Crianças chamadas a participar em
estudo sobre pobreza infantil em
Portugal
Conhecer a pobreza infantil a partir de informação
atualizada e sistematizada sobre as condições de vida das crianças em Portugal,
de forma a garantir intervenções adequadas às dinâmicas e problemáticas
detetadas é o objetivo geral do projeto “POBREZA INFANTIL – CONHECER PARA
INTERVIR” que, a convite da EAPN Portugal, será coordenado por Amélia Bastos
(ISEG/Universidade de Lisboa) contando com a participação de Fernando Diogo
(CICS.NOVA.UAc/CICS.UAc/Universidade dos Açores); Gabriela Trevisan
(ESEPF/CIPAF; CIEC/UMINHO); Liliana
Fernandes (Católica Porto Business School/CEGE Universidade Católica
Portuguesa); Manuel Sarmento (IE/UMINHO) e Maria João Leote
(CICS.NOVA.FCSH/UNL).
Além de aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno
da pobreza infantil a partir do ponto de vista das crianças o projeto visa,
ainda, aferir os contextos socioeconómicos das crianças no nosso país;
identificar as condições de vida das que se encontram em situação de pobreza e
contribuir para o diagnóstico, estudo e monitorização das políticas públicas
para a infância em Portugal.
«A estas crianças será aplicado um questionário que
visa conhecer as suas condições de vida não só do ponto de vista do seu
enquadramento familiar como da sua escolaridade, condições de habitação, saúde
e inserção social. A aplicação dos questionários é feita por entrevista direta
e por isso a criança constitui neste projeto a unidade estatística de análise e
de observação, situação pouco frequente no contexto da análise da pobreza
infantil em que a família constitui a unidade de medida. A informação recolhida
será posteriormente tratada por forma a constituir um diagnóstico atualizado,
rigoroso e detalhado das condições de vida das crianças de meios
socioeconómicos e geográficos diferenciados do nosso país», explicam Sandra
Araújo e Fátima Veiga, da comissão executiva da EAPN Portugal.
Trata-se de um estudo que envolverá a observação de
uma amostra multi-etápica de crianças que frequentam os terceiros e quartos
anos de escolaridade das escolas públicas dos concelhos do Porto,
Idanha-a-Nova, Sintra, Olhão, Ponta Delgada e Funchal.
Com início em dezembro do corrente ano e conclusão
no final de 2020, o estudo pretende ser um instrumento relevante para
conhecimento desta realidade apoiando a elaboração de programas de ação
centrados nos problemas e necessidades das crianças, nos âmbitos nacional,
regional e local.
A elevada incidência deste fenómeno social (pobreza
infantil) justifica a necessidade de estudos mais aprofundados, das suas causas
e consequências, para melhor o combater.
O projeto foi apresentado, em conferência de
imprensa, no passado dia 12 de dezembro, no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa.
+ info sobre o projeto aqui: https://pobreza-infantil4.webnode.pt/
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