METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PRÁTICAS DE TRABALHO: DESIGN THINKING



METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PRÁTICAS DE TRABALHO: DESIGN THINKING

Acompanhamos neste momento a mudança de paradigma da sociedade industrial para a sociedade digital. Sentindo-se de forma urgente a necessidade de ajustes no processo educativo global das crianças e dos jovens e, consequentemente, dos agentes educativos. Através do Design Thinking, procuramos trabalhar para o desenvolvimento pleno do Ser Humano. Design Thinking significa acreditar que podemos fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional para chegar ao novo, a soluções criativas, e criar impacto positivo.

 

OS 3 PILARES DO DESIGN THINKING

        Empatia | Capacidade de compreender o sentimento ou reação de outra pessoa imaginando se nas mesmas circunstâncias

        Colaboração/ Cocriação | Agir de forma coletiva para obtenção de determinado resultado

        Experimentação | Promover observações e experiências em diversas circunstâncias

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

O que é Design Thinking e o seu contexto no trabalho com crianças, jovens e comunidades.

Etapa 1 Descoberta | Definir desafios.

Etapa 2 Interpretação | Desenvolver a Empatia.

Etapa 3 Ideação | Que soluções posso criar para os desafios definidos?

Etapa 4 Experimentação | O poder da colaboração.

Etapa 5 Evolução | Monitorizar e Avaliar.

 

OBJETIVO GERAL

Esta oficina aborda as 5 etapas do processo de Design Thinking com exercícios práticos para replicabilidade no contexto de cada participante. Em particular, pretende-se refletir sobre as oportunidades, limitações e desafios encontrados por estes profissionais para ajudar as pessoas/famílias e comunidades (sobretudo as mais vulneráveis) a responder às suas necessidades com ferramentas e dispositivos para serem utilizados na prática.

 

FACILITADORA | Heloísa Toledo | helopugliese@gmail.com | educadora e professora de língua inglesa, formadora Design Thinking, atuou em diversos projetos educacionais, culturais, sociais e de educação ambiental. Fez parte do movimento global de Design Thinking no contexto da educação, Design for Change, reconhecido pela ONU como uma das ferramentas para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030. Atuou como atriz e voluntária nas mais diversas instituições educacionais e sociais no Brasil. Foi sócia-diretora de uma empresa social por mais de 10 anos, responsável pelo desenvolvimento de projetos para comunidades vulneráveis. Em Portugal, atua como professora e formadora de metodologias ativas e projetos colaborativos.

 

DESTINATÁRIOS: profissionais de intervenção social e comunitária

 

INSCRIÇÕES: gratuitas, mas de formalização obrigatória até ao próximo dia 3 de julho, através do preenchimento do formulário de inscrição

 

LOCAL: a oficina será dinamizada por videoconferência através da plataforma Zoom (os links de acesso serão disponibilizados após a confirmação da inscrição que faremos no dia 6 de julho)

 

DATA E HORÁRIO: 9 de julho de 2020 | 14h30 – 17h30

 

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO: computador com câmara e microfone

 

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: prioridade a associados da EAPN Portugal do Distrito do Porto (limite máximo de 25 participantes).

 

A sessão será gravada, pelo que a sua inscrição pressupõe a autorização para a gravação.

+ info:

Graça Costa

Núcleo Distrital do Porto da EAPN Portugal

porto@eapn.pt

Rua de Costa Cabral, 2368

4200-218 Porto

Tel: 00351 22 208 60 61/ 00351 225420806

Fax: 00351 22 540 32 50

www.eapn.pt



Comentários