Portugal na cauda da Europa relativamente à percentagem de mulheres em lugares de gestão de topo


 


De acordo com o Índice de Diversidade de Género 2020

Portugal na cauda da Europa relativamente à percentagem de

 mulheres em lugares de gestão de topo


  

Portugal está em 13º no ranking europeu, dentro do grupo de 16 países com empresas cotadas no STOXX Europe 600;


Apenas três (25%) empresas portuguesas cotadas (CTT, Jerónimo Martins e F. Ramadas Investimentos) têm um Índice de Diversidade de Género superior à média;


28% dos líderes em funções executivas e não executivas nas 668 empresas analisadas na Europa são mulheres;


As mulheres representam apenas 34% de todos os membros da administração nas empresas europeias analisadas. A situação é pior a nível executivo, onde as mulheres representam apenas 17% de todos os líderes, no entanto, as empresas beneficiariam claramente da mistura.


Lisboa, 26 de janeiro de 2021 – O Gender Diversity Index 2020 (GDI), o estudo que analisa a representatividade de género nos conselhos de administração e nos cargos executivos das maiores empresas europeias, revela que as 600 empresas registadas no STOXX Europe de 16 países europeus, incluindo Portugal, têm progredido, embora lentamente, relativamente à igualdade de género. Contudo o estudo apresenta grandes disparidades quando se observa individualmente cada país. Os resultados deste estudo acabam de ser anunciados no contexto do Gender Equality Awards 2020, evento que conta com a Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon) como parceiro estratégico em Portugal.   

As empresas cotadas em bolsa da Noruega, França, Reino Unido, Finlândia e Suécia estão mais próximas de ter uma liderança equilibrada em termos de diversidade de género com as mulheres a assumirem cargos de gestão de topo. Mas as empresas da Polónia e da República Checa estão longe de ser equilibradas nas suas escolhas de liderança.

Portugal está em 13º no ranking, dentro dos 16 países do STOXX Europe 600 abrangidos nesta análise. Com uma pontuação de 0,44 no Índice de Diversidade de Género (IDG), que permite comparar países e empresas, esta pontuação é 0,12 pontos abaixo da média europeia e 0,30 pontos abaixo do ranking dos 45 melhores países. Portugal tem uma pontuação inferior à média em quase todos os indicadores do índice, com pontuações especialmente baixas para a percentagem de mulheres com cargos executivos de gestão (14%) e mulheres em comités (21%), mais de 15% atrás do país com a pontuação mais alta.

Nenhuma das empresas analisadas em Portugal tem uma directora executiva feminina, enquanto 6% das empresas têm uma mulher no conselho de administração. Apenas três (25%) empresas portuguesas (CTT, Jerónimo Martins e F. Ramadas Investimentos) têm um Índice de Diversidade de Género superior à média. Além disso, quatro (33%) das empresas têm um índice inferior a 0,40. Duas das cinco maiores empresas de Portugal, a Corticeira Amorim e a Galp Energia, têm um IDG que é inferior ao GDI médio em 0,04 e 0,05 pontos, respetivamente. A classificação máxima da empresa em Portugal, CTT, também não tem mulheres na liderança do conselho de administração, embora representem 60% dos cargos de direção e do comité de gestão.

Existem três empresas portuguesas que estão incluídas no ranking de diversidade de género de 2019 e de 2020, sendo que destas:

2 melhoraram a sua pontuação no último ano;


1 (Jerónimo Martins) viu a sua pontuação diminuir desde 2019;


A maior melhoria foi registada pela empresa EDP Energias de Portugal.

 

 Para Mariana Branquinho, Board Member PWN Lisbon, “a edição de 2020 do índice revela que Portugal está numa posição com espaço para melhorar a vários níveis. Para além do género, são hoje questões estruturantes a integração de diferentes gerações e culturas, o acolhimento de millennials, as competências-chave para a permanente mudança, os novos segmentos de negócio, o ambiente tecnológico, as condições de trabalho remoto e a gestão de equipas à distância”.

