AÇÃO DE FORMAÇÃO, Santarém



Mentes que Desafiam
A maturidade (psico-socio-cultural) e a maturação (biológica) caracterizam a infância e a adolescência. A procura de quem eu sou, de quem eu sou na relação com o outro (Identidade) e do que eu posso/não posso fazer sozinho e/ou acompanhado (Autonomia) é um processo dinâmico e desafiante.
Crianças e jovens que não tiveram a oportunidade de se vincular eficazmente, de fazer aprendizagens que deveriam ter sido feito mais precocemente na sua vida, seja pelo estilo parental que tiveram, seja por situações inerentes à sua própria história de vida e que desenvolveram estilos de vida desenquadrados da sociedade têm frequentemente dificuldades de inclusão e de sucesso nos contextos, familiar, escolar e social.
Quando trabalhamos com crianças e adolescentes multidesafiadores, os que não querem/conseguem respeitar-se nem a si nem aos outros (pares, figuras de autoridade), que não conseguem/querem cumprir regras nem aceitar limites, que não apresentam capacidade de resistência à frustração, de controlo de impulsos, nem capacidade para se sentir nem para adiar recompensas, esta compreensão torna-se ainda mais desafiante.
Perante esta realidade, torna-se premente que os agentes de intervenção social que intervêm com estas crianças e jovens desenvolvam competências adicionais.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo I - Conhecer para Compreender
- Modelo Ecológico
- Desenvolvimento normativo e não normativo (Teorias do Desenvolvimento)
- Perturbações Disruptivas, do Controlo de Impulsos e da Conduta (Perturbação de Oposição e Desafio; Perturbação Explosiva Intermitente; Perturbação do Comportamento)

Módulo II - Compreender para Intervir
- Fatores Protetores
- Fatores de Risco
- Sinais de Alarme
             


Módulo III - Intervir para Gerar Mudança
- Locus de controlo interno, estratégias de coping adaptadas e resiliência
- Variáveis de intervenção: compromisso, auto controlo e literacia emocional
- Identificação de etapas e respetivas dificuldades dos adolescentes na resolução de problemas
- Tornar o momento crítico como uma oportunidade;
- A escalada da Zanga/identificação da situação (previsibilidade, temporalidade e intensidade)
- Estratégias de intervenção em momentos críticos
- Estratégias de Comunicação Não Violenta
- Chave motivacional para o envolvimento e a participação dos jovens - E-forças e benefícios;
- Participação de sucesso - A Teoria dos 3 C´s e a Zona de Aventura

OBJETIVO GERAL
Adquirir e reforçar conhecimentos que promovam estratégias de intervenção adaptadas junto de jovens com comportamentos disruptivos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer Normatividade e Não Normatividade na adolescência;
- Compreender a origem dos comportamentos multidesafiadores;
- Identificar potencialidades e recursos nos jovens;
- Conhecer estratégias de intervenção pela positiva;
- Conhecer estratégias de intervenção em momentos críticos;
- Reconhecer os adolescentes como autores do seu processo de (re)construção;
- Promover estratégias participativas e auto-avaliativas no processo de mudança.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Método expositivo e interativo. Privilegia-se o uso de metodologias participativas e dinâmicas numa lógica de “aprendizagem vivencal”. Avaliação contínua. Realização de role-playing.

DIAS 8 e 15 de Junho 2019
HORÁRIO 9h00 às13h00 e das 14h00 às 18h00
DURAÇÃO 16 horas  
LOCAL CRIT – Avenida do bom Amor - 2350-649 Torres Novas
INSCRIÇÃO Departamento Interno da Formação
PÚBLICO-ALVO Auxiliares de ação educativa e outros com funções pedagógicas (técnicos ou não)
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO: Contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADOR. Fátima Gameiro
Fátima Gameiro. Licenciada em Psicologia Clínica, Mestre em Sexologia Clínica e Doutora em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca. Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Neuropsicologia Clínica- Certificado Europeu de Psicologia – Modelo de Competências pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicóloga Clínica do Centro de Acolhimento Temporário “Primeiro Passo” e do Lar de Infância e Juventude “Lar dos Rapazes” da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Docente do Mestrado de Neuropsicologia Aplicada da Escola de Psicologia, da Licenciatura em Serviço Social e dos Mestrados de Riscos e Violência nas sociedades Atuais: Análise e Intervenção Social e de Gerontologia Social do Instituto de Serviço Social da ULHT. Investigadora desde 2013 do CopeLabs- CTIP- Assessment and stimulation of cognitive functioning. Prática clínica, orientação de trabalhos de investigação e supervisão de estágios académicos e profissionais. Tem como principais linhas de investigação as Funções Executivas, a Sexualidade e os Comportamentos Disruptivos.

 + info:

Ricardina B. Dias
Técnica  Responsável do Núcleo Distrital de Santarém
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Prior do Crato, nº 2 ,
2005-364 Santarém
Telefone: 00351 243306279;



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