AGENDA EUROPEIA nº 20 e nº 21. Acompanhe as atividades e políticas europeias com a EAPN Portugal. Mantenha-se a par!

Acompanhamento e divulgação das atividades e políticas europeias

Agenda Europeia Nº 20_2020[1]

Rendimento Adequado

 

Tomadas de Posição e Publicações

ü Em Maio foi publicada a tomada de posição da EAPN sobre Rendimento Adequado.

Este documento apresenta e atualiza as prioridades, propostas e exigências da EAPN tendo em vista um rendimento adequado, cobrindo tanto o rendimento mínimo adequado (RM) como os salários mínimos justos (SM), incluindo salários dignos, em grande parte com base no trabalho que a EAPN tem vindo a desenvolver sobre este tema e a Rede EMIN (European Minimum Income Network).

Aceda ao documento em português aqui: https://www.eapn.pt/documento/680/rendimento-minimo-adequado

 

Aceda ao Resumo do documento em português aqui: https://www.eapn.pt/documento/680/rendimento-minimo-adequado

Para a EAPN os Esquemas de Rendimento Mínimo (ERM) são parte integrante de sistemas de proteção social abrangentes, baseados nos direitos e universais. Ajudam a garantir um nível mínimo de vida e uma vida digna para todos, permitem que as pessoas participem plenamente na sociedade, visando as pessoas incapazes de trabalhar (atualmente ou no passado) para ter acesso a um emprego digno, mas também as que não ganham o suficiente com o emprego e/ou as que não têm direito a outro tipo de prestações sociais (por exemplo, após a termo do subsídio de desemprego).

 

ü Em julho a EAPN Europa publicou o relatório europeu sobre o impacto da COVID-19 nas pessoas em situação de pobreza. O relatório The impact of COVID-19 on people experiencing poverty and vulnerability. Rebuilding Europe with a social heart reuniu contributos de 25 redes nacionais e 3 organizações europeias. A EAPN Portugal contribuiu para este relatório tendo por base também as tomadas de posição nacionais face à resposta do Governo aos efeitos da pandemia e o questionário lançado em Maio às organizações da sociedade civil que resultou no relatório nacional: O combate à pobreza em contexto da COVID-19.

O relatório europeu analisa, por um lado, a situação dos sistemas de saúde, proteção social e rendimento mínimo antes da pandemia; e, por outro lado, as mudanças, positivas e negativas, que a propagação do vírus trouxe a estes sistemas e as medidas adotadas pelos Governos nacionais para controlar a situação. A EAPN apontou como propostas urgentes para combater os efeitos da pandemia:

·         A promoção dos direitos e a proteção dos grupos mais vulneráveis;

·         O aumento da “generosidade” dos esquemas de apoio ao rendimento das pessoas tendo em vista sistemas sociais mais eficazes a longo prazo e estratégias de combate à pobreza.

 

ü O Poverty Watch 2020 publicado pela EAPN Portugal em setembro teve como principais objetivos apresentar as tendências atuais da pobreza e da exclusão social e, por outro lado, refletir nos impactos da Pandemia da COVID-19 apresentando, também recomendações para o futuro. As principais recomendações são:

·         Promover a definição e consolidação de uma Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza e Exclusão Social.

·         Definir um plano de ação nacional do Pilar Europeu dos Direitos Sociais que seja um referencial para a Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza e Exclusão Social.

·         Garantir o reforço da proteção social e criar os alicerces necessários à definição de um sistema de rendimento mínimo adequado.

·         Promover um mercado de trabalho inclusivo e o acesso a serviços públicos de qualidade.

·         Garantir uma eficaz utilização dos Fundos do Próximo Quadro de Apoio.

·         Promover a Participação efetiva de diferentes stakeholders – entidades públicas nacionais e locais como as Autarquias, entidades da sociedade civil e as próprias pessoas em situação de pobreza. 

