Qual o papel da inteligência emocional em tempos de crise?



Qual o papel da inteligência emocional em tempos de crise?

 

Em tempos difíceis, é do instinto humano seguir as emoções e ser reativo. A mente humana sendo proveniente do mesmo conjunto do processo evolutivo – leva-nos a fugir do perigo – a mesma abordagem não se revela de maneira tão eficaz num cenário real de emergência de saúde pública. Como Técnico de Saúde, ser capaz de gerir emoções é uma qualidade incrivelmente preciosa e valiosa. Ter a capacidade de discernimento sobre todas as opções e decidir com ponderação a melhor estratégia pode fazer toda a diferença. Consentir que as decisões sejam precipitadas e influenciadas pelo pânico pode ter consequências devastadoras em tempos de crise. Um alto nível de inteligência emocional pode ajudar os Técnicos de Saúde não apenas a evitar situações difíceis, mas também a transformá-las em oportunidades. Algumas pessoas são naturalmente mais inteligentes emocionalmente do que outras, mas as competências podem ser aprendidas. Uma Oficina de inteligência emocional pode fazer uma enorme diferença e ajudar qualquer especialista de saúde a aprender e lidar com emoções de maneira saudável, de forma a promover o equilíbrio emocional em tempos de crise generalizada.


 

Objetivos Gerais:

·         Perceber o conceito da inteligência emocional e a sua importância.

·         Identificar e reaprender os significados de crenças e medos.

·         Conhecer o impacto dos valores, crenças e medos nas decisões.

·         Aprender a gerir e a controlar emoções.

·         Fortalecer a resiliência e a autoconsciência emocional.

·         Como gerir com foco em incerteza.

·         Definir objetivos pessoais e profissionais.

Conteúdos:

·         Inteligência emocional.

·         Crenças e as fases do medo.

·         A arte de bem gerir emoções.

·         Gestão das incertezas.

·         Planeamento estratégico em tempos de crise.

 

Metodologia: Exposição oral, diálogo e debate de ideias relacionadas com o tema.

 

-Dinamizadora: Filipa Sardinha Peres

PhD em Saúde, Deficiência, Dependência e Bem-estar – UNIV. DE LEÓN. Doutorada em Psicologia da Saúde, Deficiência, Dependência e Bem-estar pela Universidade de León; Psicóloga Especialista nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicogerontologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Formadora Certificada na área comportamental, gestão e comunicação de crise em consultoras de tecnologias especializadas no desenvolvimento de projetos e sistemas de inovação. Colabora com Instituto de Emprego e Formação Profissional em ações de formação desenvolvidas no âmbito de estratégias de Vida Ativa Qualifica + e em formações pedagógicas, dirigidas em regime de e-learning. Técnica de Saúde no Centro Social Paroquial de São Pedro e São João do Estoril, onde presta atendimento aos idosos, promove estimulação cognitiva e oferece orientação familiar.

-Destinatários: Técnicos das Áreas das Ciências Sociais e Humanas e de Ação Social, Técnicos de Saúde.

-Local: Debate à distância por videoconferência Zoom.

-Data e horário: 14 de maio, das 10:00h às 13:00h.

-Inscrições: Gratuitas, mas deverão ser formalizadas obrigatoriamente até ao próximo dia 12 de maio, através do preenchimento do formulário de inscrição. Inscrições limitadas a 30 participantes (preferencialmente do distrito de Santarém). 

-Organização:  EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza



+ info:


Núcleo Distrital de Santarém

Rua Prior do Crato, nº2,

2005 - 364 Santarém

Telefone: 243306279


Comentários