Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal assinala Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza


O Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal irá assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, através de uma ação de sensibilização junto da sociedade civil que terá lugar no Fórum Viseu, em Viseu, no dia 15 de outubro (terça-feira). 

A iniciativa ocorre na semana em que se assinala o 17 de outubro e pretende envolver na sua organização, várias entidades parceiras e associadas da EAPN Portugal, assim como, os associados individuais e por inerência. A ação consiste num jogo de afirmações verdadeiro/falso sobre pobreza e exclusão social, onde se desafiam as mais diversas pessoas que circulam no local e se mostrem disponíveis para participar. No final, oferece-se um brinde simbólico e um desdobrável com mais informações sobre o tema. Estaremos no piso 0 do Fórum Viseu (junto à entrada do Pingo Doce), as afirmações constantes no jogo foram desenvolvidas com a importante colaboração das entidades parceiras e associadas do Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal. Participe, dando-nos um pouco da sua atenção, teste os seus conhecimentos sobre pobreza e exclusão social e ganhe um brinde.

 + info:
Tiago Caio
Técnico do Núcleo Distrital de Viseu
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Dr. César Anjo, Lote 2 R/ch F
3510-009 Viseu
Tel: 232 468 472



A ação consiste num jogo de afirmações verdadeiro/falso sobre pobreza e exclusão social, como, por exemplo, estas: 

·       Enquadramento

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza assinala-se a 17 de outubro e foi instituído pela Organização das Nações Unidas a 22 de dezembro de 1992. O objetivo do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é mobilizar esforços para o combate à pobreza e como acontece todos os anos, a EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, destaca o 17 de outubro com várias atividades de âmbito nacional, regional e local. O Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal juntamente com instituições parceiras e associadas desenvolve anualmente, no âmbito do 17 de outubro, ações públicas de sensibilização da sociedade civil para a importância do combate à pobreza e exclusão social. Com efeito, este ano o desafio é testar os conhecimentos da sociedade civil com o intuito de contribuir para uma melhor compreensão do fenómeno, através da colocação de um conjunto de afirmações a pessoas que circulam num espaço público, pedindo que refiram se são verdadeiras ou falsas. A formulação das afirmações contou com o importante contributo de diversas instituições de solidariedade social parceiras da EAPN Portugal.

·       Afirmações – Verdadeiro / Falso
   O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza assinala-se anualmente a 17 de outubro e foi declarado pelas Nações Unidas a 22 de dezembro de 1992.
Verdadeiro – O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é assinalado a 17 de outubro desde 1993. O objetivo é promover a conscientização das pessoas sobre a necessidade de erradicar a pobreza e a exclusão social em todo o mundo. O enquadramento da data remonta a 17 de outubro de 1987, quando mais de 100 mil pessoas se reuniram em Paris (França) para homenagear as vítimas da pobreza extrema, violência e fome. Desde essa altura, indivíduos e organizações em todo o mundo percecionam o dia 17 de outubro como um dia para renovar seu compromisso de colaborar com a erradicação da pobreza.
   Em 2018 o valor médio processado de prestação de RSI por beneficiário foi de 115,17€.
Verdadeiro – O Rendimento Social de Inserção é uma medida que foi criada com o objetivo de diminuir a intensidade da pobreza e também as situações de pobreza extrema. Nos últimos anos tem tido uma trajetória de aumento do rendimento médio por beneficiário e por família, no entanto, continua a não ser suficiente para atingir o limiar de risco de pobreza (467,25€ em 2017 – ultimo ano conhecido com estatísticas oficiais).

   A taxa de risco de pobreza para a população com mais de 65 anos aumentou de 2016 para 2017.
Verdadeiro – De 2016 para 2017 a taxa de risco de pobreza para a população com mais de 65 anos subiu de 17% para 17,7%. Os restantes grupos etários têm conhecido uma trajetória descendente quando se analisa o risco de pobreza e exclusão social. A taxa de risco de pobreza em 2017 em Portugal para a população em geral foi de 17,3%.
   As comunidades ciganas são originárias da India e chegaram a Portugal no século XV.
Verdadeiro – As comunidades ciganas iniciaram os seus movimentos migratórios no século III a partir do nordeste da India, tendo chegado à península ibérica no primeiro quartel do século XV e a Portugal em meados do mesmo século.
   Devido à gratuitidade e obrigatoriedade das crianças frequentarem a escola, atualmente, a origem social deixou de ser um fator que condiciona os processos de aprendizagem em contexto escolar.
Falso – Existe um conjunto de condicionantes que se relacionam com a origem social das crianças e que influenciam o sucesso da aprendizagem. Uma criança que nasça e viva num contexto mais desfavorecido irá chegar ao primeiro ciclo, frequentemente, com menores condições no seu contexto familiar que promovam o sucesso escolar, que decorrem, por exemplo, da menor estimulação intelectual, da falta de valorização da frequência escolar pela família, ou ainda, da inexistência de condições de acesso a uma vida digna.
   A pessoa com deficiência tem direito a ter relações afetivas e amorosas e viver as mesmas de forma plena.

Verdadeiro – O direito a viver a vida amorosa e a sexualidade é um direito universal de todos os seres humanos, por ser parte integrante da vida de cada individuo e essencial ao equilíbrio físico e psicológico. A pessoa com deficiência tem também o direito a viver a sua sexualidade e vida amorosa de forma plena. Apesar disso permanecem mitos sobre as pessoas com deficiência, como por exemplo, são assexuadas, hipersexuadas, incapazes de manter uma relação amorosa e sexual, são estéreis, geram filhos com deficiência etc.. A crença nestas falsas ideias gera uma atitude de castração, de não orientação/educação e de infantilização da pessoa e das suas necessidades.

Comentários