Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas com Crianças e Jovens


 

Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas com Crianças e Jovens

Os conflitos em contexto institucional e/ou escolar merecem ser olhados de uma forma educada e educadora, com vista não apenas à sua gestão e resolução, mas também à sua utilização como meio de aprendizagem de competências de resolução de problemas e de exercício de uma cidadania reflexiva e responsável. Consequentemente, a introdução de práticas restaurativas para lidar com comportamentos disruptivos, infrações disciplinares e até infrações mais graves, que ocorrem dentro do contexto institucional/ escolar ou com os seus membros, torna-se na sociedade de hoje uma necessidade cada vez mais premente. Se quisermos pensar numa instituição/ escola inclusiva, tolerante com as diferenças, responsável pela resolução dos seus problemas, promotora de uma cidadania ativa, é urgente introduzir no seu seio meios de gestão e resolução de problemas que humanizem as pessoas e as cuidem, sem deixar de promover a defesa dos valores da comunidade e da reparação efetiva dos danos. Neste contexto, juntamos à proposta de mediação entre pares, a introdução dos métodos de conversas em círculo e práticas restaurativas.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Compreender o conflito: O conflito é normal, a violência é um problema. Da tolerância zero aos métodos participativos de resolução de conflitos

2.    Perspetiva narrativa

3.    Perspetiva restaurativa e práticas restaurativas

4.    Continuum de resolução de conflitos em contexto institucional/ escolar: Conversas restaurativas; Mediação; Mediação entre pares; Conversas em círculo; Conferências restaurativas

5.    Práticas restaurativas e Bullying

6.    Introdução da Mediação e das práticas restaurativas

 

OBJETIVOS

- Conhecer a mediação de conflitos e as práticas restaurativas como estratégias/processos de gestão e resolução de conflitos com crianças e jovens;

- Identificar quando cada uma das metodologias é a forma de intervenção adequada;

- Aplicar cada uma das metodologias/processos e suas técnicas em casos concretos.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Métodos ativos; interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de exercícios / estudos de caso.

 


 

DATAS

10, 12, 17 e 19 de Fevereiro de 2021

 

HORÁRIO

10h00 – 13h00

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Isabel Oliveira

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de Mediação Escolar (2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral (2007); Mediação Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL – Programação Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação Neurolinguística (2010); Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012 e 2015) e em Círculos Restaurativos (com Brian Steels).

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Profissionais que trabalhem (ou pretendam trabalhar) na promoção dos direitos das crianças e jovens, nomeadamente das áreas social, saúde, educação, jurídica, entre outras.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade às Entidades do distrito de Braga | Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 29 de janeiro para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Braga

Rua Ana Teixeira da Silva, N.º 34, 1º esq.- 4700-251 Braga

Tel: 967 084 271 |E-mail: braga@eapn.pt

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