Respostas e Intervenção
Emocional em Contexto de Pandemia
Perante o tão exigente período que atravessamos, é
imperativo encontrar respostas e soluções para as problemáticas com que nos
deparamos a nível pessoal, institucional e profissional (eu, equipa e utentes -
para quem trabalhamos). Esta formação está focada no desenvolvimento de
estratégias que capacitam a intervenção nestes três níveis, explorando, para
isso, ferramentas que permitam cuidar de nós próprios (Self-Care), lidar com a
perda e com o trauma, fazer uma adequada gestão das emoções, desenvolver uma
melhor comunicação, gestão de conflitos e melhorar o desempenho, quer
individual quer do grupo.
|
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS |
1. Reconhecer a importância do Self-Care e do bem-estar na
vida de cada um.
2. Aprender a identificar oportunidades no quotidiano para
implementar estratégias de redução do stress.
3. Criar oportunidades para aumentar a alegria, fortalecer a
resiliência e melhorar o bem-estar.
4.
Identificar os comportamentos que afetam as
relações interpessoais e o funcionamento da equipa. autoanálise desses comportamentos; elaboração
de um plano de desenvolvimento pessoal.
5. Compreender os princípios básicos da intervenção na crise e
gestão de conflitos.
6. Desenvolver ambientes de respeito e crescimento.
7. Melhorar as competências comunicativas e relacionais.
8. Aprender a atuar precocemente na prevenção de situações de
conflito e crise.
9. Compreender porque nos tornamos contra agressivos. Aprender
estratégias para gerir a contra agressividade.
10.
Questões emocionais
associadas à COVID-19
11.
Aplicar estratégias
de Regulação Emocional.
12.
Estratégias para a
prevenção e reparação junto de nós, das nossas equipas e dos utentes.
|
OBJETIVO GERAL
Apetrechar
os profissionais de ferramentas que fortaleçam o seu bem-estar e a sua relação
com os outros, através de competências focadas na relação, comunicação e gestão
das emoções, com vista a uma abordagem mais terapêutica, focada na resposta às
necessidades que surgem neste período de crise e promoção do seu
desenvolvimento biopsicossocial e bem-estar global.
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aprender estratégias e ferramentas que permitam
implementar um programa de Self-Care, com vista à prevenção e redução do
stress, burnout e fadiga por compaixão e, simultaneamente, para manter e
promover o bem-estar pessoal;
- Compreender a comunicação como uma ferramenta no trabalho,
dentro das instituições e com os utentes;
- Trabalhar sobre as características das equipas eficazes e
eficientes: como se constroem e mantêm as relações interpessoais, como se
previne a “contra agressividade” e o conflito no trabalho neste período ímpar;
- Identificar e praticar ferramentas chave para conectar e
construir os alicerces para a relação.
- Desenvolver ambientes de respeito e crescimento, através
da comunicação terapêutica.
- Treinar ferramentas chave para a construção da aliança
terapêutica com quem trabalhamos;
- Identificar as principais causas para a
“disfuncionalidade” neste período pandémico;
- Identificar e implementar medidas reparadoras e
preventivas perante a crise
|
DATAS 9,
11, 17 e 18 de fevereiro de 2021 HORÁRIO 14.00h
- 17.00h DURAÇÃO:
12h LOCAL
Plataforma
Zoom FORMADOR Paulo Gomes Psicólogo;
Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas; e Estudos Avançados em
Ciências da Educação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses,
tendo reconhecido a especialidade geral em Psicologia Clínica e da Saúde e as
especialidades avançadas em Psicoterapia, Coaching Psicológico e Psicologia
do Desporto. Responsável pela Academia da Pressley Ridge que trabalha no
desenvolvimento de ferramentas para profissionais, famílias e organizações
através da codificação de conhecimento, formação, supervisão e consultoria.
Elevada experiência no desenvolvimento de programas de formação para a
promoção da coesão de equipa, comunicação, liderança, competências emocionais
e relacionais. Os seus interesses estão focados no Bem-estar, Otimismo,
Resiliência, Desempenho e Performance |
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO Metodologias de Educação Não-Formal facilitadoras da
apropriação dos conteúdos e maior experimentação /confrontação com potenciais
dificuldades a lidar no futuro. Esta abordagem complementa a dimensão mais
expositiva dos conteúdos teóricos, com a implementação de exercícios
práticos, facilitando a aprendizagem entre pares e a cooperação/trabalho em
equipa INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não Associados/as: 50€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as,
Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de
organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
à distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade
às entidades do
distrito de Viseu | Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E
INSCRIÇÕES https://forms.gle/8EDo3FHTqP86QoMN7 Após
confirmação da sua inscrição, o pagamento
deverá ser efetuado por transferência bancária e envio do respetivo
comprovativo por email para viseu@eapn.pt. As inscrições são
limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 3 de fevereiro para: Rua Dr. César Anjo, Lote
2 R/ch F 3510-009 Viseu Telefone: 967 084 614|
viseu@eapn.pt |
Comentários
Enviar um comentário