A gestão de casos colaborativa na intervenção social com pessoas/famílias em situação de vulnerabilidade: da teoria à prática
A gestão de casos
colaborativa na intervenção social com pessoas/famílias em situação de
vulnerabilidade: da teoria à prática
No âmbito da intervenção social, a gestão de casos tem sido
definida como um processo colaborativo de prestação de serviços que incorpora
uma dupla vertente: (i) suporte direto ao/à cliente, assente no desenvolvimento
de um plano individualizado de suporte e (ii) coordenação e optimização dos
recursos in/formais disponíveis de modo a garantir uma resposta ajustada às
necessidades particulares dos/as clientes. Esta abordagem tem sido apontada
como eficaz na intervenção social junto de populações muito vulneráveis (com
múltiplas necessidades e envolvidas em rotas de pobreza e exclusão social),
dado que necessitam de uma ampla gama de apoio proveniente de diferentes
profissionais e serviços. No entanto, a implementação do modelo de gestão de
caso afigura-se como um desafio para todos os/as envolvidos/as no sistema de
intervenção social actual: serviços, profissionais e clientes
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
A formação desenvolve-se ao longo de 5 sessões mensais
e integra uma componente teórica (assente nos princípios e actuação das
abordagens colaborativas e centradas nas competências) e de reflexão prática
(estratégias e boas práticas). A formação será constituída por um total de 15
horas on-line (5 sessões mensais/3h).
No ano de 2021 serão agendadas mais horas para aprofundar o tema.
· Os clientes/famílias muito vulneráveis
• O atual
momento entre paradigmas na intervenção social: das abordagens centradas nos
problemas às abordagens colaborativas
• A gestão de
caso como estratégia colaborativa
• Gestão de
caso: origem, definição, princípios, objetivos, critérios para implementação
• O processo de
gestão de caso: fases/elementos-chave (Admissão/triagem; avaliação/diagnóstico;
planeamento; suporte direto; coordenação/parcerias; monitorização/revisão;
encerramento do caso e acompanhamento; avaliação) e boas práticas
• A figura do
gestor de caso: competências e ações para fortalecer uma prática colaborativa
• A
centralidade da relação: estratégias para envolver os clientes na intervenção
• Desafios que
se colocam ao interventor no trabalho com populações muito vulneráveis
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OBJETIVO GERAL /OBJETIVOS ESPECÍFICOS Esta ação de
formação pretende fornecer um espaço de discussão e reflexão sobre boas
práticas, estratégias eficazes, constrangimentos e desafios que se colocam à
operacionalização do modelo de gestão de caso colaborativo no actual contexto
da intervenção social. Procura-se fortalecer os/as profissionais que se
encontram na prática directa para intervir (pensar e actuar) mais eficazmente
junto dos/as clientes vulneráveis em cada uma das fases do modelo de gestão
de caso colaborativo. Será dado especial enfoque sobre os elementos centrais
que compõem uma relação de ajuda, incluindo a construção de confiança, o
estabelecimento e negociação de objetivos, envolvimento e motivação dos/as
clientes, procedimentos e documentação a adoptar durante o processo de ajuda. |
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DATAS 7
e 20 de outubro, 6 e 20 de novembro e 4 de dezembro de 2020 HORÁRIO 14.00h
- 17.00h DURAÇÃO 15h LOCAL
Plataforma
Zoom FORMADORA Sofia
Rodrigues Doutoranda em Psicologia na
Universidade de Aveiro; Licenciada em Psicologia, ramo Psicologia Clínica Dinâmica;
Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção
Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Integra a
equipa do Gabinete de Investigação em Saúde Familiar e Comunitária da
Universidade de Aveiro; Co-Autora do livro “Famílias pobres: desafios à
intervenção social”. |
METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO Privilegia-se o uso de metodologias
dinâmicas, participativas e criativas que valorizem a aprendizagem e o
desenvolvimento pessoal: análise de casos e treino de competências práticas
através de preparação de entrevistas e técnica de role-playing, visionamento
e discussão de filmes. Avaliação contínua de pergunta-resposta entre
formador/a e formandos/as; realização de exercícios práticos durante a sessão
e de trabalhos individuais ou equipa INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 37,50€ | Não
Associados/as: 60,00€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as,
Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de
organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de
atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal |
Entidades do distrito do Porto | Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória
de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da
formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode
ser fotocopiada Após
confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por
transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo). As inscrições são
limitadas a 16
participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 1 de outubro para: EAPN Portugal / Núcleo
Distrital de Porto Rua Costa Cabral 2368 –
4200-218 Porto. |
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