Visitas domiciliárias: práticas colaborativas com pessoas e famílias muito vulneráveis


 

Visitas domiciliárias: práticas colaborativas com pessoas e famílias muito vulneráveis

Na intervenção social e comunitária, os profissionais deparam-se frequentemente com pessoas e famílias que enfrentam dificuldades ao nível da sua saúde mental que afetam a sua capacidade de viver de forma plena e autónoma. A identificação e amplificação das forças e recursos familiares em situações continuadas de vulnerabilidade económica, social e de saúde, constitui um desafio que requer uma permanente atualização e treino de competências/técnicas. Esta Oficina de Prática e Conhecimento pretende preparar os profissionais da área social para a abordagem em contexto de domicílio a pessoas e famílias muito vulneráveis e identificar estratégias para facilitar a prestação de apoio psicossocial.

 

Objetivo Geral: Esta Oficina pretende capacitar os profissionais que estão na prática direta para o uso de técnicas e estratégias centradas nas soluções junto de pessoas e famílias que enfrentam doença mental em contextos de vulnerabilidade social, de saúde e económica. Através da realização de exercícios práticos (e.g., análise de casos; preparação de visitas domiciliárias) os profissionais irão planear e desenvolver uma abordagem colaborativa que contribua para o aumento da autoconfiança no trabalho social junto das pessoas e famílias muito vulneráveis.

 

Conteúdos Programáticos:

·         Abordagem colaborativa nas visitas domiciliárias: princípios e boas práticas

·         Visitas domiciliárias: competências e limites à intervenção dos profissionais

·         Estratégias e cuidados a ter antes, durante e após visitas domiciliárias a clientes muito vulneráveis.

·         Intervenção em situações específicas: estratégias e limitações (e.g., esquizofrenia e perturbação de acumulação)

·         Competências de planeamento e avaliação em contexto domiciliário (e.g., avaliação da segurança pessoal dos profissionais e dos clientes muito vulneráveis)

 

Metodologia:

A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição participada, com metodologias mais dinâmicas, ativas e experienciais. Inclui análise e discussão de casos e treino específico de competências aplicadas ao atual contexto da intervenção social;

 

-Dinamizador(a): Sofia Rodrigues

Psicóloga; Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, com a qual tem vindo a colaborar em ações de formação. Desenvolve diversas atividades de supervisão, consultoria e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social e comunitária com famílias muito vulneráveis, abordagens colaborativas, gestão de caso e metodologia Photovoice, designadamente junto de CPCJ, CAFAP, NPISA, Centros de Acolhimento para crianças e jovens em risco, Centros de Apoio à Família, Equipas de RSI/Ação social e equipas ou redes de parceiros com responsabilidade na intervenção social a nível municipal. Tem participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social. Acresce a participação e condução em diversas Conferências e Seminários em Portugal e no estrangeiro. É autora e coautora de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais, manuais escolares (Ensino nacional em Timor-Leste) e revistas nacionais e internacionais na área da psicologia, intervenção social e comunitária, abordagens colaborativas, pobreza e exclusão social e cidadania.

 

-Destinatários: Profissionais que desenvolvam intervenção social com pessoas e famílias muito vulneráveis;

 

-Local: Online (Plataforma Zoom);

 

-Datas e horário: 25 e 26 de janeiro de 2021 (9h30 – 12h30) – Duração de 6h;

 

-Inscrições: Gratuitas para os associados da EAPN Portugal e 10€ para os restantes inscritos. Deverão ser formalizadas até ao próximo dia 21 de janeiro, através do preenchimento do formulário de inscrição;

 

-Critérios de seleção: Ordem de receção das inscrições (limite máximo de 30 participantes);

 

-Organização: Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal




Comentários