Metodologias
Criativas e Expressivas na Intervenção com a Pessoa Idosa
A
arte pode descrever, interpretar e atribuir significado à realidade,
valorizando o mundo, sendo por isso uma das formas mais importantes de
representar e até transformar a experiência do humano e do que o envolve, como
refere Eisner.
Reflete-se
sobre a acessibilidade e a vivência da arte, como mediadora e forma de
expressão e por isso também sobre o seu potencial de empoderamento, inclusive
de populações denominadas como vulneráveis.
Esta
formação pretende proporcionar a partilha de conhecimentos entre profissionais
na área do envelhecimento e promover momentos de reflexão e sobre as
metodologias criativas e expressivas na intervenção com pessoas idosas.
|
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.
Representações sociais da pessoa idosa;
2.
Metodologias criativas e expressivas- abordagem e
conceitos;
3.
Funções da intervenção com recurso a linguagens expressivas
nas práticas com a pessoa idosa;
4.
Domínios de Intervenção;
5.
Princípios Orientadores;
6.
A arte como mediadora na expressão;
7.
Demências e Arte - breve abordagem;
8.
Saberes e artes tradicionais – recursos locais;
9.
Redes – comunidades de suporte e aprendizagem;
10. Conceitos-chave da
utilização de recursos artísticos na intervenção com pessoas idosas;
11. Práticas
desenvolvidas a nível nacional e internacional no âmbito da arte,
envelhecimento e inclusão.
|
OBJETIVO GERAL
Refletir sobre as metodologias
criativas e expressivas na intervenção com pessoas idosas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Abordar e
discutir algumas questões sobre as representações sociais da pessoa idosa;
-
Debater abordagem e conceitos sobre as metodologias criativas e expressivas;
-
Refletir sobre as funções, domínio e alguns princípios orientadores da arte
como mediadora da intervenção;
-
Promover a partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais sobre
o tema;
-
Refletir sobre as potencialidades e os desafios de algumas experiências
artísticas nas diversas áreas de Expressão;
-
Conhecer algumas práticas desenvolvidas no âmbito do tema a nível nacional e
internacional.
METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias
ativas, implementando o diálogo crítico, reflexivo, dinâmicas de grupo e
exercícios com recurso a diversas linguagens expressivas e artísticas.
|
||
|
DIAS: 12 e 13 de março
de 2020
HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL
Sala de Formação dos Serviços Centrais do Politécnico de Portalegre
INSCRIÇÃO
Associados da EAPN Portugal: 30€
// Não associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Técnicos, Profissionais da área
da Educação, Social e Saúde, dirigentes de ONG’s e Organismos Públicos
ÁREA DE FORMAÇÃO
762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação contínua de atualização.
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação
presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Prioridade a associados
da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença
obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação
FORMADORA Clara
Marques
Técnica
superior de Educação Social (ISCE); Doutoranda em Educação Artística
(Universidade de Lisboa/Porto); Pós-graduada em Ciências da Educação,
especializada em Educação Intercultural (Universidade de Lisboa); formadora
certificada (IEFP). Experiência como Docente do Ensino Superior Politécnico
(ESE Lisboa); Experiência profissional desenvolvida durante cerca de 20 anos no
âmbito da educação não formal e educação inclusiva com diversas populações;
Autora e coautora de artigos científicos e capítulo de livro relacionados com a
educação artística, o envelhecimento e práticas pedagógicas reflexivas e
colaborativas.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÔES Ficha de
Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição, o
pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária ou numerário.
As
inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 6 de março
para:
EAPN Portugal / Núcleo
Distrital de Portalegre
Comentários
Enviar um comentário