Salário Mínimo Nacional


Salário Mínimo Nacional

Num período em que o Salário Mínimo Nacional (SMN) tem vindo gradualmente a aumentar, mas simultaneamente há aumento do número e da proporção de trabalhadores por conta de outrem que auferem esta remuneração, importa comparar o valor do SMN com o limiar de risco de pobreza para perceber até que ponto o nosso mercado de trabalho permite prevenir a pobreza monetária destes trabalhadores.

De facto, quando excluímos do SMN a contribuição para a Segurança Social, verificamos uma perigosa proximidade entre o valor do SMN e o limiar de pobreza para um adulto que vive sozinho. Esta proximidade significa que basta incluir mais um elemento ao agregado familiar (um filho, um cônjuge ou outro familiar) que não tenha uma fonte de rendimentos (causada pelo desemprego, problemas de saúde, grau de incapacidade, que ainda esteja a estudar…) para que todo o agregado esteja em risco de pobreza. 

O elevado risco de pobreza monetária das famílias monoparentais e das famílias numerosas (dois adultos e três ou mais crianças dependentes), e a diferença face às famílias compostas por dois adultos e um ou dois filhos devem ser compreendidos à luz dos baixos salários existentes em Portugal.


+ info:

Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza

Rua de Costa Cabral,n.º 2368
4200-218 Porto

Tel: +351 225 420 807 onpobreza@eapn.pt

Comentários