O Gender Diversity Index 2020 analisa a participação das mulheres na governação empresarial nas maiores empresas europeias que estão cotadas no índice STOXX 600 Europe ou, em alguns países, nos índices das bolsas de valores nacionais. Analisando 2020, observa-se que a igualdade de género na liderança empresarial ainda está longe da realidade:

28% dos líderes empresariais em funções executivas e não executivas nas 668 empresas analisadas são mulheres;

As mulheres representam apenas 34% de todos os membros da administração nas empresas analisadas;

A situação é pior a nível executivo, onde as mulheres representam apenas 17% de todos os líderes, no entanto, as empresas beneficiariam claramente da mistura;

Apenas 42 (6%) das 668 empresas analisadas têm uma mulher CEO. Apenas 130 (19%) das empresas têm uma mulher em pelo menos um destes cargos: CEO, COO ou CFO;

Ao mesmo tempo, verifica-se uma tendência nas empresas que já se encontram relativamente bem nos indicadores analisados, onde estão a melhorar a presença de mulheres aos níveis mais elevados. Por outro lado, as empresas na parte inferior do ranking estão a fazer progressos mínimos, se é que alguma, está a progredir.

A Presidente da European Women on Boards - iniciativa estratégica que identifica mulheres com o perfil, o percurso e as competências com maior adequação ao desempenho de cargos de gestão de topo, no público e no privado -, Päivi Jokinen, destaca que “O número de mulheres CEOs aumentou de 28 para 42, o número de empresas com uma quota feminina de 99 para 129, e as mulheres nos conselhos de administração representam agora 9% em comparação com os 7% em 2019. O GDI médio aumentou de 0,53 para 0,56 e o número de empresas com um GDI superior a 0,8 duplicou de 30 para 62, o que revela haver um progresso da diversidade de género na Europa empresarial.

"As mulheres são um grupo-alvo importante para as empresas, as suas necessidades e perceções podem muitas vezes ser muito diferentes das necessidades e perceções dos homens. Num ambiente heterogéneo com maior diversidade de pensamento, as perspetivas são alargadas e os riscos empresariais diminuem. Ao utilizar toda a força de trabalho com toda a sua capacidade, a Europa pode assegurar a sua competitividade na economia global", reforça Päivi Jokinen.

O Gender Diversity Index 2020 analisou ainda o impacto da pandemia da COVID-19, que, a par da saúde, prejudicou o bem-estar e o equilíbrio entre a vida profissional e familiar de muitos empregados, expondo muitos a despedimentos ou a medidas de desemprego temporário. As mulheres foram as mais afetadas pela perda de postos de trabalho, mas também sofreram um maior stress por terem de combinar o trabalho doméstico com o acompanhamento escolar em casa e outras tarefas familiares. Como consequência, as desigualdades nas sociedades aprofundaram-se.

A PWN Lisbon, organização sem fins lucrativos integrada na PWN Global, é em Portugal o parceiro e dinamizador do evento internacional Gender Equality Awards 2020 onde foram divulgados os resultados do “Gender Diversity Index 2020”. O relatório integral está disponível para consulta através deste link e os dados relativos a Portugal, podem ser consultados através deste link.

 

 Estratégia e enfoque da União Europeia

A União Europeia considera que as principais razões para a sub-representação das mulheres nos processos e posições de decisão são os tradicionais papéis e estereótipos de género, a falta de apoio às mulheres e aos homens para lhes permitir equilibrar as responsabilidades de cuidados com o trabalho, e as culturas políticas e empresariais prevalecentes. Para além de várias cooperações estratégicas com governos, parceiros sociais, ONGs e empresas, a Comissão Europeia tem promovido ativamente o equilíbrio de género nos conselhos de administração de empresas com legislação em 2012 destinada a aumentar o número de mulheres nos conselhos de administração de empresas em 40% em empresas cotadas em bolsa. Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, estabeleceu a igualdade como uma das prioridades centrais do seu mandato e do da sua equipa de Comissários, o que inclui uma clara focalização na igualdade de género. Ao mesmo tempo, o Parlamento Europeu reabriu o debate sobre a tomada de medidas regulamentares para aumentar a participação das mulheres na liderança empresarial, uma vez que muitos membros do Parlamento Europeu consideram que as medidas voluntárias são insuficientes.

A nível de países individuais, alguns governos já puseram em prática medidas para promover a diversidade nos conselhos de administração das empresas. Estas podem ser medidas regulamentares - nomeadamente, quotas obrigatórias (que existem na Noruega, Bélgica, Alemanha, França e Itália) - ou medidas brandas, tais como quotas sem sanções ou que só são aplicáveis a empresas públicas (na Dinamarca, Irlanda, Grécia, Espanha, Luxemburgo, Holanda, Áustria, Polónia, Portugal, Finlândia, Suécia e Reino Unido).

