Projeto Crescer na Cidadania: nove anos
de intervenção no
Agrupamento de Escolas Afonso Paiva
" Aplicámos as ações nas turmas do 5ºano do 2º ciclo, abrangendo
o total de 253 alunos e 11 turmas com a atividade "DIFERENÇAS
CULTURAIS" sensibilizámos para aceitação das diferentes
culturas, percebendo o que são atitudes erradas face ao racismo e
discriminação.
Iniciámos a nossa ação com a Leitura
do livro ” Racismo e Intolerância – As crianças e o Mundo” de
Louise Silsbury e Manane Kai, alertando para o facto de, por vezes,
as crianças ouvirem palavras nas notícias que não entendem e que as deixam
preocupadas.
De seguida:
- Entregámos a cada
grupo um conjunto de cartões, com imagens do livro e que mensagens criam
para cada imagem alusiva às temáticas abordadas.
- Cada grupo tem no máximo 10
minutos para concluir a mensagem No final apresentaram os resultados
de cada equipa num local visível (quadro ou papel cenário) e fizeram um
debate em plenário, com as seguintes questões de reflexão:22..O que
acharam desta atividade?
- Já sentiste alguma vez
que te descriminaram por pensares, sentires ou gostares de coisas
diferentes?
- Porque é importante conviver
com crianças de diferentes culturas e línguas diferentes
Foram envolvidas todas as turmas do 1º ciclo de todas as
escolas do agrupamento no total de 19 turmas e 433 alunos,na ação
denominada " A DIDLIDU
dos Abraços - Interculturalidade entre meninas e meninos" .
Procurámos promover a cultura da Igualdade, na
interculturalidade nas relações sociais na escola, família e sociedade, agindo
para mudar mentalidades práticas sociais na inclusão .
Assim fizemos a leitura do livro "A Didlidu dos
Abraços" que relata a história de
uma menina com dificuldade em comunicar e que pensou na forma mais eficaz de o
fazer, conjuntamente com outras crianças que viviam no campo de refugiados do
médio oriente, concluindo que levar abraços a quem está numa situação muito
frágil, seria uma solução.
Foi também dinamizada uma ação com cartões de cores questionando:
Como farias para falar com um menino ou menina, que não fale a tua
Língua, assim como a pintura da boneca Didlidu .
Em análise podemos concluir que a escola é um espaço
carregado de diferentes formas e simbolismos culturais marcados pela
diversidade dos alunos|as. Nesse sentido, torna-se necessário refletir sobre as
práticas educacionais que são desenvolvidas no seu interior, de forma a
trabalhar com as diferenças existentes e com as relações de identificação e
diferenciação que ocorrem não apenas em sala de aula, mas que se estendem
externamente, refletindo diretamente nas práticas sociais desenvolvidas pelos
alunos|as nas suas relações diárias. "
Paula Montez
+ info:
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti -
Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de
Castelo Branco
Praça 25 de abril (Edifício
do Antigo Quartel da Devesa),nº9 - 1º andar, 6000 - 097
Castelo Branco
Tel. 272 328 333 Fax. 272
328 334 Tlm. 96 79 42 719
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