AÇÃO DE FORMAÇÃO, Leiria



Elaboração de Projetos de Práticas Artísticas para a Inclusão Social
É cada vez mais reconhecido o papel que as artes podem desempenhar nos processos de inclusão social de grupos socialmente desfavorecidos ou apresentando problemas de inclusão social. No plano das iniciativas de inovação e desenvolvimento social multiplicam-se os projetos no sentido de explorar as potencialidades das artes performativas e das práticas artísticas em geral nos processos de inclusão social e luta contra a marginalização e exclusão social. A título exemplificativo, tome-se em consideração o facto de que, desde nomeadamente a paradigmática experiência venezuelana “el sistema”, se assiste, quer na América Latina, quer no espaço europeu, e particularmente em Portugal, ao surgimento de inúmeros projetos quer no âmbito da educação e expressão musical, quer no âmbito de muitas outras artes performativas e práticas artísticas como um vetor de desenvolvimento comunitário e construção de trajetórias capacitadoras e inclusivas. No campo do teatro deve igualmente ser registada a tradição do “teatro do oprimido” e de outras correntes com relevante impacto em processos de inclusão e desenvolvimento social. A dança, a expressão plástica e muitas outras artes performativas e artísticas, quer nos domínios da intervenção com crianças, quer em áreas de trabalho com população com problemas de saúde mental, com deficiência, reclusos e população sem-abrigo, são outros exemplos da relevância que esta problemática e perspetiva têm assumido. Emblemáticos de todo esta dinâmica são a expressão assumida pela Orquestra Geração e o projeto PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, que procuram não só estimular, mas dar visibilidade a estas iniciativas. No entanto, ainda há pouca reflexão e aplicação de forma otimizada das práticas artísticas como instrumentos de inclusão e fundamentalmente pouca incorporação das dinâmicas artísticas em processos técnicos de inclusão.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.     Arte e Inclusão social: algumas ideias, dados de investigação e boas práticas
2.     Práticas artísticas que potenciam a inclusão social: mecanismos e caraterísticas
3.     Os processos de planeamento: características e etapas
4.     Um workflow para o desenho de projetos que utilizem as práticas artísticas como mecanismo promotor de inclusão social

OBJETIVO GERAL
Contribuir para o surgimentos de mais e melhores projetos que utilizem as práticas artísticas para promover inclusão social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Perceber o papel que as práticas artísticas podem ter na promoção da inclusão social
- Ter um workflow de desenho de intervenções que incorpore o conhecimento e boas práticas existentes nesta área

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Formação que ligará dimensões teóricas e práticas. Avaliação efetuada através de trabalho de grupo realizado em sala.

DIAS 27 e 28 de fevereiro de 2019
HORÁRIO: 9h30 – 12h30 | 14h00 – 17h00
DURAÇÃO 12h
LOCAL Núcleo Distrital de Leiria (Rua Miguel Franco, lote 8, 102, 2400-191 Leiria)
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Técnicos Superiores das áreas sociais e colaboradores de organizações sociais e/ou culturais e artísticas
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua, de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADOR Paulo Teixeira
Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Licenciado em Sociologia e Planeamento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Vasta e multifacetada experiência profissional, tendo trabalhado para ONGs, na coordenação de equipas de projetos de intervenção, e para o Estado, no planeamento e acompanhamento da implementação de Programas Nacionais (nomeadamente o Programa Rede Social, no extinto IDS Instituto para o Desenvolvimento Social e posteriormente no Instituto de Segurança Social). Consultor e formador em Autarquias, IPSS, ONGs e outras instituições públicas e privadas (com e sem fins lucrativos), nas áreas do planeamento, gestão e avaliação de programas e projetos, planeamento estratégico territorial, liderança e gestão de equipas, mudança organizacional, comunicação e marketing organizacional, sustentabilidade das Organizações Sem Fins Lucrativos e sistemas de avaliação de desempenho. Integrou a Direção da Sociedade Europeia de Avaliação (European Evaluation Society EES), é membro da Sociedade Americana de Avaliadores, foi coordenador do Núcleo de Lisboa da EAPN Portugal e fundou a Logframe Consultoria e Formação, Lda, de que é sócio-gerente. Colabora com organizações do Ensino Superior nas áreas da avaliação, planeamento e inovação social, nomeadamente, com a Universidade Católica Portuguesa.  Neste momento abraçou o desafio do doutoramento em Ciências da Comunicação e lançou a BUZZ Agência de Comunicação para a Economia Social.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária ou numerário.


As inscrições são limitadas a 15 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 22 de fevereiro de 2019 para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Leiria
Rua Miguel Franco, lote 8, 102, Loja 1 e 2 | 2400-191 Leiria
Telefone: 244 837 228 | Fax: 244 837 229 | leiria@eapn.pt

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