A Gestão Construtiva de Conflitos no Contexto Educativo Mediação Escolar – Programas. Inscrições até 26 fevereiro.


 

AÇÃO DE FORMAÇÃO

A Gestão Construtiva de Conflitos no Contexto Educativo

Mediação Escolar – Programas

A Mediação Escolar permite a participação, a responsabilidade e as soluções não violentas dos conflitos na comunidade escolar. Constitui uma oportunidade de aprendizagem de novas formas de relação e comunicação que realça a importância de uma convivência salutar assente no diálogo colaborativo e no respeito pelos direitos humanos, promotora de uma cultura de paz e da inclusão social.

A mediação pressupõe uma mudança de perspetiva conceitual do conflito, percebendo este como um processo dinâmico intrínseco à condição e convivência humana, percecionado como destrutivo ou construtivo dependendo da forma como é gerido. Assim a Mediação implica transformação a nível pessoal e estrutural na organização que admita a existência do conflito e a sua abordagem mediante metodologias construtivas em desfavor de métodos punitivos e competitivos.

As vantagens do emprego da Mediação na Escola como método de resolução de conflitos são reconhecidas, nomeadamente a melhoria da comunicação entre alunos, professores, administradores e pais, a diminuição da violência escolar e do vandalismo, do absentismo e das situações de indisciplina, um maior envolvimento, responsabilidade e competência de todos na resolução dos problemas vivenciados no contexto escolar (e também familiar e social), com maior preparação e sensibilidade para uma convivência multicultural.

Deste modo, esta formação surge como pertinente tendo como objetivo sensibilizar e capacitar os diferentes profissionais, agentes educativos no contexto escolar, para a sua ação proativa no que se refere a impulsionar e promover o desenvolvimento de programas de mediação escolar nas suas diferentes modalidades e integrando as diversas formas de gestão construtiva de conflitos na escola.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

MÓDULO 1. Formas de Gestão Construtiva de Conflitos

  • Negociação
  • Conciliação
  • Mediação
  • Outras Formas – Arbitragem, Assembleia de Turma, Consenso de Normas, Sistema de Ajuda entre Iguais.

MÓDULO 2. Mediação Escolar

  • Breve História da Mediação Escolar em Portugal
  • Princípios de Cultura de Mediação
  • Características, Benefícios e Limites da Mediação
  • Modelos de Mediação
  • Processo de Mediação Escolar
  • Mediador Escolar: Funções e Competências

 

MÓDULO 3. Programas de Mediação de Conflitos nas Escolas

  • Condições para a Implementação
  • Fase de Implementação
  • Modalidades de Programas de Mediação Escolar

OBJETIVO GERAL

  • Entender a Mediação como método eficaz na Resolução Construtiva de Conflitos no contexto educativo e as suas vantagens.
  • Dotar os profissionais de competências no âmbito da Mediação e Gestão Construtiva de Conflitos de modo a que sejam capazes de desenhar e implementar um programa de mediação escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer breve história da Mediação Escolar em Portugal e Programas de Mediação Escolar implementados;
  • Conhecer as diversas formas de gestão construtiva de conflitos;
  • Conhecer quais as funções e competências do mediador;
  • Aplicar as estratégias de mediação na resolução dos conflitos emergentes no contexto escolar;
  • Delinear e implementar um Programa de Mediação Escolar na comunidade educativa.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Os conteúdos da formação serão transmitidos utilizando o método expositivo (apresentação do programa e conteúdos em PowerPoint), método interrogativo (questionários de diagnóstico inicial e atividades individuais) e ativo (realização de trabalhos de grupo: discussão, debate, resolução de casos práticos e elaboração de um Programa de Mediação Escolar).

Critérios de Avaliação: Pontualidade, assiduidade, participação ativa, reflexão crítica construtiva, realização de trabalhos individuais e em grupo.


 

DATAS

6/13/20/27

Março 2021

HORÁRIO

10h – 13h

 

DURAÇÃO

12h

LOCAL

Plataforma Zoom

FORMADORA

Ilda Reis

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

Doutoranda em Psicologia Clinica – Psicologia da Familia e Intervenção Familiar, Programa Interuniversitário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Mestre em Mediação e Interculturalidade, com o tema de dissertação “Intervenção Social com Famílias Multiproblemáticas - Diálogos entre a Sistémica e Mediação” pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto.

Terapeuta Familiar e Interventora Sistémica, sócia efetiva da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Delegação do Norte – Porto.

Mediadora de Conflitos (curso reconhecido pelo Ministério da Justiça) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto.

Pós-Graduada em Aconselhamento e Intervenção Psicossocial, pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra.

Pós-Graduada em Saúde e Intervenção Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.

Desenvolve a sua atividade profissional, especificamente no âmbito da intervenção sistémica com famílias, contando com mais de 16 anos de experiência profissional na área da intervenção social e nos diversos contextos: saúde, ação social, instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco, CPCJ e educação/contexto escolar.

Em 2020, cria o Projeto “Educar Hoje – Um Desafio Constante”, no âmbito da Educação Parental, Serviço Social Clínico e Terapia Familiar

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Assistentes Socais, Psicólogos, Professores e Educadores ou outros profissionais no contexto escolar.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de actualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de recepção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da acção e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo


Formulário de inscrição, clicar aqui.

 

 

As inscrições são limitadas a 20 formandas/os até 26 Fevereiro 2021!

Após a confirmação da sua inscrição e da efectiva realização da acção de formação, o pagamento deve ser efectuado, por transferência bancária, e o comprovativo do pagamento enviado para: vianadocastelo@eapn.pt até 26 Fevereiro 2021!

 

Comentários