Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas com Crianças
e Jovens
Os conflitos em contexto institucional e/ou escolar
merecem ser olhados de uma forma educada e educadora, com vista não apenas à
sua gestão e resolução, mas também à sua utilização como meio de aprendizagem
de competências de resolução de problemas e de exercício de uma cidadania
reflexiva e responsável. Consequentemente, a introdução de práticas
restaurativas para lidar com comportamentos disruptivos, infrações
disciplinares e até infrações mais graves, que ocorrem dentro do contexto institucional/
escolar ou com os seus membros, torna-se na sociedade de hoje uma necessidade
cada vez mais premente. Se quisermos pensar numa instituição/ escola inclusiva,
tolerante com as diferenças, responsável pela resolução dos seus problemas,
promotora de uma cidadania ativa, é urgente introduzir no seu seio meios de
gestão e resolução de problemas que humanizem as pessoas e as cuidem, sem
deixar de promover a defesa dos valores da comunidade e da reparação efetiva
dos danos. Neste contexto, juntamos à proposta de mediação entre pares, a
introdução dos métodos de conversas em círculo e práticas restaurativas.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1.
Compreender o
conflito: O conflito é normal, a violência é um problema. Da tolerância zero aos métodos participativos de
resolução de conflitos
2.
Perspetiva narrativa
3.
Perspetiva restaurativa e práticas restaurativas
4.
Continuum de
resolução de conflitos em contexto institucional/ escolar: Conversas restaurativas;
Mediação;
Mediação entre pares; Conversas em
círculo; Conferências
restaurativas
5.
Práticas
restaurativas e Bullying
6.
Introdução da
Mediação e das práticas restaurativas
|
OBJETIVOS
- Conhecer a mediação de conflitos e as
práticas restaurativas como estratégias/processos de gestão e resolução de
conflitos com crianças e jovens;
- Identificar quando cada uma das metodologias é a forma de
intervenção adequada;
- Aplicar cada uma das metodologias/processos e suas
técnicas em casos concretos.
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos ativos; interrogativos e
expositivos. Avaliação contínua e realização de
exercícios / estudos de caso. |
DATAS 10,
12, 17 e 19 de Fevereiro de 2021 HORÁRIO 10h00
– 13h00 DURAÇÃO 12h LOCAL
Plataforma Zoom FORMADORA Isabel Oliveira Licenciada em Direito pela Universidade de
Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de Mediação Escolar
(2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral (2007); Mediação
Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL – Programação
Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação Neurolinguística (2010);
Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012 e 2015) e em
Círculos Restaurativos (com Brian Steels). |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não associados/as:
50€ PÚBLICO-ALVO Profissionais que trabalhem (ou
pretendam trabalhar) na promoção dos direitos das crianças e jovens,
nomeadamente das áreas social, saúde, educação, jurídica, entre outras.
ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade
às Entidades do
distrito de Braga | Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode
ser fotocopiada Após confirmação da sua
inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária
(mediante envio do respetivo comprovativo). As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas
até ao próximo dia
29 de janeiro para: EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Braga Rua Ana Teixeira da Silva, N.º 34,
1º esq.- 4700-251 Braga Tel: 967 084 271 |E-mail: braga@eapn.pt |
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