2.ª edição do Selo da Diversidade; candidaturas estão abertas até dia 30 de agosto


Iniciativa visa reconhecer práticas inclusivas nas organizações portuguesas


Estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Selo da Diversidade, uma iniciativa da Carta Portuguesa para a Diversidade que visa promover a inclusão dentro das organizações.

Para se candidatarem ao Selo, as organizações devem ser signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade, sendo as categorias o “Compromisso da gestão de topo e dos outros níveis hierárquicos”; “Cultura organizacional”; “Recrutamento, seleção e práticas de gestão de pessoas”; “Desenvolvimento profissional e progressão na carreira”; “Comunicação da Carta e dos seus princípios”; “Condições de trabalho e acessibilidades”.

As candidaturas estão abertas até dia 30 de agosto e podem ser feitas via email para selo.diversidade@cartadiversidade.pt, através da entrega do formulário de candidatura e respetiva declaração de honra. Os vencedores serão conhecidos em outubro, durante o Fórum da Diversidade, que decorrerá no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

O júri é composto por Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens, Maria Julieta Sanches, presidente da direção da Fenacerci, Fausto Amaro, professor catedrático e presidente da Atlântica – Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia, Pedro Neves, professor associado da Nova SBE (School of Business and Economics) e Maria Castro Almeida, consultora do Inclusive Community Forum da Nova SBE.

O Selo da Diversidade é uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) e será, à semelhança da anterior edição, liderada pelo Alto Comissariado para as Migrações.

Recorde-se que a Carta para a Diversidade é uma iniciativa da União Europeia que visa encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade. A Carta Portuguesa para a Diversidade surge em linha com os esforços encetados pela Comissão Europeia, contando já com 249 organizações signatárias. No final de 2018, a Carta Portuguesa para a Diversidade decidiu criar a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), cuja direção é presidida pela EDP, contando ainda com a Associação Crescer como tesoureiro, com o secretário Clube Intercultural Europeu, os vogais L’OREAL e GRAFE e a Rede Ex-Aequo como suplente.

Em 2017, a primeira edição do Selo da Diversidade premiou 12 práticas para a diversidade, com quatro Selos da Diversidade e oito menções honrosas.

Mais em http://www.cartadiversidade.pt/index.php/selo/


 

Comentários