AÇÃO DE FORMAÇÃO, Viana do Castelo


Intervenção Sistémica com Famílias Multidesafiantes – Desafios e Estratégias na Intervenção Social.
(Modelo baseado na Intervenção Sistêmica e Mediação)

As Famílias Multidesafiadas (FM) são um problema social atual. Devido à sua complexidade e multiplicidade dos problemas que vivenciam constituem um desafio constante para os profissionais da área social, persistindo obstáculos e dificuldades na sua intervenção. É importante refletir e repensar a prática, implementar novas estratégias - um Modelo Centrado na Ativação das Competências e Rentabilização dos Recursos, na Promoção da Autonomia e Responsabilidade Social. Uma intervenção social mais colaborativa e de capacitação, coordenada e em rede, capaz de produzir a Mudança efetiva na vida destas famílias.


OBJETIVO GERAL
·         Conhecer o Modelo Sistémico, Colaborativo e em Rede, Centrado nas Potencialidades e Capacitação das FM.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Elaborar eficazmente um diagnóstico sistémico da FM, de modo a definir objetivos e um plano de intervenção personalizado e adequado a cada família;
·         Incentivar à reflexão crítica sobre a prática profissional de modo a redefinir estratégias mais eficazes e encontrar soluções inovadoras;
·         Desenvolver uma intervenção colaborativa e de capacitação, centrada nas competências e recursos das famílias, através de um trabalho articulado em rede.
·         Conhecer o papel do profissional mediador na intervenção com famílias, num contexto de trabalho cooperativo em rede.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Ø Contexto de intervenção /perspectivas dos profissionais.
Ø Fundamentos Teóricos do Modelo
Ø Modelo Sistémico, Colaborativo e em Rede, Centrado nas Potencialidades e Capacitação das FM.

Modelo de Intervenção: Princípios e Estratégias de Intervenção Social:

a)       Equipa Multidisciplinar/Modelo Transdisciplinar
b)       Trabalho colaborativo e em rede
c)       Estratégias de Envolvimento Familiar
d)       Intervenção Personalizada Sistémica
e)       Construção de novas alternativas e soluções criativas e inovadoras


METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Privilegia-se o uso de metodologias ativas e participativas, com vista à promoção da reflexão e intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais.

Avaliação contínua dos/as formandos/as e realização de dinâmicas de grupo, análise e reflexão de casos práticos.

Critérios de Avaliação: Pontualidade, assiduidade, participação ativa, reflexão crítica construtiva, criatividade e inovação.



DIAS 7/8 Novembro 2019
HORÁRIO 9h30- 13h00/ 14h-17h30
DURAÇÃO 14h
LOCAL EAPN Viana do Castelo – Rua Salvato Feijó - Torre Active Center, 1º Andar Loja AA Viana do Castelo.
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 35 €// Não associados: 55€
PÚBLICO-ALVO Técnicos/as superiores, coordenadores/as e diretores/as técnicos/as a trabalhar na área da intervenção com famílias (e.g., CPCJ, RLIS, RSI, CAFAP, IPSS´s, de outras entidades privadas e públicas de âmbito social)
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação Presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de recepção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADOR/A: Ilda Reis
Licenciada em Serviço Social, Terapeuta Familiar e Interventora Sistémica (sócia efetiva da SPTF), Mestre em Mediação e Interculturalidade – Intervenção Social com Familias Multiproblemáticas, Mediadora de Conflitos, Pós-Graduada em Aconselhamento e Intervenção Psicossocial e Pós-Graduada em Saúde e Intervenção Social. Doutoranda em Psicologia Clinica – Psicologia da Família e Intervenção Familiar, Programa Interuniversitário da Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, sendo a área de investigação a intervenção familiar - educação parental. Desenvolve a sua atividade profissional, especificamente no âmbito da intervenção sistémica com famílias, com experiência profissional na área da intervenção sociofamiliar nos diversos contextos: saúde, ação social, instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco, CPCJ e educação/contexto escolar. Terapeuta Familiar da Unidade de Intervenção Sistémica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), intervindo em casos de terapia familiar, terapia de casal e terapia individual.



INSCRIÇÕES:
As inscrições são limitadas a 20 formandas/os e devem ser realizadas até 31 Outubro 2019.
Após a confirmação da sua inscrição e da efetiva realização da ação de formação, o pagamento deve ser efectuado, por transferência bancária, até à data limite de 31 Outubro 2019. 
Até esta data deve enviar o comprovativo do pagamento para: vianadocastelo@eapn.pt



Comentários