 

ü A 9 de Outubro foram publicadas as Conclusões do Conselho da União Europeia sobre O reforço da proteção do rendimento mínimo para combater a pobreza e a exclusão social no contexto da pandemia de COVID-19 e do pós-pandemia. Tendo em conta as consequências sociais e económicas da COVID-19 e aquele que é o “Roteiro de Recuperação” para a Europa, o documento defende que A proteção do rendimento mínimo, acompanhada de serviços de ativação e de apoio, desempenha um papel fundamental na atenuação do risco de pobreza e de exclusão social nesta crise, apoiando assim os mais desfavorecidos da sociedade, tanto no presente como no futuro. Defende ainda que Uma proteção eficaz do rendimento mínimo requer a aplicação de um conjunto de princípios fundamentais, ou seja, a acessibilidade, a adequação e a inclusão ativa tal como a EAPN tem vindo a defender. O Conselho convida ainda a Comissão Europeia a DAR INÍCIO a uma atualização do quadro da União para apoiar e complementar de forma eficaz as políticas dos Estados-Membros em matéria de proteção do rendimento mínimo nacional” abrindo aqui uma possibilidade para a elaboração de uma Diretiva nesta matéria.

 

ü A EAPN Europa publicou o estudo Expert Study on a Binding EU Framework on adequate minimum income schemes com o objetivo de apresentar uma análise jurídica e argumentos legais e políticos sobre a viabilidade de se definir um quadro europeu vinculativo para regimes de rendimento mínimo adequados ao nível nacional. Este documento clarifica a base jurídica, o âmbito e o conteúdo de um tal instrumento ao nível da UE, tendo em vista um possível debate sobre este tema entre as instituições europeias e o próprio trabalho de lobby da EAPN Europa para ser definida uma Diretiva Europeia sobre Rendimento Mínimo Adequado.

 


 

Campanha sobre Rendimento Mínimo Adequado

 

ü Em Novembro a EAPN Europa deu início a uma Campanha Europeia pela defesa de uma Diretiva quadro de Rendimento Mínimo Adequado, Acessível e Capacitador. Esta campanha iniciou com o lançamento de uma Declaração conjunta de um conjunto de instituições europeias: a EAPN Europa, a Eurodiaconia; a Plataforma Social, a Caritas Europa e a Confederação Europeia de Sindicatos (ETUC). A Declaração foi apoiada por 45 deputados europeus, 33 organizações da sociedade civil ao nível da UE, 42 académicos e por Oliver Ropke, presidente do Grupo dos Trabalhadores (grupo II) do Comité Económico e Social Europeu.

Uma das melhores formas de evitar que as pessoas sejam arrastadas para a pobreza é construir resiliência individual e social - e sistemas de proteção social fortes são a pedra angular dessa resiliência. Neste contexto, esquemas de Rendimento Mínimo adequados, acessíveis e capacitadores têm um papel essencial enquanto rede de segurança vital.


A Campanha #EUMinimumIncome #EndPoverty apela à criação de regimes de rendimento mínimo, para que as pessoas em risco de pobreza e exclusão social possam ser protegidas de forma adequada. Assenta nos documentos produzidos nestes últimos meses pela EAPN Europa e visa dar uma contribuição concreta para o ODS1 (Sem Pobreza), ODS10 (Desigualdades Reduzidas), o Princípio 14 EPSR (Rendimento Mínimo) e a visão geral da EAPN de criar uma Europa sem pobreza.

 

A EAPN Portugal é uma das redes nacionais que se associou à Campanha tendo produzido um conjunto de 4 cartazes que dão voz aos membros dos Conselhos Locais de Cidadãos que são e foram beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

 

Materiais da Campanha em Português:

- Folheto informativo

- Cartazes

 

Materiais da Campanha em Inglês:

- Vídeo

- Cartazes


Reuniões e Webinares

 

ü Nos dias 4, 9 e 14 de Setembro a EAPN Portugal promoveu webinares temáticos sobre o Rendimento Mínimo Adequado. Os webinares foram dirigidos à equipa interna da Organização e ao membros da Direção da EAPN Portugal. Ao longo do segundo semestre foram realizadas outras sessões e comunicações nesta matéria dirigidas às entidades do Terceiro Sector, Entidades públicas e profissionais no geral.

