A maturidade (psico-socio-cultural) e a maturação
(biológica) caracterizam a infância e a adolescência. A procura de quem eu sou,
de quem eu sou na relação com o outro (Identidade) e do que eu posso/não posso
fazer sozinho e/ou acompanhado (Autonomia) é um processo dinâmico e desafiante.
Crianças e jovens que não tiveram a oportunidade de se
vincular eficazmente, de fazer aprendizagens que deveriam ter sido feito mais
precocemente na sua vida, seja pelo estilo parental que tiveram, seja por
situações inerentes à sua própria história de vida e que desenvolveram estilos
de vida desenquadrados da sociedade têm frequentemente dificuldades de inclusão
e de sucesso nos contextos, familiar, escolar e social.
Quando trabalhamos com crianças e adolescentes
multidesafiadores, os que não querem/conseguem respeitar-se nem a si nem aos
outros (pares, figuras de autoridade), que não conseguem/querem cumprir regras
nem aceitar limites, que não apresentam capacidade de resistência à frustração,
de controlo de impulsos, nem capacidade para se sentir nem para adiar
recompensas, esta compreensão torna-se ainda mais desafiante.
Perante esta realidade, torna-se premente que os agentes
de intervenção social que intervêm com estas crianças e jovens desenvolvam
competências adicionais.
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CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
Módulo I - Conhecer para Compreender
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Modelo Ecológico
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Desenvolvimento normativo e não normativo (Teorias do Desenvolvimento)
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Perturbações Disruptivas, do Controlo de Impulsos e da Conduta (Perturbação de
Oposição e Desafio; Perturbação Explosiva Intermitente; Perturbação do
Comportamento)
Módulo II - Compreender para Intervir
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Fatores Protetores
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Fatores de Risco
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Sinais de Alarme
Módulo III - Intervir para Gerar Mudança
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Locus de controlo interno, estratégias de coping adaptadas e resiliência
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Variáveis de intervenção: compromisso, auto controlo e literacia emocional
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Identificação de etapas e respetivas dificuldades dos adolescentes na resolução
de problemas
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Tornar o momento crítico como uma oportunidade;
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A escalada da Zanga/identificação da situação (previsibilidade, temporalidade e
intensidade)
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Estratégias de intervenção em momentos críticos
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Estratégias de Comunicação Não Violenta
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Chave motivacional para o envolvimento e a participação dos jovens - E-forças e
benefícios;
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Participação de sucesso - A Teoria dos 3 C´s e a Zona de Aventura
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OBJETIVO GERAL
Adquirir
e reforçar conhecimentos que promovam estratégias de intervenção adaptadas
junto de jovens com comportamentos disruptivos.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Conhecer Normatividade e Não
Normatividade na adolescência;
- Compreender a origem dos
comportamentos multidesafiadores;
- Identificar potencialidades e
recursos nos jovens;
- Conhecer estratégias de
intervenção pela positiva;
- Conhecer estratégias de
intervenção em momentos críticos;
- Reconhecer os adolescentes como
autores do seu processo de (re)construção;
- Promover estratégias participativas
e auto-avaliativas no processo de mudança.
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METODOLOGIAS DE
FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Método expositivo e interativo. Privilegia-se o uso de metodologias
participativas e dinâmicas numa lógica de “aprendizagem vivencal”. Avaliação
contínua. Realização de role-playing.
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DIAS 8 e 15 de Junho 2019
HORÁRIO 9h00 às13h00 e das 14h00 às 18h00
DURAÇÃO 16 horas
LOCAL CRIT – Avenida do bom Amor - 2350-649 Torres Novas
INSCRIÇÃO Departamento Interno da Formação
PÚBLICO-ALVO Auxiliares
de ação educativa e outros com funções pedagógicas (técnicos ou não)
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO: Contínua de
atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da
duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADOR. Fátima Gameiro
Fátima
Gameiro. Licenciada em Psicologia Clínica, Mestre em Sexologia Clínica e
Doutora em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca. Especialidade
em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Neuropsicologia
Clínica- Certificado Europeu de Psicologia – Modelo de Competências pela Ordem
dos Psicólogos Portugueses. Psicóloga Clínica do Centro de Acolhimento
Temporário “Primeiro Passo” e do Lar de Infância e Juventude “Lar dos Rapazes”
da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Docente do Mestrado de
Neuropsicologia Aplicada da Escola de Psicologia, da Licenciatura em Serviço
Social e dos Mestrados de Riscos e Violência nas sociedades Atuais: Análise e
Intervenção Social e de Gerontologia Social do Instituto de Serviço Social da
ULHT. Investigadora desde 2013 do
CopeLabs- CTIP- Assessment and stimulation of cognitive functioning. Prática clínica, orientação de trabalhos de investigação e supervisão de
estágios académicos e profissionais. Tem como principais linhas de investigação
as Funções Executivas, a Sexualidade e os Comportamentos Disruptivos.
+ info:
Ricardina
B. Dias
Técnica
Responsável do Núcleo Distrital de Santarém
EAPN
Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua
Prior do Crato, nº 2 ,
2005-364
Santarém
Telefone: 00351 243306279;
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