Como promover um
acolhimento reparador nas crianças e jovens em risco?
O progressivo reconhecimento da importância das crianças
e jovens na sociedade tem levado a uma crescente preocupação no incentivo,
desenvolvimento e consolidação do exercício dos seus direitos. Para isso é
necessária a existência de boas práticas multidisciplinares e
interinstitucionais em contexto montante e a jusante do acolhimento. Estas boas
práticas devem ser pautadas pela qualidade na resposta às necessidades
individuais de cada criança ou jovem.
Trabalhar com seres humanos é uma tarefa nobre e
exigente, mas dedicar-se às crianças, atinge outro nível de entrega. Se
falarmos de crianças em situação de particular vulnerabilidade, privados desde
logo de um direito fundamental – crescer junto da sua família, então podemos
perceber a importância que o nosso papel tem não apenas nas vidas deles, mas na
sociedade. Importa que aqueles que cuidam da dor possam empoderar-se para
melhor desempenharem o seu crucial propósito.
|
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1.
O Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco –
da sinalização ao pós acolhimento, trabalhar a montante e a jusante do
acolhimento
2.
Trabalhar em rede (interna e externa)
3.
O perfil da criança/jovem em risco
4.
O perfil do cuidador residencial
5.
Modelos de preparação para a vida em autonomia
6.
Transição favorável para o pós-acolhimento
|
OBJETIVO
GERAL
Empoderar os profissionais
com conhecimentos sobre um acolhimento reparador, promotor da autonomia e
inserção das crianças e jovens. Conhecer as especificidades do Sistema de
Promoção e Proteção de crianças e jovens em risco.
_______________________________________________________________________________________ OBJETIVO
ESPECÍFICOS - Compreender o perfil da
criança/jovem em risco - Compreender o perfil do cuidador residencial - Trabalhar o papel do cuidador - Identificar e implementar modelos de preparação
para a vida em autonomia - Identificar e implementar estratégias para uma
transição favorável para o pós-acolhimento |
METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição
participada, com metodologias mais dinâmicas, ativas e experienciais. Inclui a
realização de exercícios práticos e trabalhos em grupo.
DATAS 2,
4 e 9 de março HORÁRIO 2 março: 14h - 18h 4 e 9 março: 9h - 13h DURAÇÃO 12h LOCAL
Plataforma Zoom FORMADOR João Gaspar Mentor
e coordenador da PAJE - Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos - Doutor
em Psicologia da Educação, com Pós-doutoramento em Educação Social - Autor e
coordenador de livros, artigos e capítulos em publicações nacionais e
internacionais - Investigador do Instituto de Psicologia Cognitiva, do Centro
de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e do Laboratório
Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social da PUC, Rio de Janeiro -
Supervisor de equipas técnicas e educativas. Atualmente
investiga, coordena projetos e publica sobre educação e crianças em risco. |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não associados/as:
50€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as
e dirigentes de LIJ, Técnicos da CPCJ, profissionais que trabalham (ou
pretendem trabalhar) na promoção dos direitos das crianças e jovens,
nomeadamente das áreas social, saúde, educação, jurídica, política, entre
outras. ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados
EAPN Portugal | Entidades
do distrito de Bragança| Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode
ser fotocopiada Após confirmação da sua
inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária
(mediante envio do respetivo comprovativo). EAPN
Portugal / Núcleo Distrital de Bragança Rotunda de
Vale D`Álvaro nº 2 R/C Dtº. 5300- 274
Bragança Telefone:
967 084 273 | braganca@eapn.pt |
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