Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar


 

Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar

Aprender a praticar uma escuta cuidada implica desenvolver competências de escuta ativa. Assim, aprendemos a reformular e a parafrasear, criando naqueles com quem trabalhamos a sensação de serem escutados, pelo conteúdo das suas histórias e a nível emocional. Mas a escutam, mesmo a escuta profissional, é seletiva. Quem escuta, fá-lo a partir da sua experiência, dos seus valores, convicções, do seu nível de conhecimento. As palavras têm significados, não são inócuas.

A prática de uma escuta reflexiva e consciente é importante para a construção de diálogos transformadores, emancipadores e responsabilizadores quando se trabalha com famílias em conflito. Neste sentido, propomos refletir sobre o poder do profissional vs paradigma da autonomia das famílias intervencionadas e dotar os profissionais de instrumentos práticos que permitam desenvolver autorregulação emocional e treino de competências e técnicas para a construção de soluções a partir do diálogo.   

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Introdução à prática reflexiva – discursos e paradigmas da prática profissional na intervenção com famílias

2.    A escuta (reflexiva) como um processo ativo e transformador do diálogo

3.    A estrutura de um diálogo transformador do mapeamento dos efeitos do conflito à motivação para a mudança

4.    Técnicas transformadoras do diálogo: conotação positiva, perguntas circulares, double listening, externalização

5.    Autorregulação e gestão emocional em espaços de conflito

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de escutar e de transformar o diálogo em situações de conflitos familiares.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-  Refletir sobre a prática e como esta molda a escuta do profissional

-  Trabalhar a capacidade de escutar e desenvolver competências técnicas para a escuta

-  Treinar competências de regulação emocional

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Métodos ativos; interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de exercícios / estudos de caso.

 


 

DATAS

18, 20, 23 e 26 de novembro

 

HORÁRIO

14.00h - 17.00h

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Isabel Oliveira

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de Mediação Escolar (2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral (2007); Mediação Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL – Programação Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação Neurolinguística (2010); Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012 e 2015) e em Círculos Restaurativos (com Brian Steels).

 

PÚBLICO-ALVO Membros das Comissões Restritas e Alargadas das CPCJ do distrito de Castelo Branco e entidades de apoio à infância e juventude

 

ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Entidades Parceiras e Associados30€ Ficha de Inscrição em anexo

Após confirmação da sua inscrição, será disponibilizada a informação para acesso à plataforma Zoom.

 

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 17 de novembro para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Castelo Branco

Edifício do IPDJ – Rua Dr. Francisco José Palmeiro | 6000 - 230 Castelo Branco

Telefone: 272330330| Fax: 272330332| castelobranco@eapn.pt

 

 

 

Parceiros:                                                                                     

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