EAPN Portugal lança campanha nacional contra a pobreza e a exclusão social


EAPN Portugal lança campanha nacional 
contra a pobreza e a exclusão social

PALAVRAS COM CORPO E ALMA. 
PORQUE A POBREZA NÃO É FICÇÃO.

“Palavras com corpo e alma. Porque a Pobreza não é ficção.” Assim se denomina a campanha nacional de sensibilização lançada hoje pela EAPN Portugal para assinalar o próximo 17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

O corpo e a alma dos protagonistas da campanha são de pessoas reais, que vivem ou viveram situações de pobreza e exclusão social, com quem a EAPN Portugal trabalha a partir do Conselho Nacional de Cidadãos composto por uma pessoa de cada distrito do país. Nesta iniciativa, participam Natália Fonte, da Figueira da Foz; Jaime Filipe, de Setúbal; Beatriz Morais, de Leiria; Higino Costa, de Lisboa; Neide Conceição de Vila Real; José Belchior de Setúbal e Francisco Rico, de Aveiro.

FARDO. PRECONCEITO.  JUSTIÇA. DIGNIDADE. DESIGUALDADE. SOLIDÃO.

VIOLÊNCIA. Foram estas as palavras escolhidas por cada um deles, respetivamente, para exprimirem o seu sentimento relativamente à experiência de vida pela qual passam ou passaram. Utilizando o próprio corpo como tela, representam géneros, etnias, idades e geografias diferentes. “Através de um jogo de luzes e sombras, filmado com cortes rápidos vemos a inscrição das mensagens nos corpos (braços, pernas, costas) como se fossem tatuagens, ao mesmo tempo que ouvimos algumas palavras dos intervenientes relacionadas com a sua mensagem; as suas noções ou considerações sobre a pobreza. No último plano, sob fundo negro, veremos a mensagem na íntegra e o protagonista filmado na totalidade” explica Pedro Neves da Red Desert, autor do trabalho. Cada mensagem é única e personalizada, partindo de uma palavra que simbolicamente transmite os sentimentos, nos comunica o estado de espírito, e sobretudo fala de pobreza experienciada, verbalizando o real e o sentido que ele toma no dia-a-dia. 

Deste modo “pretendemos ativar a responsabilidade social de cada cidadão, bem como a responsabilidade coletiva de construirmos uma sociedade inclusiva, livre de pobreza e que assegure a dignidade e o respeito pelos Direitos Humanos”, explica Sandra Araújo, diretora executiva da EAPN Portugal, acrescentando que, “a partir daqui,  também se quer promover uma reflexão coletiva da sociedade civil e do público em geral”.

A campanha***** “Palavras com corpo e alma. Porque a pobreza não é ficção” é composta por sete vídeos e sete cartazes que, a partir de hoje, pode acompanhar nas redes sociais da EAPN Portugal.

***** esta campanha foi inspirada na campanha belga "Enough" levada a cabo pela associação Wieder, associada da EAPN Bélgica.


Outras notas:

EAPN Portugal - quem somos?

A EAPN - European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti Pobreza) é a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de ONGs, bem como de organizações europeias ativas na luta contra a pobreza. Fundada em 1990, em Bruxelas, a EAPN está atualmente representada em 31 países, nomeadamente em Portugal.
Criada em 17 de dezembro de 1991, a EAPN Portugal é uma organização, reconhecida como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional, obtendo em 1995 o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A ação da EAPN Portugal, sediada no Porto, estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais. Em 2010 foi-lhe atribuído, pela Assembleia da República, o Prémio Direitos Humanos. A decisão, unânime, foi tomada por um júri constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Conselhos Locais de Cidadãos – o que são?
Foram criados em 2009, pela EAPN Portugal e dinamizados desde então em todos os distritos de Portugal, através do núcleos distritais desta organização, dando oportunidade a um grupo de cidadãos que vivenciam, ou já vivenciaram, situações de pobreza e/ou exclusão social, de norte a sul do país de: se pronunciarem sobre as suas realidades, necessidades e prioridades, a sua qualidade de vida e sobre as políticas sociais; identificar dificuldades e estratégias de enfrentamento dos problemas que são acionadas por estes cidadãos, assim como a definição de áreas prioritárias de atuação; terem uma voz ativa para o diálogo e para participar na vida política falando sobre as medidas que interferem nas suas vidas; participarem ativamente na luta contra a pobreza e a exclusão social (luta essa relativamente à qual são, desde logo, os principais interessados); através da identificação de novas estratégias e novos instrumentos de avaliação das medidas sociais e de exercício de lobby junto dos órgãos de poder; atuarem com a EAPN Portugal, ao nível da monitorização e avaliação, direta ou indiretamente, do que se vai fazendo a nível nacional nesta área, através da informação, formação, investigação e planeamento participado de ações que concorrem para o combate da pobreza e da exclusão social.

Sabendo que a participação é um processo difícil, que necessita de tempo e de maturação, a EAPN Portugal decidiu começar por dar pequenos passos que permitam, paulatinamente, reunir as condições para uma participação organizada e efetiva num futuro próximo e que, a médio prazo, permita a existência de estruturas e plataformas de participação na definição e implementação das políticas. Desta forma, promovemos a cidadania e a participação das pessoas que vivenciam ou já vivenciaram situações de pobreza e/ou exclusão social através de movimentos de cidadania, quer a nível distrital – Conselhos Locais – quer a nível nacional – Conselho Nacional -, e ainda a nível europeu, com a participação no Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza e de Exclusão Social que se desenvolve desde 2001.

+ info:
Departamento de Comunicação
Rua Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
Tel: 225420800/ 225420804





Comentários