Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar
Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para
a gestão de conflitos em contexto familiar
Aprender a praticar uma escuta cuidada
implica desenvolver competências de escuta ativa.
Assim, aprendemos a reformular e a parafrasear, criando naqueles com quem
trabalhamos a sensação de serem escutados, pelo conteúdo das suas histórias e a
nível emocional. Mas a escutam, mesmo a escuta profissional, é seletiva. Quem
escuta, fá-lo a partir da sua experiência, dos seus valores, convicções, do seu nível
de conhecimento. As palavras têm significados, não são inócuas.
A prática de uma escuta reflexiva e
consciente é importante para a construção de diálogos transformadores,
emancipadores e responsabilizadores quando
se trabalha com famílias em conflito. Neste sentido, propomos refletir sobre o
poder do profissional vs paradigma da
autonomia das famílias intervencionadas e dotar os profissionais de
instrumentos práticos que permitam desenvolver autorregulação emocional e
treino de competências e técnicas para a construção de soluções a partir do
diálogo.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1.
Introdução à
prática reflexiva – discursos e paradigmas da prática profissional na
intervenção com famílias
2.
A escuta (reflexiva) como um processo
ativo e transformador do diálogo
3.
A estrutura de um diálogo
transformador – do mapeamento dos efeitos do conflito à motivação para
a mudança
4.
Técnicas
transformadoras do diálogo: conotação positiva, perguntas circulares, double
listening, externalização
5.
Autorregulação e gestão emocional em espaços de conflito
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OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
a capacidade de escutar e de transformar o diálogo em situações de conflitos
familiares.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Refletir sobre a prática e como esta molda
a escuta do profissional
- Trabalhar a capacidade de escutar e desenvolver competências técnicas para a escuta
- Treinar competências de regulação emocional
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos ativos; interrogativos e
expositivos. Avaliação contínua e realização de
exercícios / estudos de caso. |
DATAS 18,
20, 23 e 26 de novembro HORÁRIO 14.00h
- 17.00h DURAÇÃO 12h LOCAL
Plataforma Zoom FORMADORA Isabel Oliveira Licenciada em Direito pela Universidade de
Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de Mediação Escolar
(2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral (2007); Mediação
Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL – Programação
Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação Neurolinguística (2010);
Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012 e 2015) e em
Círculos Restaurativos (com Brian Steels). |
PÚBLICO-ALVO Membros
das Comissões Restritas e Alargadas das CPCJ do distrito de Castelo Branco
e entidades de
apoio à infância e juventude ÁREA DE FORMAÇÃO 090
– Desenvolvimento Pessoal MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Número de ordem de receção da
inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Entidades Parceiras e Associados30€ Ficha de Inscrição em anexo Após confirmação da sua inscrição, será
disponibilizada a informação para acesso à plataforma Zoom. As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas
até ao próximo dia 17
de novembro para: EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Castelo
Branco Edifício do IPDJ – Rua Dr. Francisco
José Palmeiro | 6000 - 230 Castelo Branco Telefone:
272330330| Fax: 272330332| castelobranco@eapn.pt |
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