Nova campanha - Tráfico de Seres Humanos


O SEF  apresentou, no passado dia 18 de outubro, no âmbito do Dia Europeu do Combate ao Tráfico de Seres Humanos e no decorrer do segundo dia da Conferência Internacional sobre o Tráfico de Crianças de Países Terceiros, que aconteceu em Lisboa, numa organização conjunta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e da Europol. A campanha, oficialmente lançada pela Diretora Nacional do SEF, Cristina Gatões, é composta por materiais informativos a distribuir pelas potenciais vítimas de tráfico.
O principal objetivo é alertar estas pessoas para os principais canais onde poderão encontrar ajuda, proteção e informação. A campanha pretende também sensibilizá-las para o facto de possuírem direitos em toda a União Europeia, entre os quais assistência e apoio, proteção, direitos humanos e laborais, bem como um período de reflexão e direitos de residência e reintegração.
Em Portugal os materiais da campanha encontram-se disponíveis em português, checo, mandarim, hindi, romeno, russo e ucraniano e serão distribuídos com o apoio de todas as entidades nacionais e organizações não governamentais portuguesas inseridas na Rede Nacional de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico. Os locais preferenciais de colocação dos materiais serão os pontos de passagem das potenciais vítimas.
Trata-se de uma iniciativa a nível europeu, coordenada pela Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade (European Crime Prevention Network), com a participação da Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia e República Checa.

Comentários