Comunicação Positiva e Resolução Construtiva de Conflitos

 

AÇÃO DE FORMAÇÃO

Comunicação Positiva e Resolução Construtiva de Conflitos

É através da comunicação que o ser humano se relaciona, aprende e desenvolve. Na área social – trabalho desenvolvido com pessoas, a comunicação é o instrumento de trabalho. O modo como comunicamos reflecte o nosso pensamento e comportamento, influenciando o nosso desempenho pessoal e profissional, os resultados/eficácia da nossa intervenção com as famílias, assim como o nosso relacionamento interpessoal com os outros (e.g., colegas e chefias) e, consequentemente o nosso bem-estar emocional. Saber comunicar positivamente é fundamental para uma gestão eficaz dos conflitos (pessoais e interpessoais), sendo estes uma realidade presente nos contextos institucionais e no nosso dia-a-dia.

É apresentado o modelo de comunicação positiva (comunicação não violenta) de Marshall Rosenberg, assente em 4 momentos específicos: Observação, Emoção, Necessidade e Pedido.

 

 

OBJETIVO GERAL

Trata-se de uma formação de Introdução à Comunicação Positiva e Resolução Construtiva de Conflitos, que consiste em treinar competências de comunicação que permitem uma aprendizagem de como podemos melhorar a nossa comunicação e relacionamento interpessoal, connosco e com os outros, aumentando o nosso bem estar emocional e performance no contexto profissional.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Perceber o conflito como oportunidade para a mudança;
  • Saber resolver um conflito de forma construtiva;
  • Saber comunicar assertivamente;
  • Saber diferenciar observação de interpretação e julgamento;
  • Saber identificar, reconhecer, valorar e gerir as nossas emoções e sentimentos e as dos outros;
  • Saber identificar valores e necessidades, nossas e dos outros;
  • Saber como pedir;
  • Saber comunicar de forma construtiva, positiva e com compaixão, através da empatia, técnicas de raport e da escuta activa.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Autoconhecimento

 

Comunicação

  • Processo de comunicação
  • Estilos de Comunicação Interpessoal
  • Comunicação Verbal e Não-verbal
  • Assertividade

 

Resolução Construtiva de Conflitos

  • Definição de conflito
  • Tipologia dos conflitos
  • Princípios de resolução construtiva de conflitos

Modelo de Comunicação Positiva (Comunicação Não Violenta) de Marshall Rosenberg

  • Diferenciação entre Observação / Interpretação / julgamento;
  • Identificação de Emoções e Sentimentos;
  • Identificação de Valores e Necessidades;
  • Saber pedir;
  • Desenvolvimento da empatia (raport) e da escuta activa.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO                                                    

Privilegia-se o uso de metodologias activas e participativas, com vista à promoção da reflexão e intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais e aplicabilidade dos conceitos nos contextos profissionais. Avaliação dos/das formandos/das através do preenchimento de um questionário de avaliação disponibilizado online.

 

DATAS

7 / 14 novembro 2020 (sábados)

 

HORÁRIO

9h30 - 13h00

 

DURAÇÃO

7 horas

LOCAL

Plataforma Zoom

FORMADORA

Ilda Reis

Licenciada em Serviço Social, Terapeuta Familiar e Interventora Sistémica (sócia efetiva da SPTF), Mestre em Mediação e Interculturalidade – Intervenção Social com Familias Multiproblemáticas, Mediadora de Conflitos, Pós-Graduada em Aconselhamento e Intervenção Psicossocial e Pós-Graduada em Saúde e Intervenção Social. Doutoranda em Psicologia Clinica – Psicologia da Família e Intervenção Familiar, Programa Interuniversitário da Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Formadora Certificada. Desenvolve a sua atividade profissional, especificamente no âmbito da intervenção sistémica com famílias, com experiência profissional na área da intervenção sociofamiliar nos diversos contextos: saúde, ação social, acolhimento de crianças e jovens em risco, CPCJ e educação/contexto escolar. Terapeuta Familiar da Unidade de Intervenção Sistémica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), intervindo em casos de terapia familiar, terapia de casal e terapia individual.

 

 

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 20€ | Não associados/as: 30€

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas

ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de actualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de recepção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da acção e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo

Formulário de inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/1S3M_Vd3HHM0B4gW6UDK4mbH2GZI0y1IqGTmmQEu_7qo/edit

As inscrições são limitadas a 20 formandas/os e devem ser realizadas até 1 Novembro 2020. Após a confirmação da sua inscrição e da efectiva realização da acção de formação, o pagamento deve ser efectuado, por transferência bancária, até à data limite de 1 Novembro 2020

Até esta data deve enviar o comprovativo do pagamento para: vianadocastelo@eapn.pt

 

Hélder Pena

Núcleo Distrital de Viana do Castelo

EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza

Rua Salvato Feijó – Torre “Active Center” - 1º Andar Loja AA

4900-415 Viana do Castelo

Tel.: 258 817 034

vianadocastelo@eapn.pt

www.eapn.pt

 


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