Crianças chamadas a participar em estudo sobre pobreza infantil em Portugal







Crianças chamadas a participar em
estudo sobre pobreza infantil em Portugal

Conhecer a pobreza infantil a partir de informação atualizada e sistematizada sobre as condições de vida das crianças em Portugal, de forma a garantir intervenções adequadas às dinâmicas e problemáticas detetadas é o objetivo geral do projeto “POBREZA INFANTIL – CONHECER PARA INTERVIR” que, a convite da EAPN Portugal, será coordenado por Amélia Bastos (ISEG/Universidade de Lisboa) contando com a participação de Fernando Diogo (CICS.NOVA.UAc/CICS.UAc/Universidade dos Açores); Gabriela Trevisan (ESEPF/CIPAF; CIEC/UMINHO);  Liliana Fernandes (Católica Porto Business School/CEGE Universidade Católica Portuguesa); Manuel Sarmento (IE/UMINHO) e Maria João Leote (CICS.NOVA.FCSH/UNL).

Além de aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno da pobreza infantil a partir do ponto de vista das crianças o projeto visa, ainda, aferir os contextos socioeconómicos das crianças no nosso país; identificar as condições de vida das que se encontram em situação de pobreza e contribuir para o diagnóstico, estudo e monitorização das políticas públicas para a infância em Portugal.

«A estas crianças será aplicado um questionário que visa conhecer as suas condições de vida não só do ponto de vista do seu enquadramento familiar como da sua escolaridade, condições de habitação, saúde e inserção social. A aplicação dos questionários é feita por entrevista direta e por isso a criança constitui neste projeto a unidade estatística de análise e de observação, situação pouco frequente no contexto da análise da pobreza infantil em que a família constitui a unidade de medida. A informação recolhida será posteriormente tratada por forma a constituir um diagnóstico atualizado, rigoroso e detalhado das condições de vida das crianças de meios socioeconómicos e geográficos diferenciados do nosso país», explicam Sandra Araújo e Fátima Veiga, da comissão executiva da EAPN Portugal.

Trata-se de um estudo que envolverá a observação de uma amostra multi-etápica de crianças que frequentam os terceiros e quartos anos de escolaridade das escolas públicas dos concelhos do Porto, Idanha-a-Nova, Sintra, Olhão, Ponta Delgada e Funchal.

Com início em dezembro do corrente ano e conclusão no final de 2020, o estudo pretende ser um instrumento relevante para conhecimento desta realidade apoiando a elaboração de programas de ação centrados nos problemas e necessidades das crianças, nos âmbitos nacional, regional e local.

A elevada incidência deste fenómeno social (pobreza infantil) justifica a necessidade de estudos mais aprofundados, das suas causas e consequências, para melhor o combater.


O projeto foi apresentado, em conferência de imprensa, no passado dia 12 de dezembro, no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa.

 + info sobre o projeto aqui: https://pobreza-infantil4.webnode.pt/


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