 


*******************



[1] Em virtude da Pandemia da COVID-19 as ações da EAPN Europa que implicavam deslocações como reuniões, conferência anual e encontro europeu de pessoas em situação de pobreza, foram substituídas, em alguns casos por webinares temáticos e, em outros casos, foram adiadas para 2021. A presente agenda pretende dar conta de alguns dos documentos e publicações lançados este ano em áreas centrais da agenda de trabalho europeia e nacional.

 

Acompanhamento e divulgação das atividades e políticas europeias

Agenda Europeia Nº 21_2020[1]

Pilar Europeu dos Direitos Sociais e o Semestre Europeu

 

Tomadas de Posição e Publicações

ü Em junho a EAPN Europa submeteu a sua resposta à Consulta Pública para a criação do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. No seu parecer a EAPN apela a um Plano de Ação de alto nível para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS), que proponha instrumentos soft law – não vinculativos e hard law - vinculativos, com um calendário claro a nível da UE e nacional, mapeando o progresso relativamente aos direitos sociais obrigatórios que garantam padrões de vida básicos a todos os residentes da UE.

 

A EAPN destacou 5 princípios chave do PEDS como prioridades, agrupados com outros princípios relevantes e sustentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a serem implementados através de instrumentos de hard law (legislação vinculativa) e soft law (legislação não vinculativa) da UE. A prioridade primordial da EAPN, particularmente à luz do impacto da COVID-19, é o direito a um rendimento adequado (rendimento mínimo/proteção social e salário mínimo/salário que garanta uma vida digna) e acesso a serviços públicos universais e essenciais - incluindo habitação, saúde, cuidados, cuidados à infância/aprendizagem precoce, energia como base para uma estratégia eficaz de combate à pobreza.

 

O Parecer está traduzido para português, assim como o resumo.

 

ü Em Outubro a EAPN Portugal apresentou também a sua resposta à Consulta Pública sobre o Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. O documento teve por base a resposta da EAPN Europa, o trabalho de acompanhamento do Pilar que a rede portuguesa tem realizado e as várias sessões dinamizadas ao nível local entre 2019 e o início de 2020 com entidades da sociedade civil e entidades públicas. O documento da EAPN Portugal destaca os aspetos positivos do Pilar Europeu, aponta um conjunto de etapas centrais e transversais que a EAPN considera que são fundamentais para o Plano de Ação e elenca um conjunto de recomendações para alguns dos princípios chave, nomeadamente: Rendimento Mínimo (14); Salários Justos (6); Acesso aos serviços essenciais (20, mas com ligação aos princípios 11, 16, 18 e 19); Aprendizagem ao longo da Vida (1) e Proteção Social (12).

 

ü Em Novembro a EAPN Europa lançou a Declaração The EU must adopt an EU Anti-Poverty Strategy with an ambitious 2030 Poverty Target. Esta Declaração que teve também o apoio das redes nacionais apela à Comissão Europeia para que adote uma nova Estratégia de luta contra a pobreza ao nível da União Europeia e a definição de um novo objetivo, agora mais ambicioso, de combate à pobreza.

 

ü Ao nível do acompanhamento do Semestre Europeu foi publicado em Junho o relatório EAPN Assessment of the 2020 Country Specific Recommendations da EAPN Europa que reúne a análise de todas as redes nacionais relativamente às Recomendações da Comissão aos diferentes Estados Membros. No Relatório a EAPN congratula-se:

·      com o compromisso de implementar a cláusula de salvaguarda do Pacto de Estabilidade e Crescimento e o apoio global às medidas de apoio de emergência dos Estados-Membros;

·      pelo foco na pobreza. Embora existam menos recomendações nesta área, verifica-se que várias outras reconhecem o impacto que a pandemia terá no aumento das desigualdades;

·      e o maior enfoque no aumento da adequação e cobertura do apoio ou reposição de rendimento (rendimento mínimo e proteção social).

