Grupos mais vulneráveis



 Grupos mais vulneráveis

Apesar do Instituto Nacional de Estatística já ter apresentado alguns dados provisórios para 2019, a análise dos dados disponíveis para 2018 permite uma percepção mais abrangente dos grupos com maior vulnerabilidade ao risco de pobreza ou exclusão social. Todos os grupos representados nesta infografia apresentam um risco de pobreza ou exclusão social significativamente superior ao total nacional, chegando a atingir mais 58% no caso dos desempregados e quase 41% dos arrendatários a preço reduzido ou gratuito.

A vulnerabilidade dos agregados com crianças dependentes é também notória neste gráfico. Em Portugal, 36% das famílias compostas por um adulto com crianças dependentes estão em risco de pobreza ou exclusão social, assim como 1/3 das famílias numerosas (2 adultos e 3 ou mais crianças dependentes).

Por fim, sublinhe-se que cerca de 1/3 das pessoas com grau de incapacidade severo estão ou em risco de pobreza monetária ou em privação material severa ou vivem num agregado com intensidade laboral muito reduzida. É neste grupo em particular que é mais visível a incapacidade da protecção social prevenir a pobreza ou exclusão social de quem dificilmente encontrará no mercado de trabalho uma resposta para a sua vulnerabilidade social e económica.

+ info:

Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza

Rua de Costa Cabral,n.º 2368
4200-218 Porto
Tel: +351 225 420 807 onpobreza@eapn.pt

Comentários