"Voz aos Direitos" fez-se ouvir, no Funchal






Ontem, dia 22, decorreu no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a iniciativa Voz aos Direitos, no âmbito do Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza, com o objetivo de falar dos Direitos Humanos das pessoas que vivem em situação de pobreza e/ou exclusão social.

«Fizemos a apresentação da campanha Palavras com Corpo e Alma Porque a Pobreza Não É Ficção, acompanhando-a do muito importante testemunho da Neide Conceição, membro do Conselho Local de Cidadãos de Vila Real e uma dos sete protagonistas da campanha.

Na segunda parte a Mesa Redonda “Voz aos Direitos” contou com o contributo do Arq. Duarte Paiva da Associação Conversa Amiga, da Dra. Mariana Ferreira da Associação Monte de Amigos, da Dra. Evelina Tavares da Instituição Centro da Mãe, da Dra. Filipa Cardoso da Casa de Saúde São João de Deus, do Arq. Ricardo Silva da Associação Garouta do Calhau e da Dra. Paula Margarido da Ordem dos Advogados. 

A conversa da mesa redonda teve como base duas grandes questões, o que é que estas instituições, no desempenho das suas atividades, fazem para assegurar/defender os direitos das pessoas que as procuram e o que é que ainda há a fazer para que todos possam usufruir plenamente dos seus direitos. 

Em forma de conclusão foi possível perceber que apesar dos esforços reais para a dignificação das pessoas, como por exemplo, através da adaptação da intervenção à especificidade das realidades com que as instituições trabalham, através da auscultação dos interessados ou da formação, persistência e inovação, ainda existe um longo caminho a percorrer. 

Das necessidades identificadas, uma das mais salientes foi a falta de redes formais que permitam aumentar a eficácia das intervenções, seguida da necessidade de aumentar a consciência do que é e do que causa a situação de pobreza, assim como de falar dos diferentes tipos de pobreza. 

Falou-se ainda da importância de sensibilizar para a responsabilidade social, individual e coletiva de todos, no que diz respeito à pobreza, na importância de se fazer lobby, de promover a participação e a autonomização das pessoas que vivem em situação de pobreza e exclusão social e de repensar as exigências que são feitas ao Terceiro Sector. »

Mara Barros

+ info:
Mara Barros
Técnica do Núcleo da Região Autónoma da Madeira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Av. Luis de Camões
Conjunto Habitacional do Hospital
Bloco 13 R/C Ft
9000-168 Funchal
Tel.: 291 143 450 | Ext.: 380

Comentários