A Gestão Construtiva de Conflitos no Contexto Educativo Mediação Escolar – Programas. Inscrições até 26 fevereiro.
A Gestão Construtiva de Conflitos no Contexto Educativo
Mediação Escolar – Programas
A Mediação Escolar permite
a participação, a responsabilidade e as soluções não violentas dos conflitos
na comunidade escolar. Constitui uma oportunidade de aprendizagem de novas
formas de relação e comunicação que realça a importância de uma convivência
salutar assente no diálogo colaborativo e no respeito pelos direitos humanos,
promotora de uma cultura de paz e da inclusão social. A mediação pressupõe uma
mudança de perspetiva conceitual do conflito, percebendo este como um
processo dinâmico intrínseco à condição e convivência humana, percecionado
como destrutivo ou construtivo dependendo da forma como é gerido. Assim a
Mediação implica transformação a nível pessoal e estrutural na organização
que admita a existência do conflito e a sua abordagem mediante metodologias
construtivas em desfavor de métodos punitivos e competitivos. As vantagens do emprego da
Mediação na Escola como método de resolução de conflitos são reconhecidas,
nomeadamente a melhoria da comunicação entre alunos, professores,
administradores e pais, a diminuição da violência escolar e do vandalismo, do
absentismo e das situações de indisciplina, um maior envolvimento,
responsabilidade e competência de todos na resolução dos problemas
vivenciados no contexto escolar (e também familiar e social), com maior
preparação e sensibilidade para uma convivência multicultural. Deste modo, esta formação
surge como pertinente tendo como objetivo sensibilizar e capacitar os
diferentes profissionais, agentes educativos no contexto escolar, para a sua
ação proativa no que se refere a impulsionar e promover o desenvolvimento de
programas de mediação escolar nas suas diferentes modalidades e integrando as
diversas formas de gestão construtiva de conflitos na escola. |
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
MÓDULO 1. Formas de Gestão Construtiva de Conflitos
MÓDULO 2. Mediação Escolar
MÓDULO 3. Programas de Mediação de Conflitos nas
Escolas
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OBJETIVO GERAL
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Os conteúdos da
formação serão transmitidos utilizando o método expositivo (apresentação do
programa e conteúdos em PowerPoint), método interrogativo (questionários de
diagnóstico inicial e atividades individuais) e ativo (realização de trabalhos
de grupo: discussão, debate, resolução de casos práticos e elaboração de um
Programa de Mediação Escolar).
Critérios de
Avaliação: Pontualidade, assiduidade, participação ativa, reflexão crítica
construtiva, realização de trabalhos individuais e em grupo.
DATAS 6/13/20/27 Março 2021 HORÁRIO 10h – 13h DURAÇÃO 12h LOCAL Plataforma Zoom FORMADORA Ilda Reis Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço
Social do Porto. Doutoranda em Psicologia Clinica – Psicologia da Familia e
Intervenção Familiar, Programa Interuniversitário da Faculdade de Psicologia
e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia
da Universidade de Lisboa. Mestre em Mediação e Interculturalidade, com o tema de
dissertação “Intervenção Social com Famílias Multiproblemáticas - Diálogos
entre a Sistémica e Mediação” pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da
Universidade Fernando Pessoa do Porto. Terapeuta Familiar e Interventora Sistémica, sócia efetiva da
Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Delegação do Norte – Porto. Mediadora de Conflitos (curso reconhecido pelo Ministério da
Justiça) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade
Fernando Pessoa do Porto. Pós-Graduada em Aconselhamento e Intervenção Psicossocial, pelo
Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra. Pós-Graduada em Saúde e Intervenção Social, pelo Instituto
Superior de Serviço Social de Lisboa. Desenvolve a sua atividade profissional, especificamente no
âmbito da intervenção sistémica com famílias, contando com mais de 16 anos de
experiência profissional na área da intervenção social e nos diversos
contextos: saúde, ação social, instituição de acolhimento de crianças e
jovens em risco, CPCJ e educação/contexto escolar. Em 2020, cria o Projeto “Educar Hoje – Um Desafio Constante”, no
âmbito da Educação Parental, Serviço Social Clínico e Terapia Familiar |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€ PÚBLICO-ALVO Assistentes Socais, Psicólogos,
Professores e Educadores ou outros profissionais no contexto escolar. ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e
Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de actualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à
distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a
associados da EAPN Portugal // Número de ordem
de recepção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da acção e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E
INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo As inscrições são limitadas a 20
formandas/os até 26 Fevereiro 2021! Após a confirmação da sua
inscrição e da efectiva realização da acção de formação, o pagamento deve ser
efectuado, por
transferência bancária, e o
comprovativo do pagamento enviado
para: vianadocastelo@eapn.pt até 26 Fevereiro 2021! |
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