METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PRÁTICAS DE
TRABALHO: DESIGN THINKING
Acompanhamos neste momento a mudança de
paradigma da sociedade industrial para a sociedade digital. Sentindo-se de
forma urgente a necessidade de ajustes no processo educativo global das
crianças e dos jovens e, consequentemente, dos agentes educativos. Através do Design Thinking, procuramos trabalhar
para o desenvolvimento pleno do Ser Humano. Design
Thinking significa acreditar que podemos fazer a diferença,
desenvolvendo um processo intencional para chegar ao novo, a soluções
criativas, e criar impacto positivo.
OS 3 PILARES DO DESIGN THINKING
●
Empatia | Capacidade
de compreender o sentimento ou reação de outra pessoa imaginando se nas mesmas
circunstâncias
●
Colaboração/
Cocriação | Agir de forma coletiva para obtenção de determinado resultado
●
Experimentação
| Promover observações e experiências em diversas circunstâncias
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
O que é Design Thinking e o seu contexto no
trabalho com crianças, jovens e comunidades.
Etapa 1 Descoberta |
Definir desafios.
Etapa 2 Interpretação |
Desenvolver a Empatia.
Etapa 3 Ideação | Que
soluções posso criar para os desafios definidos?
Etapa 4 Experimentação | O
poder da colaboração.
Etapa 5 Evolução |
Monitorizar e Avaliar.
OBJETIVO GERAL
Esta oficina aborda as 5
etapas do processo de Design Thinking
com exercícios práticos para replicabilidade no contexto de cada participante.
Em particular, pretende-se refletir sobre as oportunidades, limitações e
desafios encontrados por estes profissionais para ajudar as pessoas/famílias e
comunidades (sobretudo as mais vulneráveis) a responder às suas necessidades
com ferramentas e dispositivos para serem utilizados na prática.
FACILITADORA | Heloísa Toledo | helopugliese@gmail.com | educadora
e professora de língua inglesa, formadora Design Thinking, atuou em diversos
projetos educacionais, culturais, sociais e de educação ambiental. Fez parte do
movimento global de Design Thinking no
contexto da educação, Design for Change,
reconhecido pela ONU como uma das ferramentas para atingir os Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável até 2030. Atuou como atriz e voluntária nas mais
diversas instituições educacionais e sociais no Brasil. Foi sócia-diretora de
uma empresa social por mais de 10 anos, responsável pelo desenvolvimento de
projetos para comunidades vulneráveis. Em Portugal, atua como professora e
formadora de metodologias ativas e projetos colaborativos.
DESTINATÁRIOS: profissionais de intervenção social e
comunitária
INSCRIÇÕES: gratuitas, mas de formalização obrigatória até
ao próximo dia 3 de julho, através do preenchimento do formulário de inscrição
LOCAL: a oficina será dinamizada por videoconferência
através da plataforma Zoom (os links de acesso serão disponibilizados após a
confirmação da inscrição que faremos no dia 6 de julho)
DATA E HORÁRIO: 9 de julho de 2020 | 14h30 – 17h30
EQUIPAMENTO NECESSÁRIO: computador com câmara e microfone
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: prioridade a associados da EAPN Portugal do Distrito
do Porto (limite máximo de 25 participantes).
A
sessão será gravada, pelo que a sua inscrição pressupõe a autorização para a
gravação.
+ info:
Núcleo Distrital do Porto da EAPN Portugal
Rua de Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
Tel: 00351 22 208 60 61/ 00351 225420806
Fax: 00351 22 540 32 50
Comentários
Enviar um comentário