Dimensões da pobreza ou exclusão social



Dimensões da pobreza ou exclusão social

O risco de pobreza ou exclusão social agrega os resultados de três indicadores: risco de pobreza; privação material severa; e intensidade laboral per capita muito reduzida.

A Região Autónoma dos Açores destaca-se por uma maior incidência da pobreza ou exclusão social nas suas três dimensões, com valores que se distanciam claramente dos resultados dos outros territórios nacionais.

No continente, é o Algarve que apresenta maior vulnerabilidade ao nível do risco de pobreza monetária e da privação material severa. Ao nível da intensidade laboral muito reduzida, o Algarve apresenta um valor próximo da média nacional e inferior ao Alentejo.

 Estes dados apontam para uma precariedade económica e material associada ao trabalho sazonal e aos baixos salários. Note-se que mais da metade dos trabalhadores por conta de outrem, no Algarve, em 2018, tinham um contrato a termo/a prazo, valor que se destaca claramente do restante território (32.4% para o total nacional). 
Simultaneamente, o Algarve é a região com o menor ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem (999.1€ comparativamente a 1166.9€ para a média nacional).


+ info:

Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza

Rua de Costa Cabral,n.º 2368
4200-218 Porto
Tel: +351 225 420 807 onpobreza@eapn.pt

Comentários