 

Sobre a European Women on Boards (EWoB)

A EWoB é uma associação sem fins lucrativos com sede em Bruxelas que se concentra na promoção da igualdade de género no processo de decisão europeu. Para além da realização de investigação sobre diversidade de género nas maiores empresas europeias, divulgam as melhores práticas sobre políticas e medidas de governação empresarial que favorecem a diversidade de género, contribuem para o desenvolvimento e empoderamento das mulheres que são candidatas a cargos de direção e executivos de topo, formam, orientam e dão apoio. Em suma, a European Women on Boards é uma rede única de líderes femininas experientes e em constante crescimento.

 

 Sobre a PWN Lisbon

A Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon), formalmente constituída em 2011, consiste numa organização sem fins lucrativos integrada na PWN Global, com a missão de promover o desenvolvimento profissional das mulheres em todas as suas etapas, através de práticas reconhecidas a nível internacional, nomeadamente programas de formação em liderança e mentoring, investigação e desenvolvimento da rede de influência e partilha de modelos de excelência. A PWN Lisbon conta, atualmente, com mais de 300 membros ativos, entre mulheres e homens, de diferentes faixas etárias e com total diversificação de funções, setores e culturas. Alinhada com o seu objetivo de liderar a definição e implementação de iniciativas inovadoras no acompanhamento contínuo e na promoção das mulheres nas suas carreiras, a PWN Lisbon dinamiza um conjunto de programas inovadores – Liderança, Mentoring, Women on Board, Engaging Men e Youth –, pequenos-almoços de networking, workshops e iniciativas de role model com personalidades femininas e masculinas de referência nos mais diferentes setores do tecido empresarial português.

 

Sobre o Programa Women On Boards

Antecipando a aprovação da lei (2018) que definiu que as empresas públicas e as cotadas passassem a cumprir 33,3% de cargos femininos nos Conselhos Administração e nos órgãos de fiscalização, a PWN Lisbon lançou em fevereiro de 2017 o programa Women on Board (WoB), demonstrando a relevância desta temática. Em linha com as melhores práticas já testadas na PWN Global e seguindo a visão da União Europeia no processo de aceleração das mulheres na liderança, o WoB surgiu como uma iniciativa estratégica para identificar mulheres com o perfil, o percurso e as competências com maior adequação ao desempenho de cargos de gestão de topo, no público e no privado. Este programa da PWN Lisbon conta hoje com mais de 60 executivas seniores. Através deste programa, é possível criar sinergias e potenciar o encontro entre as profissionais e as organizações, com benefício para o tecido empresarial e a sociedade portuguesa no global. O programa está orientado, pois, para a retenção do talento, na ótica organizacional, e para a integração de programas de desenvolvimento profissional exclusivos e o acesso aos stakeholders mais relevantes, na ótica das profissionais destacadas.

 

Sobre a PWN Global

A Professional Women’s Network (PWN) é uma organização sem fins lucrativos nascida em Paris, em 1991, do espírito inquieto, visionário e empreendedor da mulher de Alain Minc, conselheiro do então Presidente da República de França, François Mitterand. Ancorada numa preocupação estratégica com a desigualdade de oportunidades profissionais da França da década de 1990, a PWN logo se posicionou para a implementação de iniciativas inovadoras no acompanhamento contínuo e na promoção das mulheres nas suas carreiras, contribuindo para a construção de uma sociedade mais diversa e justa.  

Com um crescimento sempre dinâmico, é formada por mais de 4 mil membros de 90 nacionalidades e encontra-se presente na Europa, no Médio Oriente, na Ásia e na América do Sul, com representação em cidades como Paris, Amesterdão, Bruxelas, Londres, Copenhaga, Oslo, Dublin, Frankfurt, Istambul, Bucareste, Madrid, Barcelona, São Paulo, Dubai, Kuala Lumpur ou, claro, Lisboa. Anualmente, organiza cerca de 600 iniciativas de formação e networking, divulgando regularmente estudos e publicações com contributos reconhecidos na temática do género. 

 

 


Comentários