 

ü Em dezembro de 2019 a Comissão Europeia apresentou a sua proposta para um Novo Pacto Ecológico Europeu. A EAPN Europa apresentou em Junho de 2020 o documento EAPN Key Messages on The European Green Deal and “Just Transition” no qual destaca um conjunto de mensagens chave à UE para que esta demonstre que é realmente possível fazer uma "Transição Justa" responsável para as pessoas e o planeta - e não apenas para a economia e o crescimento verde!

 

 

Reuniões e Webinares

 

ü No dia 24 de Setembro, Sandra Araújo Diretora Executiva da EAPN Portugal participou no Webex Um Plano de ação para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais promovido pelo Comissário Nicolas Schmit. A EAPN destacou que a realização dos objetivos do Pilar exige um forte compromisso político e uma responsabilidade política partilhada, e para que os princípios e os direitos sejam juridicamente aplicáveis é necessário adotar legislação ao nível adequado.

 

ü A convite do Intergrupo do Parlamento Europeu para o combate à Pobreza a EAPN Portugal participou no dia 15 de Outubro na conferência Acting Together to achieve social and environmental justice for all. Cidália Barriga, membro do Conselho Nacional de Cidadãos da EAPN Portugal e Coordenadora nacional para o Encontro Europeu de Pessoas em situação de pobreza fez uma intervenção na qual destacou os impactos que a pandemia trouxe na sua vida, as dificuldades do acesso à habitação e os impactos da crise económica, social e climática nas pessoas em situação de pobreza.

 

ü No dia 26 de Outubro o Governo nacional publica o Despacho 10277/2020 que cria a Comissão de Coordenação de preparação de uma proposta de Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, no âmbito do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. A EAPN Portugal é uma das entidades que integra a Comissão e teve a sua primeira reunião com o Coordenador nacional da Estratégia – Dr. Edmundo Martinho – no dia 17 de Novembro.

 

ü A EAPN Portugal foi convidada pela EAPN Europa a apresentar a sua experiência de trabalho ao nível do Semestre Europeu e as lições adquiridas ao longo destes anos num Webinar dirigido aos membros da EAPN. A apresentação foi feita por Paula Cruz, socióloga do Departamento de Investigação e Projetos da EAPN Portugal e representante da Organização no EUISG da EAPN Europa. O webinar decorreu no dia 19 de Novembro e contou ainda com a presença de Filip Tanay, responsável pela equipa da área do emprego e assuntos sociais do Semestre Europeu que apresentou as novas orientações da Comissão para 2021 ao nível do Semestre.

 

ü No dia 25 de Novembro a EAPN Europa organizou uma mesa redonda a convite de Olivier De Schutter, Relator das Nações Unidas para a Pobreza extrema e os Direitos Humanos. A mesa redonda contou com a participação de algumas redes nacionais como a EAPN Portugal. O encontro teve como objetivo partilhar algumas das preocupações das entidades de economia social e entidades europeias sobre o plano de ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais que será apresentado em 2021 e o próximo semestre europeu.

 

ü A convite do centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a EAPN Portugal participou no webinar “Pilar Europeu dos Direitos Sociais” que decorreu no dia 27 de Novembro. A apresentação da EAPN Portugal centrou-se nas questões do Rendimento Mínimo Adequado, um dos princípios do Pilar Europeu.

 

*******************



[1] Em virtude da Pandemia da COVID-19 as ações da EAPN Europa que implicavam deslocações como reuniões, conferência anual e encontro europeu de pessoas em situação de pobreza, foram substituídas, em alguns casos por webinares temáticos e, em outros casos, foram adiadas para 2021. A presente agenda pretende dar conta de alguns dos documentos e publicações lançados este ano em áreas centrais da agenda de trabalho europeia e nacional.

Comentários