“Singular do Plural” - exposição patente em Leiria até final de fevereiro


“Singular do Plural” - exposição patente em Leiria até 28 de fevereiro

“Singular do Plural” (publicação e exposição de fotografias), uma iniciativa da EAPN Portugal, foi apresentada, no passado dia 1,  em Leiria e poderá ser visitada até ao dia 28 de fevereiro na Biblioteca José Saramago (Campus 2 do Politécnico de Leiria) • 

20 profissões. 20 pessoas. 20 ciganos e ciganas.

Para quê?
 Para desmistificar um plural -“os ciganos”-, supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de estereótipos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências.


A EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza acredita que o combate à discriminação passa necessariamente por uma intervenção que promova um maior conhecimento sobre a realidade dos cidadãos portugueses ciganos, pois a sua ausência contribui, consequentemente, para a manutenção e o agravamento de alguns estereótipos e preconceitos altamente negativos.

Contrariamente àquilo que o cidadão comum pensa, as comunidades ciganas são heterogéneas relativamente à sua composição, situação social, estilo de vida e comportamentos, embora se reconheçam como membros de uma cultura e identidade assentes num conjunto de valores, crenças e costumes. Muitas vezes as generalizações têmpresente especificidades e características comuns que são atribuídas a estes cidadãos, mas que, na maior parte dos casos, não coincidem com uma grande parte da realidade individual destas pessoas, ou que assentam em representações deslocadas no espaço e no tempo. É isto que justifica o título deste trabalho: “Singular do Plural.

“Singular do Plural” da autoria de Maria José Vicente (textos) e Sérgio Aires (fotografias) insere-se na campanha nacional da EAPN Portugal, “A Discriminação é Falta de Educação”, lançada em abril de 2016 e apresenta 20 testemunhos reais contados na primeira pessoa e que nos relatam diferentes trajetórias de vida, falando dos seus percursos, das suas experiências, dos seus desejos e da sua forma de entender a sociedade. Testemunhos acompanhados de fotografias, com o objetivo de confrontar os leitores, de forma gráfica, com a mesma mensagem que se pretende transmitir com os testemunhos. Procura-se, no fundo, e assumidamente de forma provocatória, incentivar um olhar diferente.




Comentários