Leiria debateu o papel das artes performativas na inclusão social




Leiria debateu o papel das artes performativas na inclusão social

"Nos dias 13 e 14 de junho, o Instituto Português do Desporto e Juventude, em Leiria, recebeu as VII Jornadas de Economia Social, que debateram o papel das artes performativas na inclusão social.
As referidas jornadas, que já vão na 7.ª edição, destinaram-se a dirigentes, profissionais e voluntários de organizações sociais e culturais, assim como a professores e estudantes da área, e tiveram como objetivo dar a conhecer o estado das artes performativas em matéria de inclusão social. Desta forma, a iniciativa pretendia contribuir, igualmente, para a disseminação de boas práticas de intervenção artística performativa com a finalidade de incluir grupos socialmente vulneráveis, a nível local, regional e nacional.

A abertura das jornadas esteve a cargo da Diretora Regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes, e a conferência de abertura foi realizada por Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional de Artes, projeto do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, desde Março de 2019. Seguiu-se uma Mesa Redonda, que procurou debater o estado das artes performativas em matéria de inclusão social, tendo o olhar de diferentes experiências de profissionais que trabalham diretamente nesta área. Foram, ainda, apresentados projetos de intervenção artística locais, mas também vindos de outras regiões do país, que têm como objetivo contribuir para a inclusão social de grupos socialmente vulneráveis.

A apresentação de projetos de intervenção artística e o seu potencial de inclusão social preencheu o período da manhã do segundo dia, tendo-se realizado no período da tarde, oficinas sobre dança inclusiva, teatro comunitário e a metodologia photovoice.  A ante estreia do espetáculo performativo de teatro e dança, baseado na peça “Histórias de arremedilhos e de histriões que não sabem arremedar”, da autoria do Mário Costa, levado a cabo pelo Projeto Face to Face, promovido pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes, constituiu um outro momento deste final de dia.

Esta iniciativa foi organizada pela EAPN Portugal, Núcleo Distrital de Leiria, em parceria com várias entidades associadas: ADESBA – Associação para o Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira; APEPI – Associação de Pais e Educadores para a Infância; ADSFAN – Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros; Associação Crescer e Crer – CAFAP; InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário; Liga Social e Cultural Campos do Lis, Nascentes de Luz e Vida Plena – Associação de Solidariedade Social de Leiria e em parceria com: ADSFAN; IPDJ; IPL – ESECS; InPulsar e Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes.


Patrícia Grilo

+ info:
Núcleo Distrital de Leiria
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Miguel Franco, lote 8, 102, loja 1 e 2
2400-191 Leiria
Tel. +00351 244 837 228 | Fax: + 00351 244 837 229

Comentários