/ Famílias em Situação de Vulnerabilidade: Da Teoria à
Prática
No âmbito da
intervenção social e comunitária, a gestão de casos tem sido definida como um
processo colaborativo de prestação de serviços que incorpora uma dupla
vertente: (i) suporte direto ao/à cliente, assente no desenvolvimento de um
plano individualizado de suporte e (ii) coordenação e optimização dos recursos
in/formais disponíveis de modo a garantir uma resposta ajustada às necessidades
particulares dos/as clientes. Esta abordagem tem sido apontada como eficaz na
intervenção social junto de populações em situação de elevada vulnerabilidade
(com múltiplas necessidades e envolvidas em rotas de pobreza e exclusão
social), dado que necessitam de uma ampla gama de apoio proveniente de
diferentes profissionais e serviços. No entanto, a implementação da gestão de
caso afigura-se como um desafio para todos os/as envolvidos/as no sistema de
intervenção social atual: serviços, profissionais e pessoas/famílias.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
A formação
desenvolve-se ao longo de 5 sessões online
(3h) e integra uma componente teórica (assente nos princípios e atuação das
abordagens colaborativas e centradas nas competências e soluções) e de reflexão
prática (estratégias e boas práticas).
Temas a abordar:
1.
Compreender
as pessoas/famílias em situação de elevada vulnerabilidade
2.
O atual momento entre paradigmas na intervenção social: das
abordagens centradas nos problemas às abordagens colaborativas
3.
Gestão de
caso: origem, definição, princípios, objetivos, critérios para implementação e
boas práticas
4.
O processo de
gestão de caso: fases/elementos-chave (Admissão/triagem; avaliação/diagnóstico;
planeamento; suporte direto; coordenação/parcerias; monitorização/revisão;
encerramento do caso e acompanhamento; avaliação)
5.
A figura do
gestor de caso: competências e ações para fortalecer uma prática colaborativa
6.
A
centralidade da relação: estratégias para envolver os clientes na intervenção
7.
Constrangimentos
e desafios que se colocam aos profissionais
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OBJETIVO
GERAL/ OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esta ação de
formação pretende fornecer um espaço de discussão e reflexão sobre boas
práticas, estratégias eficazes, constrangimentos e desafios que se colocam à
operacionalização da gestão de caso no atual contexto da intervenção social e
comunitária. Procura-se fortalecer os/as profissionais que se encontram na
prática directa para intervir (pensar e atuar) mais eficazmente junto das
pessoas em situação de vulnerabilidade em cada uma das fases do processo de
gestão de caso. Será dado especial enfoque sobre os elementos centrais que
compõem uma relação de ajuda, incluindo a construção de confiança, o
estabelecimento e negociação de objetivos, envolvimento e motivação das pessoas
durante o processo de ajuda.
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DATAS 6,
7, 14, 21 e 28 de Maio de 2021 HORÁRIO 09h30
– 12h30 DURAÇÃO 15h LOCAL
Plataforma Zoom FORMADORA Sofia Rodrigues Psicóloga;
Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e
Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela
Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Desenvolve diversas atividades de
consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional
nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis e metodologia
PhotoVoice com públicos de todas as faixas etárias. Tem participado em
diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social. Acresce a
participação e condução em diversas Conferências e Seminários em Portugal e
no estrangeiro. É coautora do livro “Famílias pobres: desafios à intervenção
social” e de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais
e revistas internacionais na área da psicologia, intervenção comunitária,
pobreza e exclusão social e cidadania. |
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO Privilegia-se o uso de metodologias dinâmicas,
participativas e criativas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento
pessoal: análise de casos e treino de competências práticas. Avaliação
contínua de pergunta e resposta entre formador/a e formandos/as; realização
de exercícios práticos durante a sessão. INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 40€ | Não associados/as: 60€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as superiores, Coordenadores/as de
equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais/
entidades públicas e privadas ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de
atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade às Entidades do distrito de Braga |
Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de
pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da
formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha
de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada Após confirmação da sua
inscrição, o
pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do
respetivo comprovativo). As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas
até ao próximo dia 28 de
Abril para: EAPN Portugal / Núcleo
Distrital de Braga Rua Ana Teixeira da
Silva, N.º 34, 1º esq.- 4700-251 Braga Tel: 967 084 271 |E-mail:
braga@eapn.pt |
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