O trabalho e intervenção artística incentiva e
desenvolve as potencialidades de cada pessoa, pois permite o desenvolvimento da
imaginação, criatividade e competências. Através das práticas artísticas a
pessoa com deficiência pode expressar-se, socializando e demonstrando a sua
singularidade e individualidade. Permite-lhe trabalhar e expressar as suas
emoções e sentimentos, contribuindo para sua inserção social.
Uma pessoa que se expressa utilizando a arte como
veículo é capaz de participar de modo mais ativo no seu contexto sociocultural,
pois contribui de forma produtiva e torna o seu desenvolvimento num constante
processo de aprendizagem e de reconstrução das suas formas de expressão,
exercendo, assim, de forma efetiva a sua cidadania.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Compreender a
Animação Sociocultural enquanto Ciência Social e em contexto de trabalho com pessoas com deficiência, a
sua importância e sistematização;
2. Conhecer e
reconhecer a importância das artes na educação, formação e intervenção com
pessoas com deficiência;
3. Conhecer e
reconhecer a importância do Teatro na intervenção com pessoas com deficiência;
4. Estruturar,
sistematizar e executar um projeto de intervenção artística.
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OBJETIVO GERAL
Aumentar os
conhecimentos e as competências para a aplicação da Animação Sociocultural e
das artes no trabalho com as pessoas com deficiência.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Contextualização
da Animação Sociocultural e das Artes no trabalho com pessoas com deficiência
| O Projeto de Animação Sociocultural | O corpo como objeto expressivo |
Jogos de improvização usando o corpo expressivo | Introdução ao jogo
dramático | Instrumentos e meios de abordagem do jogo dramático | Métodos de
improvisação (Roll-playing, instant theatre, acting e over acting) | Prática
dos métodos de improvisação com todo o grupo | Regras básicas a observar na orientação do
jogo dramático | Características específicas na identificação dos grupos de
trabalho | Abordagem à voz como objecto expressivo | Exercícios de
aquecimento vocal | Técnicas de respiração e colocação de voz | Métodos de
improvisação | Jogos expressivos de improvisação com orientação | Temas e
objetivos na improvisação | Pequena abordagem ao texto dramático |
Relaxamento (práticas e técnicas) | O texto dramático: utilização prática |
Elementos práticos na construção de um projeto artístico.
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METODOLOGIAS DE
FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias
ativa, expositiva e participativa. Discussão, debate, criação, trabalhos e
exercícios práticos e dinâmicas de grupo.
DIAS 24 e
25 de março de 2020
HORÁRIO 10:00h – 13:00h | 14:00h – 17:00h
DURAÇÃO
12 horas
LOCAL Núcleo Distrital de Évora
da EAPN Portugal
INSCRIÇÃO
Associados
da EAPN Portugal: 30€ // Não
associados: 50€
PÚBLICO-ALVO
Animadores socioculturais, educadores sociais, psicólogos, sociólogos,
terapeutas ocupacionais, técnicos de reabilitação social e inserção social,
técnicos de ação direta, técnicos de desenvolvimento comunitário, mediadores e
outros interessados
ÁREA DE FORMAÇÃO
762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Prioridade a associados da EAPN Portugal |
Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da
ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADOR Luis
Rodrigues.
Licenciado em Animação Sociocultural. Trabalha na área da
reabilitação desde 1997. Como Animador Sociocultural, trabalhou: na área da
reabilitação na CERCIAMA (Amadora) de 1999 a 2016, com funções de coordenação e
encenação do Tr.Ama - Teatro da CERCIAMA; na CRINABEL (Lisboa), como Professor
de Movimento; no CECD (Mira Sintra) e AFID (Alfragide), enquanto Professor de
Teatro e Movimento, encenação do Grupo de Teatro, coordenador de Projetos
Culturais e Artísticos. Colaborou na Associação Horizonte (Lisboa), na área da
doença mental, como responsável de projetos de animação e gestão de atividades
da vida diária. Enquanto formador, deu alfabetização na Junta Freguesia Rio de
Mouro; animação sociocultural e deficiência em oficinas da FENACERCI;
Sustentabilidade de Projetos Culturais em organizações de deficiência na
CERCIAMA, dinamizou Oficinas de Teatro em Fafe e Beja; Formador em Técnicas de
Teatro Inclusivo para professores (Hungria e Alemanha), em Animação da Língua
Portuguesa para estrangeiros na Associação Mais Cidadania em Lisboa; “As Artes
como prática de inclusão” na ESELx, “Construção de Sussurradores” numa Oficina
do Instituto Nacional de Reabilitação. Dirigente e animador sociocultural da
Glocalmusic - Cooperativa Cultural.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser
fotocopiada.
Após
confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado
por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo) ou
numerário.
As inscrições são limitadas a 20
participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 13
de março para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Évora
Urbanização Vila Lusitano, Rua Frei
José Maria Évora | 7000 - 244 Évora
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