Vila Real comemorou Dia internacional para a Erradicação da Pobreza



“O Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal assinalou o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza nos dias 15 de outubro e 18 de outubro com duas ações muito produtivas e participadas: “Todos óh bairro: formas de participação comunitária” coorganizadas com o Projeto + Social E7G, Município de Vila Real, Cáritas Diocesana de Vila Real e Vila Real Social E.M. e o debate e exposição de fotografias “Olhares (Des)Iguais” uma iniciativa da Escola Profissional Agostinho Roseta – pólo de Vila Real, em parceria com o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal, Município de Vila Real e Museu da Vila Velha, inserido no projeto “Rota da Cidadania” e “Projeto de educação para a Cidadania e Desenvolvimento”.

O debate “Todos Óh Bairro”, contou com a presença de habitantes do bairro, instituições da cidade e público em geral. O mote da conversa foi lançado com a apresentação da Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, sediada na Cova da Beira e com intervenções nos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão. Ana Neves, representante da Beira Serra partilhou o percurso da associação, referindo que o grande salto na intervenção comunitária e na participação das populações se deu quando passaram das respostas sociais comuns para a oferta de serviços mais valorizados pela comunidade, dando como exemplo o apoio em processos como o preenchimento do IRS ou nas candidaturas ao RSI e abonos, ou acompanhamento em Tribunal. Apresentou ainda dois projetos da Beira Serra, “Cerzir o Bairro”, projeto de requalificação de espaços comuns com a intervenção da comunidade, e a “Horta do Bairro”. Para falar da “Horta do Bairro” esteve presente Maria da Graça Duarte, participante do projeto Trajetos E7G e moradora do Bairro intervencionado pelo projeto, que começou a sua intervenção dizendo que “foi o melhor que o bairro já fez por mim”. 

O projeto consiste na dinamização de hortas por parte dos habitantes do bairro, que assim têm oportunidade de trabalhar a terra e colher os produtos da mesma. A construção do projeto foi um processo participativo, desde a elaboração do Regulamento, até à gestão dos horários de rega ou escolha das espécies cultivadas.

O debate e exposição “Olhares (Des)Iguais” contou com a participação ativa dos alunos da Escola Profissional Agostinho Roseta do curso de técnico multimédia. A metodologia photovoice associada a fotografia e debate para dar voz à comunidade e promover a partilha de ideias entre os cidadãos. Foi com base nessa metodologia que os alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia da Escola Profissional Agostinho Roseta, pólo de Vila Real, desenvolveram este trabalho artístico, que concorre para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 10 – Reduzir as Desigualdades. O combate à discriminação, desconstrução de estereótipos, respeitar as diferenças e valorizar a diversidade social, cultural, religiosa, entre outras foi um dos objetivos deste debate. A informação, a sensibilização e o debate em torno destes desafios são muito importantes para nos tornarmos Cidadãos/ãs mais ativos/as e (co)responsáveis. Foi ainda apresentada no distrito a campanha lançada pela EAPN Portugal “Palavras com corpo e alma. A pobreza não é ficção“ com o testemunho de Neide Conceição membro do Conselho Local de Cidadãos de Vila Real

Um bem haja a todos e a todas os que contribuíram para assinalar do dia internacional para a erradicação da pobreza no distrito de forma participativa e empenhada construindo pontes para o futuro."

Catarina Oliveira

 + info:
Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

Comentários