"Fórum: Interior, Incluir para desenvolver : que estratégias?" decorreu, com sucesso, em Castelo Branco



A EAPN Portugal ( Núcleos Distritais de Castelo Branco, Portalegre e Santarém) e a ANIMAR organizaram o "Fórum: Interior, Incluir para desenvolver : que estratégias?" que decorreu no passado dia 13 de dezembro, em  Castelo Branco.

No primeiro painel, moderado por Luísa Panaças, presidente do conselho geral, voluntária do Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN,  abordaram-se os “Desafios atuais e Futuros - Análise e desafios demográficos no Interior- Boas Práticas. Por sua vez, a  professora investigadora Maria João Guardado, membro do conselho geral do Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN, docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco , foi um dos oradores, bem como Alcides Monteiro, investigador, vice-presidente do Conselho Geral da EAPN e docente na Universidade da Beira Interior Covilhã. 
O segundo painel, "Inclusão e Acolhimento nas comunidades", dedicado aos Desafios no desenvolvimento Local", foi moderado por Maria Durão, especializada em gestão e presidente do Conselho Geral do Núcleo Distrital de Santarém da EAPN Portugal e teve como orador, Marco Domingos, presidente da ANIMAR e docente da Escola Superior de Educação. 
Para finalizar  e não menos importante debateu-se "O Poder Local na Dinamização dos territórios" , onde participaram o professor Hélder Henriques, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Teresa Godinho, da direção de serviços de desenvolvimento regional (CCDR do Alentejo) e, ainda, Vasco António Estrela, vice presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. 
Destaque  para o testemunho de três famílias que investiram no interior do país; uma família de Marvão; uma família do Fundão e uma família de Sírios, deixando um contributo positivo de  como é trabalhar e viver no interior do país, assim como testemunharam a qualidade de vida e a educação dos filhos. Os painéis do encontro debateram as seguintes preocupações e estratégias:
  •  decréscimo de natalidade, do envelhecimento dos territórios e da insuficiente população ativa residente;
  •  fragilização territorial, económica e social, e quais as consequências à população;
  •  quais fatores de atratividade populacional existentes nos territórios;
  • de que forma é promovida a inclusão/integração dos novos residentes e quais as dificuldades/facilidades sentidas;
  • das soluções/modelos de promoção /estimulação /incentivo à fixação de pessoas nos territórios;
  • das estratégias e políticas públicas de incentivo à migração e à fixação, assim como na promoção da integração dos novos residentes.

 + info:
Paula Montez
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco
Praça 25 de abril (Edifício do  Antigo Quartel da Devesa),nº9 - 1º andar, 6000 - 097 Castelo Branco
Tel. 272 328 333 Fax. 272 328 334 Tlm. 96 79 42 719

Comentários