PARTIS & Art for Change, será reforçado e potenciado

Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação ”la Caixa” lançaram, em janeiro de 2020, a iniciativa conjunta PARTIS & Art for Change, que destina 1,5 milhões de euros ao apoio a projetos que visem demonstrar o papel que as artes (plásticas, performativas ou audiovisuais) podem desempenhar nos percursos de integração e na construção de comunidades mais justas e coesas.

Esta colaboração resulta do trabalho que ambas as fundações têm vindo a desenvolver nesta área desde há vários anos e que, através da PARTIS & Art for Change, será reforçado e potenciado.
A iniciativa PARTIS, da Fundação Calouste Gulbenkian, tem desde 2013 o propósito de apoiar projetos que impulsionem o papel das artes nos percursos de integração e na construção de comunidades mais justas e coesas. Ao longo de 3 edições foram apoiados 48 projetos num total de cerca de 3 milhões de euros de financiamento. Nas duas primeiras edições, a iniciativa abrangeu cerca de 11.500 participantes, envolveu 651 organizações parceiras e resultou em quase 1000 apresentações públicas (espetáculos, instalações, exposições) que mobilizaram mais de 200 mil espetadores.


Já a iniciativa Art for Change foi lançada em 2008, em Espanha, pela Fundação ”la Caixa”, com o objetivo de apoiar projetos artísticos que promovessem a transformação social, tendo financiado até agora 383 projetos, no valor de cerca de 5 milhões de euros, que abrangeram 59 mil participantes e envolveu 170 entidades culturais e 288 artistas.
A vontade da Fundação “la Caixa”, que em Portugal atua em colaboração com o BPI, de replicar esta intervenção em Portugal cruzou-se com a experiência e papel que a Fundação Calouste Gulbenkian tem desempenhado neste domínio, tendo resultado nesta parceria, que se espera que possa aumentar o potencial de impacto das duas instituições e contribuir para a construção de conhecimento e o intercâmbio de experiências entre os dois países.

+ info:

Comentários