AÇÃO DE FORMAÇÃO
Comunicação Positiva e Resolução Construtiva de Conflitos
É através da
comunicação que o ser humano se relaciona, aprende e desenvolve. Na área social
– trabalho desenvolvido com pessoas, a comunicação é o instrumento de trabalho.
O modo como comunicamos reflecte o nosso pensamento e comportamento,
influenciando o nosso desempenho pessoal e profissional, os resultados/eficácia
da nossa intervenção com as famílias, assim como o nosso relacionamento
interpessoal com os outros (e.g., colegas e chefias) e, consequentemente o
nosso bem-estar emocional. Saber comunicar positivamente é fundamental para uma
gestão eficaz dos conflitos (pessoais e interpessoais), sendo estes uma
realidade presente nos contextos institucionais e no nosso dia-a-dia.
É apresentado o modelo
de comunicação positiva (comunicação não violenta) de Marshall Rosenberg,
assente em 4 momentos específicos: Observação, Emoção, Necessidade e Pedido.
OBJETIVO GERAL
Trata-se de uma formação de Introdução à Comunicação Positiva e Resolução
Construtiva de Conflitos, que consiste em treinar competências de comunicação
que permitem uma aprendizagem de como podemos melhorar a nossa comunicação e
relacionamento interpessoal, connosco e com os outros, aumentando o nosso bem
estar emocional e performance no contexto profissional.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Perceber o conflito como
oportunidade para a mudança;
- Saber resolver um conflito de
forma construtiva;
- Saber comunicar assertivamente;
- Saber diferenciar observação de
interpretação e julgamento;
- Saber identificar, reconhecer,
valorar e gerir as nossas emoções e sentimentos e as dos outros;
- Saber identificar valores e
necessidades, nossas e dos outros;
- Saber como pedir;
- Saber comunicar de forma
construtiva, positiva e com compaixão, através da empatia, técnicas de
raport e da escuta activa.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Autoconhecimento
Comunicação
- Processo de comunicação
- Estilos de Comunicação Interpessoal
- Comunicação Verbal e Não-verbal
- Assertividade
Resolução Construtiva de Conflitos
- Definição de conflito
- Tipologia dos conflitos
- Princípios de resolução construtiva de conflitos
Modelo de Comunicação Positiva
(Comunicação Não Violenta) de Marshall Rosenberg
- Diferenciação entre Observação
/ Interpretação / julgamento;
- Identificação
de Emoções e Sentimentos;
- Identificação
de Valores e Necessidades;
- Saber
pedir;
- Desenvolvimento
da empatia (raport) e da escuta activa.
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
E
AVALIAÇÃO
Privilegia-se
o uso de metodologias activas e participativas, com vista à promoção da
reflexão e intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais e
aplicabilidade dos conceitos nos contextos profissionais. Avaliação dos/das
formandos/das através do preenchimento de um questionário de avaliação
disponibilizado online. |
DATAS 7 / 14 novembro 2020 (sábados) HORÁRIO 9h30 - 13h00 DURAÇÃO 7 horas LOCAL Plataforma Zoom FORMADORA Ilda Reis Licenciada em Serviço Social, Terapeuta Familiar e Interventora Sistémica
(sócia efetiva da SPTF), Mestre em Mediação e Interculturalidade –
Intervenção Social com Familias Multiproblemáticas, Mediadora de Conflitos,
Pós-Graduada em Aconselhamento e Intervenção Psicossocial e Pós-Graduada em
Saúde e Intervenção Social. Doutoranda em Psicologia Clinica – Psicologia da
Família e Intervenção Familiar, Programa Interuniversitário da Faculdade de
Psicologia e Ciencias da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de
Psicologia da Universidade de Lisboa. Formadora Certificada. Desenvolve a sua
atividade profissional, especificamente no âmbito da intervenção sistémica
com famílias, com experiência profissional na área da intervenção
sociofamiliar nos diversos contextos: saúde, ação social, acolhimento de
crianças e jovens em risco, CPCJ e educação/contexto escolar. Terapeuta
Familiar da Unidade de Intervenção Sistémica da Escola Superior de Saúde do
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), intervindo em casos de
terapia familiar, terapia de casal e terapia individual. |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 20€ | Não associados/as: 30€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, Coordenadores/as de
equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais e/ou
entidades públicas e privadas ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal MODALIDADE DE
FORMAÇÃO Formação contínua de actualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados
da EAPN Portugal // Número de ordem de recepção da inscrição CERTIFICADO DE
FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da acção e aproveitamento
no final da formação INFORMAÇÕES E
INSCRIÇÕES Ficha
de Inscrição em anexo Formulário
de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1S3M_Vd3HHM0B4gW6UDK4mbH2GZI0y1IqGTmmQEu_7qo/edit As
inscrições são limitadas a 20 formandas/os e devem ser realizadas até 1
Novembro 2020. Após a confirmação da sua inscrição e da efectiva
realização da acção de formação, o pagamento deve ser efectuado, por
transferência bancária, até à data limite de 1 Novembro 2020.
Até esta data deve enviar o comprovativo do
pagamento para: vianadocastelo@eapn.pt |
Hélder Pena
Núcleo Distrital de Viana do Castelo
EAPN Portugal / Rede
Europeia Anti-Pobreza
Rua Salvato Feijó –
Torre “Active Center” - 1º Andar Loja AA
4900-415 Viana do
Castelo
Tel.: 258 817 034
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