Projeto Crescer na Cidadania: nove anos de intervenção no Agrupamento de Escolas Afonso Paiva



Projeto Crescer na Cidadania: nove anos de intervenção no 

Agrupamento de Escolas Afonso Paiva

" Aplicámos as ações  na turmas do 5ºano  do 2º ciclo, abrangendo o total de 253 alunos e 11 turmas com a atividade "DIFERENÇAS  CULTURAIS" sensibilizámos para aceitação das diferentes culturas, percebendo o que são atitudes erradas face ao racismo e discriminação.

Iniciámos a nossa ação com a Leitura do livro ” Racismo e Intolerância – As crianças e o Mundo”  de Louise Silsbury e Manane Kai, alertando para o facto de, por  vezes, as crianças ouvirem palavras nas notícias que não entendem e que as deixam preocupadas.

 De seguida:
  1. Entregámos  a cada grupo um conjunto de cartões, com imagens do livro e que mensagens criam para cada imagem alusiva às temáticas abordadas.
  2. Cada grupo tem no máximo 10 minutos para concluir a mensagem No final apresentaram os resultados de cada equipa num local visível (quadro ou papel cenário) e fizeram um debate em plenário, com  as seguintes questões de reflexão:22..O que acharam desta atividade?
  3.  Já sentiste alguma vez que te  descriminaram por pensares, sentires ou gostares de coisas diferentes?
  4. Porque é importante conviver com crianças de diferentes culturas e línguas diferentes
Foram envolvidas todas as turmas do 1º ciclo de todas as escolas do agrupamento no total de 19 turmas e 433 alunos,na ação denominada " A DIDLIDU dos Abraços - Interculturalidade entre meninas e meninos" .

Procurámos promover a cultura da Igualdade, na interculturalidade nas relações sociais na escola, família e sociedade, agindo para mudar mentalidades práticas sociais na inclusão .
Assim  fizemos a leitura do livro "A Didlidu dos Abraços" que  relata  a história de uma menina com dificuldade em comunicar e que pensou na forma mais eficaz de o fazer, conjuntamente com outras crianças que viviam no campo de refugiados do médio oriente, concluindo que levar abraços a quem está numa situação muito frágil, seria uma solução.

Foi também dinamizada uma ação com cartões de cores questionando:

Como farias para falar com um menino ou menina, que não fale a tua Língua, assim como   a pintura da boneca Didlidu . 

Em análise podemos concluir que a escola é um espaço carregado de diferentes formas e simbolismos culturais marcados pela diversidade dos alunos|as. Nesse sentido, torna-se necessário refletir sobre as práticas educacionais que são desenvolvidas no seu interior, de forma a trabalhar com as diferenças existentes e com as relações de identificação e diferenciação que ocorrem não apenas em sala de aula, mas que se estendem externamente, refletindo diretamente nas práticas sociais desenvolvidas pelos alunos|as nas suas relações diárias. " 

Paula Montez


+ info:

EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco
Praça 25 de abril (Edifício do  Antigo Quartel da Devesa),nº9 - 1º andar, 6000 - 097 Castelo Branco
Tel. 272 328 333 Fax. 272 328 334 Tlm. 96 79 42 719

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